Buscar

beatriz ang

Prévia do material em texto

Nome: Beatriz Angelica
Prof.: Chênia 
Data: 07/08/18
Toxoplasmose, ou como é popularmente chamada “doença do gato”, é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Contudo, homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
Ciclo de vida do parasita
 Os felinos são os únicos animais em que o protozoário pode completar o seu ciclo, e se tornar hospedeiro definitivo.
 O oocisto é formado no tubo digestivo do hospedeiro e eliminado. Após a eliminação se dá a esporulação que é caracterizada pelo aumento de volume do parasito e pela produção de esporozoítos no seu interior. Esse processo estará completo quando cada esporoblasto formar esporozoítos, que é o que caracteriza o oocisto infectante. O tempo de esporulação depende das condições ambientais no solo onde está o oocisto.
 Sintomas de Toxoplasmose
 
 Geralmente, a toxoplasmose é uma doença que passa despercebida. Em alguns casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como: 
 Dor de cabeça, Coriza, Dor no corpo, Febre, Fadiga, Dor de garganta.
 
 Sintomas em pessoas com sistema imunológico debilitado
 
 Pessoas com HIV/AIDS, está recebendo quimioterapia ou teve recentemente um transplante de órgão, pode desenvolver sinais e sintomas mais graves de infecção, incluindo:
 Dor de cabeça, Confusão, Coordenação deficiente, Convulsões, Problemas pulmonares que podem se assemelhar à tuberculose ou pneumonia por Pneumocystis jiroveci, uma infecção oportunista comum que ocorre em pessoas com AIDS, Visão turva causada por inflamação grave da sua retina (toxoplasmose ocular).
 
 Sintomas da toxoplasmose em bebês:
 
 O bebê corre o maior risco de contrair toxoplasmose se a mulher for infectada no terceiro trimestre e menos em risco se for infectada durante o primeiro trimestre. Por outro lado, quanto mais cedo na sua gravidez a infecção ocorrer, mais sério será o resultado para o seu bebê.
 Muitas infecções precoces terminam em natimortos ou abortos espontâneos. Os bebês que sobrevivem podem nascer com problemas sérios, como:
 Convulsões, Fígado e baço aumentados, Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia),Infecções oculares graves.
 Somente uma pequena parte dos bebês que nascem com toxoplasmose demonstram sinais da doença nos primeiros dias de vida. Geralmente os sintomas só aparecem na adolescência.
 A toxoplasmose pode ser divida em seis tipos: 
Toxoplasmose febril aguda
 A toxoplasmose aguda apresenta-se na forma de febre, exantema generalizado, acometimento pulmonar, miocárdico, hepático, miosite. Os sintomas mais comuns da forma aguda são febre, exantema generalizado, mialgia, artralgia, alteração da função hepática, aparecimento de adenopatia cervical e, às vezes, diarreia.
Linfadenite toxoplásmica
 A linfadenite toxoplásmica caracteriza-se por linfadenopatia (condição em que os nódulos linfáticos ficam com tamanho, consistência ou número anormais) localizada geralmente na cervical e, raras vezes, generalizada.
Toxoplasmose ocular
 A toxoplasmose ocular ocorre na forma de coriorretinite (um processo inflamatório que envolve o trato uveal do olho), aguda ou crônica.
Toxoplasmose neonatal
 A toxoplasmose neonatal acontece quando a infecção é intra-uterina, variando de assintomática a letal, dependente da idade fetal
Toxoplasmose no paciente imunodeprimido
 A toxoplasmose no paciente imunodeprimido ocorre do recrudescimento da toxoplasmose por imunossupressão associada à aids, doença linfoproliferativa, uso de imunossupressor.

Continue navegando

Outros materiais