A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
QUESTÕES DE PROCESSO DE TRABALHO EM S. S I

Pré-visualização | Página 4 de 5

de atuação, exigindo novas formas de enfrentamento para dar conta de sua atuação junto às classes trabalhadoras. Acerca dos produtos gerados deste novo contexto no mundo do trabalho, é correto afirmar que houve:
Aumento da precarização das relações e condições de trabalho.
De que forma o homem obterá o que precisa para satisfazer suas necessidades? 
Gabarito: Através da utilização de sua capacidade teleológica e a exercendo em conjunto com outros homens no processo de produção dos meios que necessita para sobreviver. 
A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho a consome ao fazer trabalhar o vendedor dela. O último torna-se, desse modo, actu [de fato], força de trabalho realmente ativa, o que antes era apenas potentia [em potencial]. Para representar seu trabalho em mercadorias, ele tem de representá-lo, sobretudo, em: 
Valores de uso.
Qual do sistema de organização da produção objetivo era potencializar ao máximo a capacidade produtiva do trabalhador através de um rigoroso controle do ritmo, dos gestos e do tempo do trabalhador?
Taylorismo. 
A nova forma de gerir a produção engendrada no bojo da crise dos anos 70 faz surgir o termo "flexível". Explique este termo: 
Gabarito: Este termo vai surgir em contraposição à rigidez do período fordista anterior. Se antes tínhamos a produção em série, produtos padronizados e os produtores reunindo esforços para controlar as variações do mercado em relação aos produtos padronizados, o regime da especialização flexível vai na direção oposta. Segundo esse autor, a especialização flexível é a antítese do sistema de produção incorporado no fordismo, diz ele. E continua de uma forma muito específica; na fabricação de carros e caminhões hoje, a velha linha de montagem 
No Capitalismo, as mercadorias devem atender a determinadas necessidades, para isso precisam possuir valor de uso. Um quilo de peixe ou uma bolsa são mercadorias que atendem a determinadas necessidades do homem. Sem valor de uso não há:
Valor de troca.
Ao considerar o processo de reestruturação produtiva como uma resposta à crise de acumulação capitalista, esse processo - que também marca a prática profissional do assistente social - encerra uma estratégia de reorganização da produção e dos mercados. Dessa forma, esse processo interfere diretamente no (a)(s) 
Organização da sociedade e no conjunto das relações que se estabelecem entre o capital, o trabalho e o Estado.	
Para Marx e Engels ___________ é a fonte fundamental de toda a vida humana.
O trabalho 
Explique o que é objeto de trabalho e/ou matéria-prima: 
Gabarito: O objeto de trabalho é aquilo sobre o qual incidirá o ato do trabalho e tanto pode ser a matéria em seu estado natural (terra, pedra, madeira) como objetos resultantes do trabalho anterior, aquilo que Marx denominou de matéria-prima. Para o referido autor, existem objetos de trabalho que já existem por natureza, ou seja, sua existência independe (a priori) da ação ou da vontade do homem, por exemplo: a terra, peixes e a água. 
Discorra sobre a centralidade do trabalho em Marx: 
Gabarito: Marx e Engels assumiam o trabalho como fonte fundamental de toda a vida humana (ENGEL, 2004), como mediação da relação entre homem e natureza. É através do trabalho, portanto, que o homem entra em contato com a natureza, a coloca sob seu controle e a transforma para a satisfação de suas necessidades. 
Assinale a alternativa que apresenta um dos traços fundamentais da reestruturação produtiva e do processo capitalista em curso a partir do final do século XX.
Flexibilização dos direitos trabalhistas
Marx e Engels assumiam o trabalho como fonte fundamental de toda a vida humana (ENGEL, 2004), como mediação da relação:
Entre homem e natureza.
Na sociedade capitalista o trabalho deixa de se realizar como atividade:
Criativa.
Imagine-se um náufrago sozinho numa ilha distante da civilização. Pense em quais seriam as suas prioridades. Possivelmente, elas estariam atreladas às necessidades de primeira ordem para sua sobrevivência imediata (alimentação, hidratação, vestes para proteção da pele, entre outras coisas). Como você faria para atender a essas necessidades? Você então encontra cocos que, além de servirem como alimento, são ótimos para hidratação. Você encontra-se diante de uma necessidade que é abrir o coco. Imediatamente pensa em alternativas possíveis para quebrá-lo. Diferente dos animais, o ser humano, antes de realizar uma ação qualquer, projeta antecipadamente em sua consciência o resultado final de sua ação, processo denominado como:
Teleologia.
Considere as afirmativas: I- O trabalho não possui centralidade na vida dos homens. II- O trabalho é a marca humana que nos distingue dos animais. III- Através do trabalho os homens desenvolveram instrumentos para atender suas necessidade. Estão corretas as alternativas:
II e III
É a mediação da relação entre homem e natureza:
O Trabalho
Considere as afirmativas: I- O trabalho é a possibilidade dos homens se relacionarem entre si e com a natureza II- É o realizador de múltiplas funções sociais. III- Não interfere na relação dos homens com outros homens Estão corretas as alternativas:
I e II
O processo de trabalho é constituído pelos seguintes elementos: Coloque (V) Verdadeiro ou F ( Falso): 
( ) O trabalho (energia vital empregada pelos homens). 
( ) O objeto de trabalho, ou seja, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho. 
( ) Os meios ou instrumentos necessários para a realização do trabalho (para quebrar o coco, o homem precisou construir um machado) meio/instrumento para atingir a sua finalidade). 
( ) Técnicas, instrumentos de produção e força de trabalho vendido pelo capitalista. Assinale a sequência correta se cima para baixo:
V-V-V-F.
No caso dos homens esta ação não advém exclusivamente de seus impulsos biológicos, mas fundamentalmente de sua capacidade de antecipar mentalmente a sua ação antes de executá-la. A citação, acima, difere o ato de trabalhar dos homens:
Dos animais
Considere as afirmações abaixo: I- A práxis pode ser entendida como uma atividade real de transformação do mundo II- Toda práxis é teórica. III- Em toda práxis há trabalho Estão corretas as alternativas:
I e III
Complete as lacunas "Sem a ____________ da natureza pelos __________ - e sem a reprodução _______ - não há história humana" (LESSA, 2006).
Transformação; homens; biológica.
Na sociedade _________ o trabalho deixa de se realizar como atividade ________, criadora e __________ do homem e se transforma em uma mercadoria vendida ao capitalista em troca de determinada ___________.
Capitalista; criativa; libertadora; remuneração
Em que década ocorre uma efetiva interlocução do Serviço Social com o marxismo?
1980
De acordo com o Movimento de Reconceituação, qual da alternativa abaixo está correta?
O Movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social.
Complete as lacunas: "Só o que podem fazer os _________ é utilizar a natureza e modificá-la pelo mero fato de sua________ nela. O ________ (...) modifica a natureza e a obriga a servi-lhe, domina-a (...) esta diferença resulta do________". (ENGELS, 2004, P. 22).
Animais; presença; homem; trabalho
Na perspectiva marxista o trabalho é:
Atividade essencial do ser humano para a satisfação de suas necessidades, processo inerente ao ser humano
Como resposta a crise nos anos 70, iniciou-se um processo de ________________e de seu _____________________e _________________ de dominação, cujos contornos foram advento do _________________________. Em sequência as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
Reorganização do capital, sistema ideológico, político e neoliberalismo.
Apesar de regulamentada como profissão liberal, o assistente social não dispõe dos meios necessários à sua ação (técnicos, humanos, financeiros). Contudo, este fato não lhe retira, segundo Iamamoto a sua:
Relativa autonomia profissional.	
Segundo Marilda Iamamoto, qual seria

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.