Buscar

Av1-gestão de Sistema de informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 – Gestão de Segurança de Informação
1 - Após conseguir realizar o levantamento das informações da empresa XPTO e acessar o servidor de banco de dados com as informações dos clientes da organização. Pedro, o invasor, tenta esconder seus atos não autorizados com o objetivo de prolongar sua permanência de acesso. Entre outras coisas Pedro alterou os arquivos de Log. Neste caso, Pedro está em que passo da metodologia de um ataque? 
Camuflagem das Evidêcias
2 -As ameaças são agentes ou condições que causam incidentes que comprometem as informações e seus ativos por meio da exploração de vulnerabilidades . As ameaças inconscientes, quase sempre causadas pelo desconhecimento poderão ser classificadas como:
 Involuntárias
3 - Considere um sistema no qual existe um conjunto de informações disponível para um determinado grupo de usuários denominados “auditores”. Um usuário de um outro grupo, o grupo “estudante”, tenta acessar o sistema em busca de uma informação que somente o grupo “auditores” tem acesso e consegue. Neste caso houve uma falha na segurança da informação para este sistema na propriedade relacionada à:  
Confidencialidade
4 -Como qualquer bem ou recurso organizacional, a informação também possui seu conceito de valor está associado a um contexto. A informação terá valor econômico para uma organização se ela gerar lucros ou se for alavancadora de vantagem competitiva, caso contrário poderá ter pouco ou nenhum valor. Segundo os conceitos da Segurança da Informação, onde devemos proteger as informações?
Nos Ativos
5 -Para auxiliar no processo de classificação das informações das organizações,  podemos utilizar que ferramenta?
 Uma Matriz que utilize níveis Alto, Médio e Baixo versus a Confidencialidade, a Integridade e a Disponibilidade das Informações.
6 -No contexto da Segurança da Informação, a medida que indica a probabilidade de uma determinada ameaça se concretizar, combinada com os impactos que ela trará está relacionada com qual conceito de?
Risco
7 -João coordena a área de segurança na empresa XPTO e tem conhecimento de que a negligência por parte dos administradores de rede e a falta de conhecimento técnico de alguns usuários são exemplos típicos de vulnerabilidade. Por conta disso implementou medidas que impedem a configuração e a instalação indevidas de programas de computador/sistemas operacionais que poderiam levar ao uso abusivo dos recursos por parte de usuários mal-intencionados e que neste caso representam exemplos de vulnerabilidade :
De Software;
8 - Antônio deseja obter informações sigilosas de uma importante empresa da área financeira. Para isso implementou um programa que que irá coletar informações pessoais e financeiros da vítima. Para obter sucesso no ataque, Antônio irá induzir o acesso a página fraudulenta através do envio de uma mensagem não solicitada. Neste caso estavamos nos referindo ao ataque do tipo
Phishing Scan
9 -Qual das opções abaixo refere-se ao conceito definido pela RFC 2828 do Internet Security Glossary : “Potencial para violação da segurança quando há uma circunstância, capacidade, ação ou evento que pode quebrar a segurança e causar danos” .
Ameaça. 
10 -Um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador pode ser descrito como sendo um:
 Virus

Outros materiais