Buscar

Intervenção do Estado na Economia e Conceitos de Estado e Governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9) A intervenção do Estado na economia está relacionado à ideologia que orientam as ações de governo, ora centrada no indivíduo privilegiando a livre iniciativa, ora atribuída à coletividade justificando a intervenção estatal. Quanto à intervenção do estado na economia, assinale a opção incorreta: 
a) São considerados mecanismos de correção das falhas de mercados apenas o controle à entrada e à saída de agentes e definição tarifária. b) Os mecanismos de controle para a correção de falhas acompanha o dinamismo do mercado, não havendo, desta forma, um conjunto exaustivo de recomendações com vistas a retornar à situação do equilíbrio competitivo. c) No controle à entrada e à saída de agentes do mercado, observa-se que o Estado é o detentor do poder concedente, e, após análise dos condicionantes econômicos e tecnológicos, entre outros, estabelece quem pode ou não participar do processo de licitação para a escolhas das concessionárias. ) A ação regulatória governamental deve ter por objetivo restabelecer em um determinado mercado, senão o equilíbrio, uma condição de maior competição entre os agentes, levando alternativas aos demais.
 10) Julgue os itens abaixo. Item 1 – Estado e governo surgiram a partir da necessidade do homem viver em coletividade. Item 2 – O poder conferido ao Estado abarca a defesa da vida, da liberdade, da propriedade e do livre empreendedorismo. Item 3 – O modelo de Estado denominado Absolutista e Republicano surgiram durante a idade moderna (1453-1789). Item 4 – Enquanto no Estado Absolutista o poder está concentrado nas mãos de poucos e é simbolizado pelo Monarca, no Estado Republicano o poder vem do povo, que periodicamente é chamado a avaliar e escolher, entre todos os cidadãos com direitos civis, aquele que o exercerá em seu nome, o poder do Estado. a) Todos os itens estão corretos. b) Apenas os itens 1, 2 e 4 estão corretos. c) Apenas os itens 1, 3 e 4 estão corretos. d) Apenas os itens 1 e 4 estão corretos.

Outros materiais