Buscar

1º avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação» SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9001/AA
	      Data: 13/11/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301118840)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise a sequência abaixo: Natureza > recursos > atividade econômica > desperdícios > natureza Responda: Essa ideia processual e cíclica de eventos descreve qual relação entre a economia e os recursos naturais?
		
	
	
Gabarito: Os recursos extraídos da natureza a partir das atividades econômicas resultam na geração de desperdícios que afetam negativamente a própria natureza, o que resulta numa ação cíclica que favorece a expansão econômica em detrimento da conservação dos ambientes naturais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301257322)
	
	Muitas empresas têm adotado algumas condutas como: substituir as matérias primas virgens por matéria reciclada; reduzir o uso de energia elétrica; diminuir a toxicidade e aumentar a vida útil dos produtos, visando comprometer-se com um desempenho econômico e ambientalmente correto. Este conceito refere-se a:
		
	
	
Gabarito: Ecoeficiência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301588043)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Complete a frase com a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
 Outro problema a ser considerado é o da interpretação. Na bibliografia sobre o tema excedem as definições de desenvolvimento sustentável incorretas ou distorcidas que, frequentemente, alteram a ideia original. Por exemplo, uma grande parte da literatura disponível tende a reduzir o conceito a   ____________________ .
		
	 
	uma mera sustentabilidade ecológica
	
	a uma literatura pobre em politica
	 
	a um termo político
	
	um enfoque puramente social
	
	uma questão somente econômica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301215127)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que representa o conceito apresentado abaixo:
 
Programa de ações do Ministério do Meio Ambiente que visa concretizar objetivos do
desenvolvimento sustentável definidos no Rio de Janeiro, em 1992, durante a Segunda Conferência da Terra, patrocinada pela ONU. Os países que se comprometeram a implementá-la devem aplicá-la nos âmbitos nacional, regional e local. Com isso, cidades e comunidades são incentivadas a colocar em prática uma política de desenvolvimento sustentável.  Fonte: http://mma.gov.br
		
	
	Carta da terra
	
	Cúpula do milênio
	
	Convenção sobre diversidade biológica
	
	Pegada ecológica
	 
	Agenda 21
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301111979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar:
 
I.   É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
 
II.   Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conseqüente emissão de gases.
 
III.   Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
 
Está(ão) correta(s) apenas:
		
	
	II
	 
	I
	
	I e II
	
	II e III
	
	I e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301298016)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando o que estudamos sobre Consumo x Crescimento Populacional, há uma previsão de que a população humana aumentará de 6,5 bilhões a 8-9 bilhões ou mais entre 2005 e 2050, com um crescimento particularmente rápido nos países em desenvolvimento, como a China. Esse fato levanta uma questão importante: O mundo pode fornecer um padrão de vida adequado para 2,4 bilhões de pessoas a mais sem que haja um vasto dano ambiental? Faça uma reflexão e assinale a opção que NÃO exemplifica o dano causado pelo crescimento populacional e do consumo.
		
	
	Doenças infectocontagiosas
	 
	Crescimento da frota automotiva
	
	Poluição dos rios e mares
	
	Escassez de alimentos
	 
	Mudanças climáticas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301118293)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Percebemos que a _______________também está relacionada ao controle da natalidade e ao consumo desenfreado que estamos nos impondo culturalmente como fator de status social. Qual alternativa abaixo completa a frase?
		
	
	aquisição de conhecimento
	
	ação das políticas públicas
	
	educação familiar
	
	sustentabilidade financeira familiar
	 
	conscientização ambiental
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301247898)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os princípios para a sustentabilidade surgem no contexto internacional nas discussões a respeito dos direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em conferências organizadas pela ONU e outros organismos internacionais como como OIT e PNUD. Nessas reuniões buscou-se estruturar princípios sustentáveis que contivessem as dimensões clássicas: econômica, social e ambiental, do modelo do Triple BottonLine. Ao longo das discussões foram apresentados os princípios de sustentabilidade, destacando-se:
		
	 
	Somente Natural Step - Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan.
	
	Somente Natural Step - Agenda 21 - Pacto Global;
	
	Somente Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma;
	
	Somente Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan
	
	Somente Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301587075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação ambiental se insere na política pública do Brasil logo após a criação da política nacional do meio ambiente. Sendo um processo de educação que permite a população a aquisição do saber ambiental, que demanda a recuperação dos valores éticos na política educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas e no convívio em sociedade. Isto permite na formação de um novo cidadão com as seguintes características.
		
	
	Capaz de votar em branco, pois nada muda este país, portanto não adianta criar leis.
	
	O cidadão só deve participar se tiver faculdade, assim ele saberá o que é melhor para o país.
	 
	Indivíduo crítico, ético e participativo das decisões ligadas ao meio ambiente e a sociedade.
	
	São os pais que devem educar seus filhos quanto as questões ambientais.
	
	Só devemos dar educação ambiental para as crianças, pois os adultos já estão perdidos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301298029)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que corresponde a um dos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços naturais em diversas escalas de gestão territorial, segundo FUNIBER (2009):
		
	
	Programas de controle de impacto que buscam como objetivo destacar hábitos biológicos e ambientais, produzidos geralmente por problemas de origem ou indução humana em escala global (diminuição do ozônio na estratosfera, chuva ácida) e em âmbito local e regional (contaminação de um rio, erosão de uma bacia hidrológica, etc).
	 
	Programa de monitoramento de planos de ação específicos, que permitem o acompanhamento de um plano de proteção, de recuperação e de introdução de espécies da flora e fauna, de um plano de educação e de sensibilização ambiental e de outros planos de ação que façam parte dos planos de gestão.
	
	Programas de acompanhamento socioeconômico, que visam o monitoramento das características apresentadaspela população humana na área natural, ou em suas proximidades, num curto período de tempo e sob uma metodologia padronizada.
	
	Programa de avaliação de planos de ação específicos, que permitem o acompanhamento de um plano de proteção, de recuperação e de introdução de espécies da flora e fauna, de um plano de educação e de sensibilização ambiental e de outros planos de ação que façam parte dos planos de gestão.
	
	Programas de acompanhamento genético, que têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada.

Continue navegando