Buscar

AV2 patologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201134774)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e II.
	 
	I, II e IV
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	I, II e III
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201133410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	 
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201134281)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	Variações metabólicas
	
	Aspectos das doenças
	
	Variações do meio ambiente
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201136183)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	 
	Envenenamento
	
	Queimaduras
	
	Entorses
	
	Barotrauma
	
	Choque Elétrico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201322567)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A degeneração hidrópica é uma alteração celular regressiva que se caracteriza pelo acúmulo de _________________ dentro da célula.
		
	 
	Água
	
	Proteína
	
	Muco
	
	Glicogênio
	
	Lipídeos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201136664)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda: Quais das afirmativas supracitadas estão corretas?
		
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
	
	I, II, III e IV
	 
	II, III e IV
	
	I e IV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201140174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João, 50 anos, chegou à emergência de um hospital com quadro de queda da pressão arterial, confusão mental, dor epigástrica intensa à palpação, distensão abdominal, febre e bastante emagrecido. Os familiares relataram que o paciente, etilista crônico, vem diminuindo progressivamente sua ingestão alimentar e estava em jejum há cerca de dois dias, porém, ingeriu grande quantidade de álcool e começou a se apresentar confuso e se queixar de dor abdominal. Mesmo com estes sintomas continuou a beber e o quadro se agravou, sendo necessário o auxílio médico. Infelizmente, logo no primeiro dia de internação, o quadro evoluiu rapidamente e o paciente foi ao óbito, sendo encaminhado para exame de necropsia. O laudo final da necropsia hospitalar revelou úlcera perfurada em estômago (importante foco de hemorragia interna), hepatite aguda associada à esteatose hepática e como causa mortis choque hipovolêmico. Sobre o caso clínico podemos afirmar que: I O choque hipovolêmico está relacionado à perda de sangue pela úlcera perfurada em estômago. II A ingestão excessiva de bebidas alcóolicas foi a principal etiologia das lesões encontradas no paciente que culminaram com seu óbito. III O emagrecimento progressivo do paciente está relacionado à excessiva ingestão de bebidas alcoólicas que pelo elevado valor calórico induzem à saciedade e à supressão do apetite (anorexia). IV A desnutrição do paciente também é considerada uma etiologia (causa) da esteatose hepática.
		
	
	As afirmações I, II e III são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação IV é verdadeira.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201328416)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Hipóxia , infecções bacterianas, infecções virais e hipertermia são consideradas causas do edema celular, mas a hipóxia é o principal fator para o desenvolvimento dessa alteração. Descreva o mecanismo de patogênese para o surgimento desse tipo de degeneração evidenciando a alteração do funcionamento da Bomba de Na+/K+.
		
	
Resposta: A diminuição da oferta de oxigênio causada pela hipóxia causa a diminuição da produção de ATP e como a bomba de Na+/K+ e dependente de ATP para funcionar fica comprometida. Este comprometimento acarreta o acumulo de líquido dentro da celula provocando assim o edema.
	
Gabarito: A hipóxia leva a menor oferta de oxigênio celular, o que acaba comprometendo a produção de ATP, por deficiência na cadeia respiratória mitocondrial. A queda dos níveis de ATP determina uma falha no mecanismo da bomba de sódio/potássio, que é dependente de ATP, causando o acúmulo de sódio no meio intracelular, o que acaba determinando a entrada de água, causando o edema celular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201329453)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Hipersensibilidade tipo IV é também conhecida como mediada por células ou hipersensibilidade tardia. O exemplo clássico dessa hipersensibilidade é a reação (Mantoux) tuberculínica que atinge um pico em 48 horas após a injeção do antígeno (PPD ou antiga tuberculina). A lesão é caracterizada por calosidade e eritema. A hipersensibilidade tipo IV está envolvida na patogênese de muitas doenças autoimunes e infecciosas (tuberculose, lepra, blastomicose, histoplasmose, toxoplasmose, leishmaniose, etc.) e granulomas devido a infecções e antígenos estranhos. Uma outra forma de hipersensibilidade tardia é a dermatite de contato (hera venenosa), agentes químicos, metais pesados, etc., nos quais as lesões são mais papulares. Hipersensibilidade tipo IV pode ser classificada em três categorias dependendo do tempo de início e apresentação clínica e histológica. Os mecanismos de dano na hipersensibilidade tardia incluem células específicas. Tais células podem causar danos diretos enquanto que outras secretam citocinas que ativam e recrutam mais células, que causam a maioria das lesões. As lesões da hipersensibilidade tardia contém principalmente tais tipos celulares. As linfocinas importantes envolvidas na reação da hipersensitividade tardia incluem fator quimiotáctico dos monócitos, interleucina-2, interferon-gama, TNF alpha/beta,etc. Testes diagnósticos in vivo incluem reação cutânea tardia (ex. teste Mantoux) e teste local (para dermatite de contato). Testes in vitro para hipersensibilidade tardia incluem resposta mitogênica, linfo-citotoxicidade e produção de IL-2. Corticosteróides e outros agentes imunossupressores são usados no tratamento. Com base no texto destaque os principais tipos celulares envolvidos nas lesões da hipersensibilidade tardia.
		
	
Resposta: Celulas colunares, estratificada ciliada.
	
Gabarito: Linfócitos T e monócitos e/ou macrófagos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201661209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa."O texto selecionado refere-se ao conceito de:
		
	
	Agressão celular reversível
	
	Necrose celular
	
	Lesão celular irreversível
	
	Agressão celular irreversível
	 
	Lesão celular reversível

Continue navegando