Buscar

AV2 Direitos Humanos 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	FRANCISCO DE ASSIS MACIEL TAVARES
GUILHERME SANDOVAL GOES
	
	Data: 18/11/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401516998)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o texto abaixo de autoria de Norberto Bobbio sobre um dos clássicos autores contratualistas: - O pacto de união é: a) um pacto de submissão estipulado entre os indivíduos, e não entre o povo e o soberano; b) consiste em atribuir a um terceiro, situado acima das partes, o poder que cada um tem em estado de natureza; c) o terceiro ao qual esse poder é atribuído, (...) é uma única pessoa -. Atenda ao que segue: Levando em consideração a ideia de pacto de submissão e cessão de direitos naturais para um poder comum superior, aponte o filósofo contratualista autor deste texto, qual o tipo de Estado desejado pelo mesmo e, finalmente, quais as características do estado de natureza na visão do referido autor?
		
	
Resposta: O filósofo contratualisra autor de tal texto é Thomas Hobbes, que parte do princípio do Estado Leviatã, na qual os indivíduos subvencionam seus direitos naturais a um soberano, através de um contrato social, ou seja, é o princípio basilar para a criação do Estado Absoluto. Segundo Hobbes, o Estado de natureza do homem é marcado pelo caos total, por uma guerra de homens contra homens, o que ele convencionou chamar "O homem é o lobo do homem", ou seja, seria marcado por constante guerra e desastres, para isso os indivíduos fazem um contrato subvencionando o seu direito natural a um soberano que governará e instituirá a ordem social.
	
Gabarito: O pensador referido é Thomas Hobbes, cuja obra tenta justificar o Estado absoluto. Com efeito, para Hobbes, o estado de natureza é um momento hipotético que antecede o pacto social, um modo de ser que caracterizava os homens antes de seu ingresso no estado social. Como dito, Hobbes tinha ideias absolutistas. Portanto, sua obra mais afamada ¿ Leviatã, Hobbes descreve um homem mau, totalmente livre, não limitado por nada, de natureza egoísta, desejoso de poder, e belicoso. Assim o estado de natureza é um estado permanente de guerra entre os homens, o caos, a guerra de todos contra todos, onde ao mesmo tempo convivem a plena liberdade e o terror constante. Em conseqüência, para afastar o caos do estado de natureza e obter paz e segurança, os indivíduos devem submeter-se a um poder comum superior, forte o suficiente para impedir o emprego da força particular. O contrato é um ato de transferência de direitos, uma autorização para todos os atos e decisões do Estado-leviatã, no caso, o soberano com poder absoluto e ilimitado. Assim sendo, o Estado passa a agir em nome próprio sobre os interesses invididuais, pois, a transferência é total e absoluta (pacto de submissão).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401590576)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Podemos afirmar que o direito internacional dos direitos humanos é fenômeno que antecede à Primeira Guerra Mundial, e que pode ser conceituado como uma construção consciente vocacionada a assegurar a dignidade humana?
		
	
Resposta: Os Direitos Humanos, tais como positivado em documento internacional teve sua eftividade e eficácia a partir da Segunda Guerra Mundial com o intuito de não serem mais praticadas as atrocidades da Segunda Grande Guerra, como o holocausto e outras mazelas e firmar a dignidade da pessoa humana,tal como ressalvado no artigo 1, inciso III da CRFB/1988. Ele passa a surtir efeitos de forma sistemática a partir da Declaração Universal de Diretos Humanos de 10 dezembro de 1948 (documento positivado de âmbito internacional). Porém, seria impensável dizer que não havia nenhuma proteção aos direitos dos homens anterior à Primeira Guerra Mundial, pode-se confirmar tal hipótese com a peocupação já demonstrada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
	
Gabarito: A resposta deve ser negativa pois a universalização da proteção aos direitos humanos se dá sob os auspícios da ONU, com a edição da Declaração dos Direitos Humanos de 1948.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401602761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	
	Estado social
	
	Estado absoluto
	 
	Estado liberal
	
	Welfare State
	
	Estado pós-moderno
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401498913)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios por ela adotados e dos tratados internacionais sobre direitos humanos em que a República Federativa do Brasil seja parte. II. O art. 5º, § 2º, da Constituição de 1988, projeta a imagem de um conceito materialmente aberto de direitos fundamentais dentro de um sistema constitucional dinâmico, em constante evolução, na medida em que autoriza a existência de direitos fundamentais não positivados no texto constitucional, como por exemplo, os direitos decorrentes de tratados internacionais sobre direitos humanos.
		
	
	ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	as duas assertivas são falsas
	 
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401517622)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se uma determinada apresentadora de televisão é flagrada nua dentro de sua casa por fotógrafos que escalaram um morro vizinho para obter tal imagem, é correto afirmar que uma eventual decisão judicial que proíba a divulgação das fotos será baseada em:
		
	
	uma aplicação silogístico-subsuntiva do direito à liberdade de imprensa
	
	uma norma de eficácia limitada, como o direito à intimidade
	
	uma ponderação harmonizante entre o direito à intimidade e o direito à liberdade de imprensa.
	 
	uma ponderação excludente entre o direito à intimidade e o direito à liberdade de imprensa.
	
	uma aplicação subsuntiva do direito à intimidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401500474)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação às dimensões de direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais visa a combater o déficit econômico-social dos hipossuficientes, buscando alcançar a igualdade material.
	 
	São características próprias da segunda dimensão dos direitos fundamentais a igualdade formal perante a lei e a ideia de estatalidade mínima e absenteísta.
	
	Os direitos individuais homogeneos são direitos de primeira dimensão de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.
	
	Sob a égide do Estado liberal, predomina a valorização dos direitos sociais e trabalhistas
	 
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais tem seu eixo constitucional pautado na concepção de estatalidade mínima garantidora da igualdade formal perante a lei e da prevalência da autonomia privada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401500506)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil, a democratização do Estado difundiu a tese de que os direitos constitucionais são normas jurídicas e como tal devem possuir efetividade. Assim sendo, verificou-se um grande movimento de renovação jurídica da interpretação constitucional a partir do qual a Constituição passou a ter força normativa sem depender de legislação posterior. Tal movimento denomina-se:
		
	
	Concepção tecno-formal do direito.
	 
	Positivismo jurídico.Legalismo estrito kelseniano.
	
	Doutrina axiomático-dedutiva do direito.
	 
	Doutrina da efetividade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401925858)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo histórico de afirmação dos direitos humanos foi inscrito em importantes documentos, tais como a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 ou mesmo a Constituição Mexicana de 1917. Desse processo é possível inferir que os Direitos Humanos são constituídos por, ao menos, duas dimensões interdependentes e indivisíveis. São elas:
		
	
	Direito negativos e direitos naturais.
	
	Direitos Naturais e Direitos Positivos.
	 
	Direitos Civis e Políticos e Direitos Econômicos e Sociais.
	
	Direitos Civis e Direitos Políticos.
	
	Direito Público e Direito Privado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401925864)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
		
	
	Os direitos sociais, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o conjunto mínimo de condições de vida digna para todos.
	
	O Supremo Tribunal Federal vem reconhecendo a efetividade dos direitos sociais atrelados ao mínimo existencial, reconhecendo, portanto, que tal mínimo gera um conjunto um direito subjetivo a prestações garantidores de vida digna.
	 
	Os direitos sociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
	
	a íntima vinculação de diversos direitos sociais com o direito à vida e com o direito à dignidade humana leva à necessidade de se reconhecer que as condições existenciais mínimas representam claro limite à liberdade de conformação do legislador democrático.
	
	No âmbito do direito à saúde, a argumentação de que os recursos públicos são limitados e, portanto, autoriza o gestor público a adotar uma política que atente aos princípios da economicidade das ações e do custo-benefício dos tratamentos não afasta o dever do Estado de garantir o mínimo existencial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401542115)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com vista aos remédios constitucionais é correto afirmar
		
	
	Conceder-se-á habeas corpus sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
	 
	Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por ¿habeas corpus¿ ou ¿habeas data¿, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
	
	conceder-se-á habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
	
	qualquer pessoa, inclusive não inscrita no rol dos eleitores, é parte legítima, força no princípio democrático, para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural
	
	não cabe habeas corpus contra ato de Diretor de casa de saúde mental em nítida internação forçada de pessoa

Outros materiais