Buscar

APS DIREITO AMBIENTAL TEXTO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O que é meio ambiente natural? 
O Meio Ambiente Natural, também chamado de Meio Ambiente Físico, é composto pela atmosfera, águas (subterrâneas e superficiais, mar territorial), solo e subsolo, fauna e flora e o patrimônio genético. A tutela do Meio Ambiente Natural se dá pelo artigo 225 da Constituição Federal, em seu parágrafo 1º, incisos I e VII, e parágrafo 4º:
2 - O que é meio ambiente artificial? 
O Meio Ambiente Artificial “é compreendido pelo espaço urbano construído, consistente no conjunto de edificações (chamado de espaço urbano fechado), e pelos equipamentos públicos (espaço urbano aberto)” (FIORILLO, 2003, p. 21). O Meio Ambiente Artificial é uma área que está diretamente relacionada ao conceito de cidade. A tutela constitucional do Meio Ambiente Artificial está presente no artigo 225 da Constituição Federal, que trata especificamente do Meio Ambiente, mas também nos artigos 21, inciso XX e 182 (que trata da Política Urbana) da carta constitucional.
3 - O que é meio ambiente cultural? Exemplos (3).
Integra o Meio Ambiente Cultural o patrimônio artístico, paisagístico, arqueológico, histórico e turístico. Vale pontuar que, apesar de serem bens produzidos pelo Homem e, portanto, também serem caracterizados como artificiais, eles diferem dos bens que compõem o Meio Ambiente Artificial em razão do valor diferenciado que possuem para uma sociedade e seu povo. O Meio Ambiente Cultural é tutelado especificamente pelo artigo 216 da Constituição Federal brasileira. Exemplos: Patrimônio Histórico, pontes, cidades.
4 - Qual o objeto do Direito Ambiental? 
O objeto de estudo do direito ambiental, contudo, vai muito além da proteção da fauna e da flora, porque este visa preservar a sadia qualidade de vida do homem, em sociedade.
5 - Caracterize Meio Ambiente. 
Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Art. 3º, Lei 6.938/8.
6 - Explique o princípio do usuário-pagador. 
Entende-se por princípio do usuário-pagador aquele em que as pessoas que usam recursos naturais devem pagar por tal utilização.
7 - Explique o princípio do poluidor-pagador. 
Entende-se por princípio do poluidor-pagador se verifica quando é imposto ao poluidor tanto o dever de prevenir a ocorrência de danos ambientais como o de reparar integralmente eventuais danos que causar com sua conduta.
8 - Explique o princípio da prevenção. 
Quando o perigo é certo e se tem elementos seguros para afirmar que uma certa atividade é efetivamente perigosa. É basilar em Direito Ambiental, pois seus objetivos são fundamentalmente preventivos. Impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente, através de imposição de medidas acautelatórias, antes da implantação de empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
9 - O que diferencia o princípio da prevenção com o da precaução? 
Diferentemente do Princípio do Poluidor-Pagador, que tem um caráter reparatório e punitivo, o Principio do Usuário-Pagador parte do pressuposto de que deve haver contrapartida remuneratória pela outorga do direito de uso de um recurso natural.
10 - Cite um exemplo de estudo ambiental aplicado como princípio da prevenção no ordenamento jurídico. 
Ao dispor sobre o meio ambiente a Constituição Federal se fundamenta no princípio da prevenção, que é aquele que determina a adoção de políticas públicas de defesa dos recursos ambientais como uma forma de cautela em relação à degradação ambiental. A Declaração Universal sobre o Meio Ambiente já consagrou desde 1972 o princípio da prevenção ao estabelecer no Princípio que “Deve-se pôr fim à descarga de substâncias tóxicas ou de outros materiais e, ainda, à liberação de calor em quantidades ou concentrações tais que o meio ambiente não tenha condições para neutralizá-las, a fim de não se causar danos graves ou irreparáveis ao ecossistemas. Deve-se apoiar a justa luta dos povos de todos os países contra a contaminação”.
11 - No direito ambiental, como caracterizamos a responsabilidade civil ambiental? 
A responsabilidade civil impõe a obrigação de o sujeito reparar o dano que causou a outrem. É o resultado de uma conduta antijurídica, seja de uma ação, seja de uma omissão, que se origina um prejuízo a ser ressarcido.
12 - E a administrativa? 
O artigo 70 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) define infração administrativa como “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”. Dessa forma, entende-se que o pressuposto para caracterização da responsabilidade administrativa, nada mais é do que a conduta ilícita, subentendida como qualquer comportamento contrário ao ordenamento jurídico.
13 - E a criminal? 
A responsabilidade de natureza penal ao meio ambiente encontra-se sedimentado em nosso ordenamento jurídico pela Lei dos Crimes Ambientais, ao qual tem por referência normativa o art. 225, § 3º, da Constituição Federativa do Brasil. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
14 - A reparação do dano no direito ambiental, isenta o infrator de responsabilização (civil, penal, criminal)? Por quê? 
Não, pois a obrigação de reparação dos danos ambientais é propter rem.
15 - Qual a previsão legal para crimes contra a fauna? Cite os artigos pertinentes. 
16 - O que licenciamento ambiental? 
17 - Quais as suas fases e o prazo de cada fase? 
18 - O que é licença ambiental? Em Minas Gerais, qual o órgão responsável pela sua emissão? 
19 - Caso eu tenha uma empresa que não cumpriu as fases de LP e LI e eu ente direto com processo de Licença de Operação - isso seria possível? Explique. 
20 - Qual o prazo mínimo e máximo para o pedido de renovação de Licença Ambiental? 
21 - Qual o documento legal que habilita a explotação de recurso hídrico? 
22 - Qual o porcentagem mínima exigida por lei pra Averbação de Reserva Legal? 
23 - Pode-se afirmar que o crime de poluição se caracteriza quando o agente causa ou produz poluição de qualquer natureza que venha a provocar destruição de qualquer parcela da flora? Justifique sua resposta. 
24 - Sabe-se que a água é um bem de domínio público. Sendo assim o uso dos recursos hídricos será de competência de quem? 
25 - Sobre o instituto da Reserva Legal pode-se afirmar que a mesma engloba as Áreas de Preservação Permanente? Justifique. 
26 - Sobre quais áreas recaem a Reserva Legal?
27 - Qual a única forma ambientalmente correta de destinação final de resíduos sólidos? Por quê? 
28 - Faça um paralelo com as características e diferenças entre: lixão, aterro controlado e aterro sanitário. 
29 - Quais as consequências do chorume para o meio ambiente? 
30 - Qual a destinação correta para resíduos industriais contaminados? 
31 - Cite as diferenças do EIA e do RIMA? 
32 - Existem EIA independente do RIMA? Justifique. 
33 - O que é Sistema de Gestão Ambiental? 
34 - Qual a sua finalidade (SGA)? 
35 - Qual a norma técnica que normatiza as regras do SGA?

Continue navegando