Buscar

AP3 FEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da AP3 de Formação Econômica Brasileira
Explique os principais determinantes internos da crise nas bases do sistema colonial brasileiro (2,5 pontos).
A crise do sistema colonial brasileiro resultou do conflito de interesses entre a metrópole e a classe produtiva e comercial atuante na colônia. O crescimento das relações de produção e comércio no interior da economia brasileira, especialmente a partir do avanço da exploração do ouro, determinou uma maior preocupação da metrópole com o controle das atividades econômicas da colônia e a tentativa de preservar seus ganhos extraordinários. Dessa forma, a interferência da metrópole nas atividades internas desenvolvidas na colônia foi o estopim da crise. A vinda da corte portuguesa para o Brasil – e a formalização dos tratados com a Inglaterra – precipitou o fi m das bases do pacto colonial, na medida em que as elites coloniais perceberam que poderiam obter maiores vantagens com a bandeira do livre comércio.
Associe: Imigração para cafeicultura – Expansão da produção e da exportação de café – Ampliação do mercado interno – Início da industrialização (2,5 pontos).
Imigração como forma de elevação da oferta de mão de obra, demandada pela expansão a atividade cafeeira. A partir do momento em que o sistema de colonato é implementado, inicia-se um processo de monetização da economia e conseqüente criação e expansão do mercado interno, favorecendo a industrialização.
Descreva e analise os determinantes da recorrente desvalorização cambial que marcou o início da República Velha no Brasil (2,5 pontos).
A política econômica da República Velha viveu dois momentos bem distintos, cujo marco divisório foi o governo Campos Sales, iniciado em 1898. O momento inicial foi marcado por uma recorrente desvalorização da taxa de câmbio, o que garantia aos cafeicultores a manutenção de sua renda em moeda nacional. Esse quadro implicava a continuidade da expansão das lavouras e, conseqüentemente, da oferta de café no mercado internacional, determinando uma grande queda dos preços do produto.
Examine os conceitos de pontos de estrangulamento e pontos de germinação e sua importância para a elaboração do Plano de Metas no governo Juscelino Kubitschek (2,5 pontos).
Pontos de estrangulamento expressam restrições de oferta efetivas e potenciais que deveriam ser atacados pelo plano.
Pontos de germinação representam setores capazes de irradiar crescimento para outros segmentos da economia, como a indústria automobilística e a construção de Brasília.

Outros materiais