Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (345315) Direito Tributário e Empresarial (DIR98)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (345315) - Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
 Prova: 4767537
QUESTÃO:
1. A evolução histórica do empresário individual demonstrou a necessidade do agrupamento de comerciantes com a finalidade de enfrentar a concorrência, o que fez surgir as sociedades. Portanto, defina o que é sociedade empresária:
RESPOSTA ESPERADA:
É a pessoa jurídica que exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Porém, deve, antes do início de sua atividade, ter, obrigatoriamente, inscrito seus atos constitutivos no Registro Público competente.
QUESTÃO:
2. Assim como o próprio nome já diz, normas complementares servem para complementar leis, tratados, convenções internacionais e decretos. Essas normas estão disciplinadas no art. 100 do Código Tributário Nacional, compondo o rol da legislação tributária. Dentre as normas complementares, encontra-se o convênio. Nesse sentido, disserte sobre o convênio.
RESPOSTA ESPERADA:
Convênio pode ser entendido como um acordo celebrado entre a União, Estados e municípios para que esses pratiquem determinados atos, como, por exemplo, executar leis, serviços ou decisões. Entre os mais importantes convênios fiscais, destacam-se os convênios do ICMS.
QUESTÃO:
3. O princípio da imunidade genérica aponta, em seu artigo 150, que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão. Esta afirmativa é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
A afirmativa é verdadeira, pois essa imunidade tributária visa a incentivar a cultura do povo, garantindo, com isso, o pensamento livre e aguçar a criticidade.

Outros materiais