Buscar

AV2 - ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0155_AV2_201002173582 » ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E FINANC. DE PROJETOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201002173582 - DOUGLAS COSTA DE SOUSA
	Professor:
	ALDYR PEREIRA PIRES
IRENE CAMPEAS
	Turma: 9003/C
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 26/11/2014 16:00:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201002352648)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a importância da adoção da Gestão Ambiental pelas empresas?
		
	
Resposta: Um SGA é importantíssimo para qualquer empresa em operação no país, pois mostra o interesse em mitigar os impactos causados através de seus processos e além disso, mostra que a empresa se preocupa com a parte ambiental buscando medidas que a torne sustentável, melhorando sua imagem no mercado, atraindo clientes, parceiros e colaboradores e consequentemente aumentando as vendas.
	
Gabarito: O empresário precisa se inteirar da legislação ambiental de forma que possa estar atento as medidas e cuidados que precisa tomar na condução de seus negocio. Na listagem dos seis elementos que precisam ser observados na elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental, fica bastante claro a sequencia que se inicia pela observância as diretrizes da política ambiental, passando pelo planejamento, implementação e monitoramento, finalmente, obtendo os retornos para se fazer a revisão gerencial e desta forma, reiniciar o ciclo da melhoria continua dos processos e alimentados pelos feedbacks.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002430924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O relatório Brundtland criticou o modelo de desenvolvimento adotado pelos países desenvolvidos, "por ser insustentável e difícil de ser copiado pelos países em desenvolvimento e mais ainda pelos países pobres, por estes adotarem políticas que tendem a acelerar mais rapidamente o esgotamento dos recursos naturais". Desta forma, o conceito de desenvolvimento sustentável, que diz que "a geração presente deve atender as suas necessidades, sem comprometer as gerações futuras no atendimento de suas próprias necessidades". Qual das afirmativas abaixo é a correta?
		
	
	a sustentabilidade é quando as empresas e pessoas são conscientes do seu papel em trabalhar em equipe para gerar a maior riqueza para todos dentro da organização.
	
	a sustentabilidade é o esforço que todos devem fazer para diminuir os danos ao meio ambiente, à exceção ocorre somente se for para melhorar a vida dos países pobres, que pode usar qualquer tecnologia para gerar emprego e renda.
	
	o desenvolvimento sustentável serve para que a sociedade aumente a consciência de que os recursos naturais são escassos e finitos, logo deve ser usado o mais intensamente possível
	
	o desenvolvimento sustentável indica que governo, setor privado e sociedade devem trabalhar juntos para usar o máximo dos recursos naturais, visando melhorar o bem estar social e erradicação da pobreza.
	 
	o desenvolvimento sustentável significa a compatibilidade do crescimento econômico com desenvolvimento humano e qualidade ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002331855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Além de levantar a questão dos problemas ambientais, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, o Relatório Brundtland indica que problemas como _____________ como os da África central, onde milhares de pessoas nos campos de refugiados estão morrendo são incompatíveis com __________________
		
	
	a ausência de mão-de-obra qualificada; a instalação de empresas que aplicam tecnologias modernas.
	 
	a fome, a miséria e a pobreza; o Desenvolvimento Sustentável.
	
	a escassez de energia; a melhoria de vida da população.
	
	o aquecimento global; o aumento da produção de alimentos pois as áreas férteis estarão diminuindo.
	
	a falta dágua e a seca; o progresso econômico e social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002284178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não diz respeito a um princípio da PNMA:
		
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	Proteção dos ecossistemas
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	 
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002352654)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual foi o efeito da estratégia adotada, na época, pela empresa Estée Lauder que controlava 44% do mercado de cosméticos em lojas de departamentos nos EUA, estimados em US$ 5,5 bilhões, em ter pago US$ 300 milhões para adquirir a Aveda Corp., uma empresa de produtos aromáticos e de beleza, que tinha como ponto forte ter 85% de suas vendas concentradas em salões de cabeleireiros?
		
	
Resposta: Monopolizou o mercado e controlou grande parte do fornecimento de produtos de beleza nos salões de cabeleireiros nos Estados Unidos.
	
Gabarito: A compra da Aveda pela Lauder era considerada significativa e iria proporcionar à Lauder acesso a um novo mercado (salões de cabeleireiro), além de presença instantânea no mercado de cosméticos naturais da nova era. Isto significava queimar etapas de mercado e permitir ampliar sua presença de mercado, acessando a canais de distribuição que já estavam prontos e operativos. Nesse sentido, é muito comum que grandes empresas em seus processos de aumentar sua participação de mercado (ampliar o market share), partem para adquirir novas empresas. Um setor onde este processo ocorre de forma bastante intensa no Brasil, é a atuação dos líderes de mercado na setor de supermercado, que tem de um lado o Grupo Pão de Açúcar e de outro, o Carrefour. Nos últimos anos, a trajetória de compra que orientou a estratégia dos dois grupos foi bastante agressiva em busca da liderança.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002277133)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ¿ecoeficiência¿, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD): I. Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços. II. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços. III. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas. IV. Intensificar a reciclagem de materiais. V. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis. VI. Prolongar a durabilidade dos produtos. VII. Agregar valor aos bens e serviços. Diante desta listagem, a prática da ¿ecoeficiência¿ pode ser aplicada por
		
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação.
	 
	todas as empresas brasileiras.
	
	apenas as indústrias de transformação.
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação.
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002283560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudiosos e governos preocupam-se muito com a possibilidade de mudancas climáticas na Terra. A possível causa destas temidas alterações seria:
 
		
	 
	grande consumo de combustíveis fósseis.
	
	perda de espécies e de diversidade genética.
 
	
	alto consumo de gás carbônico e poluição da água.
 
	
	extração de metais de camadas profundas do solo.
 
	
	introdução de espécies invasoras e animais transgênicos.
 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002352145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que podemos dizer sobre a relação de estilo de vida e consumo de energia nos grandes centros urbanos?
		
	
	o estilo de vida que é gerado nas grandes cidades acabam por levarem seus habitantes a utilizarem energias de fontes renováveis, ainda que sejam mais caras.
	 
	o aumento da concentração urbana traz consigo um aumento do custo energético necessário à construção e manutenção da infra-estrutura dos grandes centros urbanos, emdecorrência da intensificação do transporte.
	
	o aumento da concentração urbano provoca maior desconforto e, com isso, a busca por energias oriundas de fontes ecologicamente corretas.
	
	o aumento dos níveis de poluição nos grandes centros urbanos tem provocado com que as pessoas busquem a um custo mais elevado, a utilização de energias de fontes limpas.
	
	o aumento da concentração urbano nas grandes cidades tem provocado um menor uso dos carros que tem refletido em menos vendas com reflexos graves nas indústria automobilística.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002352147)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desperdício de água pode provocar a escassez?
		
	
	não, pois diante do avanço da tecnologia, no futuro haverá aproveitamento da água do mar.
	
	talvez, pois enquanto a poluição anda devagar, a conscientização e a educação do população andam em velocidade cada vez maior.
	
	não, a população está consciente e mobilizada e estão aprendendo rápido a evitar a poluição e evitar problemas futuros.
	 
	sim, diante da baixo nível de consciência da população para às necessidades de aprenderem a combater o desperdício e aprenderem a conservar .
	
	jamais, pois dada as reservas nos polos e nos lençóis freáticos, será impossível haver escassez de água.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002431146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atuação dos investidores financeiros como financiadores de empresas vem crescendo no Brasil. Private Equity, Venture Capital e Capital Semente, são as três modalidades de investimentos mais conhecidas que os investidores se utilizam para fazer posições em empresas, seja naquelas que estão iniciando (capital semente) suas atividades, saindo da idéia para o projeto; sejam para as que já começaram e precisam ganhar ¿musculatura¿ financeira e operacional (venture capital); ou para aquelas empresas que já têm condições de dar um salto em tamanho, aumentando a escala de suas operações. Todos estes investimentos tem o objetivo de contribuir para a empresa crescer e permitir que a fatia que de capital que adquiriram no início, por terem entrado no início correndo mais risco, sejam vendidas por com lucros acima da média de outros tipos de investimentos. De acordo com o texto, qual a modalidade de fundo que o governo deveria incentivar oferecendo, por exemplo, dedução de impostos de modo a estimular as parcerias empresas-universidades, fundamentais para gerar inovação e aumento da competitividade?
		
	
	Fundos de Operações Especiais
	
	Fundos de Investidores Emergentes.
	
	Fundos de Privaty Equity. .
	 
	Fundos de Capital Semente.
	
	Fundos de Venture Capital.

Continue navegando