Buscar

Forum 3

Prévia do material em texto

Atividade
	Tema: Gerenciamento de riscos, EPIs e noções de primeiros socorros. 
Descrição: O módulo III apresenta uma série de procedimentos que devem ser adotados pelo profissional que chega a um sinistro. Levando-se em consideração os conhecimentos adquiridos no referido módulo, bem como, a experiência pessoal que por ventura possua, responda os seguintes questionamentos: 
1) Quais os cuidados básicos para que possamos gerenciar os riscos existentes quando da chegada em local de acidentes; 
2) Relacionar e comentar sobre os EPIs básicos, para qualquer ocorrência, visando a proteção do paciente e do atendente; 
3) Comentar sobre o ABC da vida e as novas diretrizes da AHA. 
Período: 06/07/2018 a 25/07/2018 
Aos considerar os cuidados que precisam ser tomados ao se gerenciar riscos ao chegar em um acidente é possível mencionar as seguintes questões.
- Iniciar a sinalização do local do acidente, em um ponto no qual os motoristas ainda consigam fazer a identificação e tomar uma atitude segura ao volante.
- Verificar a ocorrëncia de vazamentos de combustíveis, isolar o local e afastar fontes de ignição (fumantes, equipamentos eletronicos, veículos, etc) e disponibilizar equipamentos de combate a incendio (extintores).
- Identificar o envolvimento de eletricidade no acidente (fios, postes, ou transformadores atingidos), tratar toda fiação eletrica como energizada, ter cuidado na aproximação, para que o próprio veículo não toque os fios, orientar as pessoas no interior do veículo energizado ou em contato com fios para não desembarcar, não realizar nenhuma manobra em relação a parte elétrica sem a presença de pessoal e equipamentos especializados.
- Identificar o envolvimento de produtos perigos no acidente, anotar os numeros constantes nos rotulos e informar o serviço de emergëncia local; seguir as orientações da equipe especializada, se for necessário aproximar para ver rotulos, aproximar-se somente o suficiente e esempre com o vento soprando pelas suas costas; só adentra a area contaminada, quando for considerada segura por um técnico ou especialista, sempre considerar a presença de produtos perigosos.
- Identificar a existencia de focos de incendio, combatendo-os imediatamente com extintores de incendio e usando o equipamento de proteção pessoal para o combate a incendios em desenvolvimento.
- Em caso do veículo acidentado estiver em posição instável é necessário estabilizar o veículo antes de adentrar ao mesmo, utilizando pedaços de madeira ou mesmo cordas, também é recomendado esvaziar os pneus, acionar o freio de mão e quando o veículo se encontrar a beira ribanceiras, é recomendado amarrar o veículo a uma arvore ou a um caminhão carregado.
- Além dos procedimentos acima, é necessário gerenciar os perigos advindos do próprio veículo, desconectando o cabo da bateria, buscando neutralizar o possivel acionamento de air-bags e cintos de segurança com pré tensionadores que podem causar riscos a integridade fisica das vítimas, mesmo após o acidente.
Após providenciar a segurança do local, deve-se verificar quais os recursos são necessários e acioná-los (bombeiros, ambuläncia, etc).
Após gerenciar riscos, ao agente de segurança incumbe socorrer as vítimas. Para tal, é necessário fazer uso de itens de segurança como luvas de procedimentos, máscara facial e oculos de segurança, pois protegem o socorrista e a vitima contra contaminação por agentes biologicos.
Ao realizar o socorro às vitimas, para uma correta e segura abordagem, o agente deverá afetuar o atendimento em uma sequencia protocolar. Esse atendimento inicial é chamado de exame primário ou ABC da vida para suporte básico de vida e é executado na seguinte ordem, sempre tomando o cuidado de efetuar o controle da cervical da vítima.
A – Abertura das vias aéreas, B – Respiração, C – Circulação, D – Desabilitado, E – Exposição
Já abordando especificamente as novas diretrizes da AHA, quando da aplicação do ABC da vida, ao verificar a circulação, pode o agente se deparar com a presença de hemorragias externas que devem ser controlada, pois uma hemorragia pode fazer o sistema circulatório entrar em colapso em curto espaço de tempo, causando choque hipovolëmico e até a morte.
A hemorragia pode ser controlada usando-se as tecnicas de pressão direta e torniquete. 
Segundo orientação da AHA, publicadas em 2010, o uso de torniquetes é indicado somente se a aplicação de pressão direta não for eficaz ou possível e se o prestador de primeiros socorros tiver treinamento no uso de torniquetes.

Continue navegando