Buscar

Entrevista Imigrantes no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREVISTA: IMIGRANTES NO BRASIL
Entrevista: Imigrantes no Brasil
País de Origem: República do Haiti
Motivo da imigração?
No dia 12 de janeiro de 2010 a República do Haiti, sofreu um abalo sísmico de enormes proporções principalmente nas proximidades da capital, Porto Príncipe, isso gerou problemas gravíssimos para a população do país, onde milhões de pessoas foram afetados pelo terremoto, dentre essas milhares morreram. O Haiti é um dos países mais pobres do planeta e com baixo índice de desenvolvimento humano, isso piorou a situação da população pois gera uma baixa capacidade de se recobrar ou adaptar às mudanças em relação a esse fenômeno natural. Em meio aos limites impostos ao Haiti em sua tentativa de recuperação, levou a muitos haitianos deixarem em busca de melhores condições de vida, de emprego e de
garantir um futuro para sua família devido a calamidade de 2010, que deixou
parte do país, que já era turbulento, assolado
..
Dificuldades e facilidades?
As principais dificuldades foi o encontro de muitas injustiças, muitos brasileiros consideram os haitianos, como pessoas sem preparação e desqualificadas para estarem em alguns ambientes de trabalho. 
Além disso, nós adultos temos dificuldade em aprender o português, porém as crianças aprendem o português com mais rapidez, elas possuem uma facilidade, realmente, para aprender o idioma e se inculturar, ela faz ligações entre a realidade atual e o lugar de origem. 
Embora se sinta discriminado no Brasil em relação às questões trabalhistas, os meus filhos foram facilmente acolhidas na escola sem problemas, eles não sofrem nada de discriminação. 
Deseja voltar ao país de origem?
Atualmente não tenho esse desejo, infelizmente o Haiti ainda enfrenta inúmeros problemas, e possui milhares de pessoas ainda estão desabrigadas, em condições precárias e enfrentando surtos de doenças. Além de tentar se recuperar do terremoto de 2010, o Haiti enfrentou outra catástrofe climática em outubro de 2016, a passagem do furacão Matthew que afetou milhões de pessoas e matou mais de mil, dificultando ainda mais a recuperação do país.
Por que o Brasil?
A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti - MINUSTAH, presente no Haiti comandada pelo Brasil desde o ano de 2004, levou a nos haitianos a ver o Brasil como um ponto de referência, principalmente depois do terremoto de 2010, que liberou uma grande quantidade de emigração no Haiti, o Brasil passou a ser um dos pontos preferenciais dos migrantes, considerando também a dificuldade de entrada no paises que são considerados países de emigração tradicional como os Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, França e outros. Além disso, existem outros pontos que acarretam para que os haitianos venham para o Brasil, além do terremoto, a imigração de haitianos é caracterizada por um conjunto de vulnerabilidades: instabilidade política, mazelas sociais e econômicas e catástrofes ambientais frequentes.
Principais diferenças entre os países, etc?
Existem diversos pontos que diferenciam o Brasil do Haiti, uma das principais diferenças que encontrei foi a linguística, no Haiti possui duas línguas oficiais: o francês e o crioulo haitiano, no Brasil a Língua portuguesa. Nos haitianos em sua maioria temos domínio de mais de um idioma, sendo estes o francês, espanhol e o inglês chegando nas terras brasileiras uma das principais diferenças é o idioma. 
Existem outra diferenças como as culturais, a culinária, as vestimentas, a religiosidade, convivência social. Nos adaptamos em algumas dessas, algumas das diferenças são mais fáceis de se adaptar mais para outras temos mais dificuldade e resistências. No Brasil existe uma multiculturalidade, esse multiculturalismo, que pode ser somado e que podemos contribuir com nossas diferenças, o Brasil possui uma abertura permite para à mistura e ao que os outros povos podem trazer de bom.

Continue navegando