Buscar

prova de policiamento comunidade escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESULTADO DA SUA AVALIAÇÃO Final
	Você concluiu a avaliação para Policiamento Comunitário Escolar VA 
Confira o resultado:
	
	     Questões Corretas =  10,00
	     Questões Erradas =  0,00
	
	GABARITO
		 
	Questão 1
De acordo com o Manual aos Gestores das Instituições Educacionais da Secretaria da Educação do Governo do Distrito Federal (2008), elaborado com base no descrito pela ONU (1999), a “cultura de paz” pode ser definida como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, propiciando o fomento da paz entre as pessoas, os grupos e as nações, podendo assumir-se como estratégia política para a transformação da: 
Sua resposta: realidade social (em 6/8/2018 22:48:48)
	 
	Questão 2
Considerando as respostas (adaptadas do Manual aos Gestores das Instituições Educacionais da Secretaria da Educação do Governo do Distrito Federal do ano de 2008 e do Manual de Policiamento Escolar do Batalhão Escolar da PMDF) para os principais questionamentos dos gestores diante das situações de violência no âmbito escolar, julgue a veracidade das proposições abaixo. 
         No caso de demonstração explícita de racismo entre alunos, o agredido deve registrar ocorrência no distrito policial mais próximo, acompanhado de seus pais ou responsáveis, se menor de 21 anos de idade.
         É garantido aos alunos o direito de serem respeitados, independentemente de sua convicção religiosa, política ou filosófica, grupo social, etnia, sexo, orientação sexual, nacionalidade e em suas demais individualidades.
         Quando houver a previsão de dispensa dos alunos antes do horário regular de término das aulas, a escola deverá cientificar formalmente os pais ou responsáveis com a devida antecedência, observada a rotina de chegada e saída dos alunos, sob pena de se tornar responsável por evento ocorrido em virtude dessa omissão.
         As escolas são incentivadas a comunicar às autoridades competentes a presença de pessoas em atitudes suspeitas que possam colocar em risco a segurança dos estudantes e da equipe escolar, bem como os trajetos potencialmente perigosos, com problemas de iluminação, mato alto, calçadas avariadas, limpeza urbana comprometida, entre outras dificuldades, solicitando as intervenções necessárias.
O resultado é: 
Sua resposta: F – V – V – V (em 6/8/2018 22:53:51)
	 
	Questão 3
A realização de uma operação na escola ou em suas proximidades é algo que requer uma mobilização considerável de efetivo. Sua execução pressupõe o uso de técnicas específicas, além de cuidados indispensáveis ao seu êxito. Considerando os tipos de operações do policiamento comunitário escolar, observe as informações abaixo. 
	Consiste na recepção aos alunos e orientação de toda a comunidade escolar na prevenção de crimes, contravenções e atos infracionais, por meio da adoção de medidas que visem à melhor convivência no espaço público ao redor das escolas. 
Promove o respeito à cidadania, estimulando a cultura da paz no ambiente escolar, por meio da distribuição de informativos orientadores para pais, alunos e professores sobre ações a serem adotadas para a melhoria da convivência no uso do espaço compartilhado por toda a comunidade escolar.  
Orienta condutores de vans e ônibus escolares a verificarem possíveis irregularidades de seus veículos. 
Efetivo sugerido: seis (6) policiais militares por local previamente selecionado.
 
Essas são características do seguinte tipo de operação PCE:
Sua resposta: volta às aulas (em 6/8/2018 23:01:28)
	 
	Questão 4
Considerando as formas de violência conhecidas como bullying e cyberbullying, julgue a veracidade das sentenças abaixo.  
         como há tendências de as vítimas de cyberbullying manifestarem angústia, medo e baixa autoestima, é necessário que haja atenção redobrada da equipe de policiamento comunitário escolar, que deverá encaminhar a criança ao Conselho Tutelar e ao devido acompanhamento terapêutico.
         O bullying é definido pelo conjunto de comportamentos hostis, intencionais e recorrentes, adotados por um ou mais alunos contra outro(s) em desvantagem de poder ou força física, sem motivação explícita, podendo manisfestar-se também sob a forma de "brincadeiras de mau gosto" que dissimulam o propósito de atormentar, amedrontar e humilhar, causando dor, angústia e sofrimento.
         O happy slapping (tapa ou chapada alegre) é uma espécie de cyberbullying ou ciberviolência extremamente nociva, que ganhou fama, em 2005, nos pátios escolares da Inglaterra, onde adolescentes agrediam colegas seus com tapas violentos apenas para gravarem e distribuírem o "feito" por meio dos seus celulares de terceira geração, equipados com câmaras fotográficas e capacidade de gravação de vídeo.
         Sendo constatado caso de bullying ou de cyberbullying na escola, medidas efetivas necessitam ser adotadas; se possível, tanto no momento da ocorrência, impedindo a continuação do constrangimento à vítima, como posteriormente, envolvendo toda a comunidade escolar na compreensão da violência e promovendo ações positivas de respeito e valorização da diversidade e dos princípios universais do respeito à igualdade e à dignidade humana.
O resultado é: 
Sua resposta: F – V – V – V (em 6/8/2018 23:12:23)
	 
	Questão 5
É possível dividir as ocorrências comuns no âmbito escolar em dois grandes grupos: ocorrências atendidas pela administração escolar; e ocorrências atendidas pela polícia. 
A seguinte ocorrência deve ser atendida pela administração escolar: 
Sua resposta: violência psicológica (em 6/8/2018 23:14:25)
	 
	Questão 6
O policial (ou guarda municipal, se essa competência lhe couber), nos horários de grandes fluxos de veículos, deverá zelar pela fluidez e segurança do trânsito nas proximidades das escolas, de forma a não prejudicar a entrada e saída dos alunos. Para que essa fluidez ocorra, faz-se necessário que o agente tenha uma ampla visão de toda a proximidade escolar, onde, se imperativo for, deverá usar cones para que os veículos que fazem o transporte de alunos possam efetuar, de forma correta, a parada para embarque e desembarque dos educandos.
De acordo com o explicitado no material didático do curso, dentre as principais infrações de trânsito cometidas no perímetro escolar, NÃO se encontra(m): 
Sua resposta: transito de veículo por calçadas e passeios (em 6/8/2018 23:16:41)
	 
	Questão 7
Considerando as características do ambiente escolar, julgue a veracidade das sentenças abaixo. 
. O ambiente escolar é o caminho que a sociedade percorre para crescer e exercer a sua cidadania. 
. O meio físico tem impacto direto e simbólico sobre seus ocupantes, facilitando e/ou inibindo comportamentos.  
. Reconhecer pontos sensíveis à segurança e adotar providências para neutralizá-los ou minimizá-los, é obrigação de toda a comunidade escolar.  
. A ausência de infraestrutura e saneamento básico pode servir de elementos facilitadores da ação de meliantes ou de pessoas mal-intencionadas. 
O resultado é:
Sua resposta: V – V – V – V (em 6/8/2018 23:21:40)
	 
	Questão 8
Considerando as situações com as quais o policial poderá se deparar durante seu trabalho educacional e de policiamento escolar, observe as informações abaixo. 
	A vítima deverá ser encaminhada ao hospital, se a situação assim o requerer.  
A vítima deverá ser encaminhada ao Conselho Tutelar, se possível.  
O autor do ato infracional deverá ser encaminhado ao Conselho Tutelar.  
Os pais ou representantes legais do autor precisam ter ciência do ato infracional praticado.
Esses são os encaminhamentos corretos nos casos de:
Sua resposta: adulto vítima de ato infracional praticado por criança (em 7/8/2018 22:44:18)
	 
	Questão 9
A parceria entre o policiamento e a comunidade escolar busca melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, proporcionando a integração de educadores, educandos,policiais militares e demais profissionais, com o intuito de aprimorar os seguintes aspectos desenvolvidos nas escolas: 
Sua resposta: segurança e educação (em 7/8/2018 22:51:13)
	 
	Questão 10
Observe as informações abaixo. 
	Entidades privadas, autônomas, constituídas por representantes da escola, membros governamentais e da sociedade para discutir, analisar e avaliar os problemas da comunidade escolar, fornecendo subsídios para aperfeiçoar a atuação dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública.  
Uma de suas finalidades é promover palestras, conferências, fóruns de debates, campanhas educativas e outros empreendimentos culturais que orientem a comunidade na percepção de riscos à sua segurança.
 Essas são características do seguinte órgão do sistema de segurança escolar:
 
Sua resposta: Conselho Comunitário de Segurança Escolar (em 7/8/2018 22:57:30)
	Legenda:
	 Questão Correta: 
	 Questão Incorreta: 
	 Questão Parcial:

Outros materiais