Buscar

RESENHA POLITICA PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1° TRABALHO AVALIATIVO 
 
RESENHA CRÍTICA 
 
	Nome: 
	
	Curso: Pedagogia com ênfase em educação especial
	
	Unidade de estudo: POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
	Data: 
 A presente resenha tem como a análise crítica e a importância do processo das Políticas Públicas e Legislação EducacionaL.
 As políticas educacionais estão tendo que passar por um processo de reestruturação, tornando-se cada vez mais necessário um constante aprendizado, crescimento, investimento e participação pública para a prevenção e resolução dos problemas detectados no cenário educativo exigindo um forte papel da democracia. 
Para tanto, para conseguirem uma reestruturação eficiente na atuação política, torna-se necessário ter que deixar de dar ênfase ao trabalho individualizado, e à ideia de que somente o dirigente é a única fonte de solução para os problemas. Portanto, é preciso admitir que uma organização funciona através da cooperação, união, conhecimento da realidade e o aprendizado contínuo para a solução dos problemas de todos os envolvidos no sistema educacional, escola, professores, especialistas, família, sociedade e sobretudo o aluno. 
 Neste sentido, Robbins (2003) coloca que com esta mudança de comportamento, é preciso que as empresas organizem seu trabalho de maneira que todos os seus colaboradores se tornem parte dela. Isso significa que eles devem desenvolver suas habilidades para poderem contribuir com o crescimento e o progresso do sistema educacional – devem desenvolver principalmente as habilidades necessárias para a resolução de problemas e tomada de decisão, capacidade para ouvir, dar feedback, resolver conflitos e acabar com o fracasso e evasão escolar.
 Assim, muitos processos estaduais e municipais fixaram seus gastos para educação. Isso permitiu um cenário de trabalho dinâmico, exigindo colaboradores que não se contentam com os erros e buscam novas formas de capacitação para aperfeiçoamento de suas habilidades nas práticas de políticas educacionais. 
 Um outro ponto relevante que deve ser levado em consideração, é a questão da descentralização do sistema tributário nacional do sistema federativo depois de longos anos de autoritarismo da União. 
Entende-se que este processo de descentralização financeira, por um lado surtiu um efeito positivo para uma melhor atuação política e mais participativa. Por outro lado, tem sido apontado como uma problemática, pois a descentralização das competências entre as diferentes instâncias do setor responsável pelas políticas públicas de proteção social sobre os efeitos da política de vinculação do gasto e da oferta de serviços educacionais, passando a ser tratada como uma mercadoria. 
 A relação da reforma fiscal e da financeira apresentou efeitos imediatos no setor educacional por causa da descentralização deste setor e suas consequências são percebidas de várias maneiras, como por exemplo, na falta de compromisso com a formação de professores, a baixa remuneração, escolas desprovidas de materiais básicos, e muitos outros fatores que serão discutidos no decorrer deste trabalho. 
Antes que a política pública educacional seja capaz de tornar-se uma organização que atua e que aprende verdadeiramente, é preciso que esta tenha consciência dos seus significados e da importância que tem diante da escola, das pessoas que a compõem e da sociedade como um todo. 
 Este texto teórico está estruturado em partes que buscam uma melhor apreensão do assunto. Na primeira parte apresenta a conceituação a partir da etimologia dos principais termos da temática, na segunda, há uma explanação das políticas públicas. A terceira parte trata da aprendizagem, autonomia, gestão e democracia e por último apresenta algumas partes da LDB que necessitam de uma aprendizagem em um processo permanente e contínuo.
 As questões políticas internas e externas à escola, com maior ou menor participação dos professores e da comunidade escolar vivenciam muitos desencontros educacionais, pois estão vendo de forma crescente a redução de gastos e de recursos no desenvolvimento do processo educacional. Neste caso, a responsabilidade política educacional do Estado fica aquém das expectativas e o pior é que a comunidade aceita tal situação, mesmo reconhecendo a importância da instituição escolar e da práxis docente na preparação dos indivíduos para o exercício da cidadania. A educação escolar é uma prática política que tem como caráter fundamental preparar o homem com um forte potencial para o trabalho, mas isso só torna-se realidade se os gestores escolares gerirem com mais competência em suas ações, terem mais flexibilidade na sua atuação.
REFERÊNCIAS 
BRANCO, Maria da Graça Fernandes. Estrutura e funcionamento da educação básica. Unisa digital, 2011. Disponível em: www.unisa.com.br 
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Outros materiais