Buscar

AP Estado e adm publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
CEDERJ – GABARITOS
ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AD 1
O grau será atribuído em função do número de participações – um número inferior a 3 vezes, não fará jus a qualquer grau, bem como participações postadas num mesmo dia.
AP 1
As respostas corretas estão assinaladas em negrito.
Para Max Weber, algumas categorias seriam fundamentais para o exercício de uma "autoridade racional-legal". Assinale entre as alternativas abaixo, aquela que não faz parte destas categorias:
A organização dos cargos deve obedecer ao princípio da hierarquia.
No tipo racional há completa ausência de apreciação do cargo pelo ocupante.
A especialização não deve ser considerada imprescindível ao exercício de um cargo.
Com relação à argumentação de racionalidade e legitimidade da ação administrativa, a tese da tecnocracia é aquela na qual:
Haveria uma crescente competência do Estado na mediação dos conflitos sociais e a questão da legitimidade, considerando a não existência de questões sociais, seria substituída pela eficiência técnica organizada pelo Estado.
Haveria a desqualificação do cidadão comum como incapaz de discutir suas próprias questões (por não dominar a "técnica" do seu tratamento) e a delegação da soberania à ciência instrumentalizada como tecnologia parcial de dominação.
Com relação à existência de uma pretensa autonomia relativa da burocracia, pode-se afirmar que a ação burocrática apresenta algumas contradições, entre elas a existência de conflito entre o interesse do sentido geral da dominação burguesa e o imediatismo de interesses particulares de frações da própria burguesia.
Identifique nas alternativas abaixo, aquela que diz respeito a esta contradição:
Todo governo tem sua construção ideológica de argumentação, a necessidade de alianças o leva a tomar medidas burocráticas nem sempre correspondentes aos seus interesses (políticas salariais x períodos eleitorais).
Embora o papel central da burocracia no Estado Capitalista seja o de reproduzir a dominação burguesa, muitas vezes, é necessário, em nome desta reprodução, que se agrida interesses particulares do Capital individual (desapropriações e regulamentação burocrática de relações sociais).
Com relação ao Processo de Formação da Vontade Política e segundo Claus Offe, duas teorias sociológicas procuram dar conta da questão do poder: a Teoria do Conflito e a Teoria da Integração.
A qual das propostas teóricas corresponde a seguinte afirmação:
“Os sistemas só podem ser entendidos em função do antagonismo entre dominantes e dominados. Neste sentido, as grandes instituições (estado, economia, forças armadas, etc.) se caracterizariam como instrumentos de poder de grupos sociais consistentes que se serviriam destas instituições.”
Teoria do Conflito
Teoria da Integração
Ainda sobre o Processo de Formação da Vontade Política, Offe afirma que é essencial entender-se as condições que permitem que um interesse social se represente por meio de uma entidade, assinale a alternativa abaixo que trata da Capacidade de Conflito:
A criação de Associações ou Sindicatos depende da existência de grupos determinados e claramente definidos de pessoas interessadas na representação política de necessidades específicas.
No contexto do sistema pluralista de Associações só podem obter expressão organizada e consequente aqueles interesses que se definem e legitimam a partir de grupos com personalidade econômica.
Capacidade de uma organização, ou do grupo funcional correspondente, recusar-se efetivamente a fornecer o resultado de sua ação específica e que isto fosse relevante para o sistema.
De acordo com Relatório do PNUD citado no material didático, a forma de combate à pobreza, que possibilite ao pobre assumir autonomamente seu destino pode ser organizada em três dimensões: sendo a mais importante a que destaca a importância do desenvolvimento de uma consciência crítica e da capacidade de organizar-se politicamente, de modo a “transformar-se no sujeito da própria história e arquitetar e tornar possível um projeto alternativo de sociedade” .
Selecione a alternativa que se refere a esta dimensão:
Assistência Social.
Inserção no Mercado.
Cidadania.
De acordo com Joachim Hirsch, conforme explicitado no material didático o Estado é o responsável maior pela criação de condições "externas" à reprodução do capital, quais sejam: a garantia da coesão da sociedade de classe e sua reprodução, e não apenas a repressão; a unidade (contraditória) entre repressão de classe e medidas que garantam a reprodução das classes; e o fornecimento de condições materiais prévias, necessárias à produção. 
A discussão destes aspectos no material didático se deu a partir da análise de 3 mitos correntes acerca da ação do Estado. 
Qual das alternativas abaixo reflete a discussão sobre a intermediação do Estado no conflito entre Capital x Trabalho levando a uma aparência de conflito entre Cidadão x Estado, deslocando para a órbita do Estado a questão da violência.
Mito do Estado como fonte da repressão na sociedade.
Mito do Estado como instrumento de qualquer classe no poder.
Mito da Onipotência do Estado em relação à estrutura econômica.
Governos que parecem sobrecarregados e incapazes de lidar com as situações que enfrentam. Enormes massas populacionais, concentradas em congestionadas zonas urbanas, exigindo maior oferta de serviços melhores, de padrões mais elevados. Declínio econômico e industrial, decadência urbana, poluição ambiental, tensão racial, pobreza e miséria.
Estas são características:
Dos municípios de médio porte.
Das metrópoles.
Dos municípios de pequeno porte.
Embora todas as indicações levem a crer que a saída para a crise política, social, econômica e administrativa das Metrópoles, encontra-se na implementação da descentralização, é necessário que se tenha muita clareza, tanto com relação ao que significa descentralizar, quanto dos limites desta descentralização. Na realidade, em se pensando em grandes centros urbanos, não se trata apenas de descentralizar e promover a participação comunitária, mas também de:
Ampliar a prestação de serviços públicos.
Desconcentrar a prestação de serviços.
Racionalizar a utilização dos recursos públicos.
No material didático é apresentado o exemplo do Governo Saturnino-Braga no desenvolvimento de um Programa de Descentralização e Participação Popular, que ficou conhecido pelos “Conselhos Governo-Comunidade”; uma série de fatores parecem ter contribuído para o fracasso ao menos parcial do Programa. Selecione entre as alternativas abaixo aquela que não é considerada uma das razões para isto:
Falta de autonomia financeira e técnica para das Administrações Regionais.
Comportamento “clientelista” dos membros dos Conselhos Governo-Comunidade.
Falta de apoio do executivo ao desenvolvimento do Programa.
AP 3
1 - Em sua opinião, é possível pensar em uma ação do Estado que, de fato se caracterize pela democratização do processo decisório? Comente.
Aqui não se trata de defender apenas que o Voto já garante esta democratização, espera-se que o estudante cite a utilização de mecanismos de transparência das decisões, acesso dos cidadãos aos mecanismos de fiscalização, promoção de meios de participação dos cidadãos nas decisões, etc. A simples defesa de “plebiscitos” não basta, pois esta não é uma saída exequível para a questão e, ainda assim, esta ação sempre será comprometida pelos reais interesses do Estado, que consistem na reprodução de um status-quo dominante, ou seja, a resposta pode ser que é possível ou não, mas é necessário que sejam apresentados argumentos que justifiquem a resposta dada. Atenção, a resposta apelativa de criticar o governo não atende ao que a pergunta apresenta, é uma questão acadêmica e não de critica a esta ou aquela ação ou corrupção, etc.
2 – Em sua opinião, é possível pensarmos na superação do quadro de exclusão gerado ou agravado pela globalização? E qual poderia ser o papel do Estado neste processo? Comente.
Segundo Milton Santos é possível pensarmos nesta reversão, desde queo Estado atue mais fortemente no desenvolvimento de Programas de Educação, acesso da população às novas tecnologias de informação e comunicação, entre outras coisas, como fortalecimento de investimentos em infraestrutura, desenvolvimento de um modelo econômico mais distributivo em termos de renda, etc.
3 – Em sua opinião é possível pensarmos no exercício pleno da cidadania? E qual o papel do Estado neste processo? Comente.
Neste caso, pode-se ter qualquer tipo de resposta, mas espera-se que o aluno argumente razoavelmente em defesa da mesma. De qualquer modo, espera-se que o Estado seja capaz de criar mecanismos de participação dos cidadãos no processo decisório, que descentralize e desconcentre suas ações, aproximando-as do controle do cidadão, transparência e que invista na educação como forma de libertação do indivíduo. 
AP E
Uma série de ações desenvolvidas pelo Estado prestam-se quase que exclusivamente a garantir a manutenção e ampliação de um processo de dominação, favorecendo os grupos hegemônicos na sociedade, entretanto estas ações, de modo geral, apresentam contradições em relação a esta proposição. 
Destaque e comente duas ações recentes de governo que você considera relevantes e procure analisar as contradições destas ações, de modo a identificar em que sentido elas, ao mesmo tempo em que favorecem este processo de dominação, também se constituem em instrumento de superação desta dominação.
Aqui os alunos tendem a falar de Cotas nas Universidades, Bolsa Família, etc. – sem problemas, porém os comentários não devem ser uma crítica ou elogio (como costumam fazer), mas sim relacionados com a pergunta formulada – ou seja, quais as contradições destas ações. E atenção trata-se de ações de governo (sejam de que nível for: municipal, estadual ou federal) e não de ações do legislativo ou do judiciário.

Outros materiais