Buscar

PLANO DE TRABALHO DE CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE TRABALHO DE CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL -
 PINTURA E ARTESANATO POPULAR
INTRODUÇÃO
A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; ou uma forma de poder se expressar por meio da arte, no sentido estético ou pessoal.
Cada peça feita à mão é única, não se confunde com nenhuma outra, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa, sugerindo uma marca pessoal, uma lembrança, um sentimento, ou uma identidade. Cada artesão escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente (a natureza) em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural que pertence. 
Busca-se o incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva das crianças e adolescentes como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e imaterial, produzido historicamente pela humanidade, no sentido de garantir processos de pertencimento ao local e à sua história. Incentivando a liberdade de expressão individual, desenvolvimento de projetos lúdicos específicos, de acordo com as características de cada grupo. 
JUSTIFICATIVA
Utilizar as atividades artísticas estruturadas como uma aliada ferramenta para educação e praticas de ensino refletindo em todas as disciplinas, auxiliando as crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, utilizando recursos para estimular a percepção visual, desenvolvendo a criatividade, coordenação motora; ajudando a controlar a ansiedade, aumentar o poder de concentração, além da imensa satisfação de se ver capaz de criar algo novo. 
Além de que a arte possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e tem como consequencia o desenvolvimento crítico e psicológico, ajudando no poder de decisões de modo consciente, cooperando na construção coletiva do saber, nas estratégias de evolução, na ampliação da autoestima e sociabilidade.
Nesse sentido o projeto tem o papel de motivar o processo de criação artistica, de forma a tornar o momento das atividades atrativo e agradável onde as crianças possam compreender a importância da arte para o seu desenvolvimento cognitivo, psicossocial, cultural e afetivo.
OBJETIVO
Motivar o processo de criação artística, de forma a tornar o momento das atividades atrativo e agradável onde as crianças possam compreender a importância da arte para o desenvolvimento tanto individual, quanto social. 
Objetivos Específicos:
·	Produzir e reproduzir trabalhos artisticos (oficinas de artesanato e pintura) desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
·	Valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais.
·	Motivar o processo criativo e habilidades manuais. 
·	Fortalecer a interação, inclusão social e ajuda mútua.
·	Conhecer e zelar pela história da arte, seus fundamentos, tecnicas e materiais utilizados.
·	Analisar e associar criticamente as criações artísticas com a sociedade e à questão ambiental, envolvendo propostas de reciclagem e utilidades do cotidiano.
·	Desenvolver a sensibilidade artística e o poder de liberdade de expressão individual, em busca da autoestima, análise crítica e psicológica.
·	Auxiliar na elaboração e planejamento dos eventos comemorativos e festivos.
METODOLOGIA
O projeto tem por objetivo um resultado notável dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos. O desenvolvimento acontecerá da seguinte forma:
·	Apresentação e introdução das atividades a serem desenvolvidas, conhecendo os fundamentos e técnicas utilizadas. 
·	Exercício para aquecimento, sensibilização do grupo e desbloqueio da criatividade. Envolvendo comentários e interação dos alunos no compartilhamento de conhecimentos e experiencias.
·	Desenvolvimento de atividades de artesanato e pinturas (trabalhos manuais), envolvendo expressão corporal e intelectual, revelação de talentos e variados a partir de jornais e revistas e materiais recicláveis.
·	Abordagem técnica no manuseio dos materiais.
·	Confecção de utilitários, tecelagem - pulseiras e tapetes, linhas e miçangas – pulseiras e chaveiros e produção de pinturas. 
·	Compartilhar entre os alunos suas criações, levando em consideração suas perspectivas e finalidades, incentivando valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais.

Outros materiais