Buscar

Direito Ambiental-Av1

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação: CCJ0012_AV1_201102197602 » DIREITO AMBIENTAL
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 201102197602 - VICTOR VIEIRA SILVA
Professor:
SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
Turma: 9052/CG
Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 07/10/2014 21:10:48
�
 ��1a Questão (Ref.: 201102391070)
Pontos: 0,5  / 0,5
(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
 
procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
�
 ��2a Questão (Ref.: 201102391065)
Pontos: 0,5  / 0,5
A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
 
O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
Os direitos fundamentais têm apoio nos conceitos jurídicos de dignidade, liberdade, igualdade, irrenunciabilidade, a irrevogabilidade, a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a interdependência e a complementaridade, dispondo de características que os distinguem e apartam do direito ambiental.
Os direitos humanos fundamentais não dizem respeito ao Direito Ambiental, mas sim, tão somente, à liberdade (direitos civis e políticos) à moradia e ao trabalho, não estando correlacionados com o Direito Ambiental.
O vasto de campo de estudo do direito ambiental é extenso, mas não compreende o conceito dos direitos humanos e fundamentais, cuja formulação é distinta e independente.
Os conceitos que regem os direitos fundamentais são independentes e suas normas devem ser estudadas em separado, não correlacionadas com o Direito Ambiental. Tal conclusão deve-se à proteção ao meio ambiente equilibrado ter normatividade própria e disciplina autônoma, alcançando assim seu próprio status de ramo do direito.
�
 ��3a Questão (Ref.: 201102391275)
Pontos: 0,0  / 0,5
Dente os enunciados abaixo, assinale o que corresponde ao princípio da PREVENÇÃO:
Pressupõe a educação formal, com conteúdos que espelhem os direitos e as responsabilidades ambientais, do ponto de vista individual e coletivo, assim como campanhas voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas e do equilíbrio ambiental.
 
Corresponde a um novo modelo de civilização, construído coletivamente, buscando transformar o modo de produção capitalista e implantar novos padrões de desenvolvimento, com princípios éticos que atendam às necessidades básicas atuais, sem prejuízo das necessidades das futuras gerações, criando e implementando soluções para combater a degradação ambiental e as desigualdades econômicas e sociais, em que as medidas devam considerar os aspectos da justiça social, proteção ambiental e eficiência econômica.
Decorre da adoção da cautela quando há incerteza da ocorrência do dano ambiental. O dano ambiental pode não ser esperado nem admitido como previsível, mas sua ocorrência não está de todo descartada, embora de baixa probabilidade. Vigora o brocardo "in dubio pro ambiente".
 
Decorre da constatação de que as agressões ao meio ambiente são de difícil ou impossível reparação de forma que, uma vez consumada a degradação ao meio ambiente, a sua reparação é sempre incerta e/ou excessivamente custosa. A necessidade de atuação objetiva para evitar os danos ambientais, por meio de planejamento de ação e medidas que evitam as consequências degradantes do meio ambiente.
Traduz a imposição ao causador da degradação ambiental do ônus sobre a conduta inadequada a que deu causa, de forma que arque com a reparação e a recomposição do meio ambiente degradado.
�
 ��4a Questão (Ref.: 201102391254)
Pontos: 0,0  / 0,5
Uma pequena empresa, recém-constituída e inovadora, vem tentando aprovar seu projeto industrial em que reivindica utilizar sua propriedade campestre de forma ampla e irrestrita, sustentando o direito de pleno uso de sua propriedade em nome do desenvolvimento do progresso tecnológico. A licença foi indeferida com fundamento na extensa agressão que o empreendimento causará ao meio ambiente. A empresa apresentou recurso à autoridade administrativa com base nos princípios ambientais do desenvolvimento sustentável e do poluidor-pagador, que sustenta serem favoráveis ao deferimento da licença pretendida. O recurso:
deve ser acolhido, pois, além dos princípios do desenvolvimento sustentável e do poluidor-pagador, o princípio da função social da propriedade também autoriza o licenciamento do empreendimento.
 
deve ser rejeitado, pois o princípio do desenvolvimento sustentável requer que o uso observe a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, ao passo que o princípio poluidor-pagador não deve ser interpretado como uma autorização para que haja um pagamento em troca do direito de poluir ou degradar.
deve ser acolhido, pois o princípio do desenvolvimento sustentável em cotejo com o princípio poluidor-pagador autorizam ao empreendedor à plenitude da utilização da sua propriedade, não podendo a autoridade administrativa indeferir a licença que tenha por objetivo o progresso tecnológico que venha a contribuir para o avanço em prol da humanidade.
deve ser acolhido mediante prévio depósito caução, em garantia, de forma que o empreendedor assegure que a poluição e a degradação que venha a ser ocasionada pela indústria, estejam antecipadamente indenizadas, inclusive no que diz respeito aos eventuais prejuízos causados aos habitantes próximos às instalações industriais.
 
deve ser rejeitado, uma vez que a recorrente é uma pequena empresa e não teria capacidade financeira de suportar os custos de pagar pela degradação, de modo que não poderia ser admitida a aplicação do princípio desenvolvimento sustentável em cotejo com o princípio poluidor-pagador, salvo se a recorrente apresentar avalista para o empreendimento.
�
 ��5a Questão (Ref.: 201102299949)
Pontos: 1,0/ 1,0
(OAB/CESPE 2009.01) Tendo em visita as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta.
 
Compete à União, aos Estados, e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
Em face do principio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim, também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
O meio ambiente é bem de uso especial sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da adminstração.
Compete somente ao Município legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição.
�
 ��6a Questão (Ref.: 201102375575)
Pontos: 0,0  / 1,0
Marque a resposta CORRETA acerca dos direitos difusos:
São direitos amplos, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, ou seja, para que se satisfaça um de seus sujeitos, deve satisfazer-se a todos, pela sua transindividualidade e pela própria determinação de seus sujeitos
 
São aqueles de natureza divisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contraria por uma relação jurídica.
 
O art. 225, caput, da Magna Carta assegura o interesse difuso ao meio ambiente, estabelecendo concepções fundamentais sobre o Direito Ambiental, pois indica o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos e dispõe a natureza jurídica dos bens ambientais como de uso comum do povo.
A conceituação de direito difuso é apresentada pela Constituição Federal de 1988
Os direitos difusos e os direitos individuais homogêneos são os decorrentes de origem comum e de natureza divisível.
�
 ��7a Questão (Ref.: 201102391263)
Pontos: 0,0  / 1,0
Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
 
Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
 
A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
�
 ��8a Questão (Ref.: 201102393919)
Pontos: 1,0  / 1,0
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
 
A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
�
 ��9a Questão (Ref.: 201102393937)
Pontos: 1,0  / 1,0
Sendo o licenciamento ambiental um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81, qual das licenças ambientais aprova o projeto da atividade poluidora?
Licença de Operação
Licenciamento Ambiental
Licença de Instalação
 
Licença Prévia
Licença de Obra
�
 ��10a Questão (Ref.: 201102394031)
Pontos: 0,0  / 1,0
Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
 
Estudo de Impacto Ambiental
 
Relatório de Impacto Ambiental
Plano de Controle Ambiental
Análise de Risco
Relatório de Ações Ambientais

Continue navegando