Buscar

CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
PROFESSORA JOYCE
Considerações gerais
1.1 Conceito - A Contabilidade de Custos é um ramo da contabilidade orientado para o registro, a organização a análise e a interpretação dos dados relacionados à produção ou à prestação de serviços, podendo ser aplicada às empresas industriais e a qualquer outro tipo de empresa, como por exemplo: bancos, seguradoras, empresas de transportes etc. 
As técnicas de contabilidade de custos constituem um poderoso instrumento nas mãos do administrador para o eficiente desempenho de suas funções, pois fornecem informações capazes de atingir três objetivos principais de qualquer empresa:
Determinação do lucro;
Controle das operações;
Tomada de decisões. 
CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO FONTE DE INFORMAÇÕES
A determinação dos custos dos fatores de produção;
A determinação dos custos de qualquer natureza;
A determinação dos custos dos setores de uma organização;
A redução dos custos dos fatores de produção de qualquer atividade ou de setores da organização;
O controle das operações e das atividades de qualquer organização;
A administração, quando esta deseja tomar uma decisão, estabelecer planos ou solucionar problemas especiais;
O levantamento de custos dos desperdícios do tempo ocioso dos empregados, da ociosa dos equipamentos, dos produtos danificados, do tempo necessário para manutenção ou conserto, dos serviços de garantia de produtos;
A determinação da época em que se deve desfazer de um equipamento, isto é, quando as despesas de manutenção e reparos ultrapassem os benefícios advindos da utilização do equipamento;
A determinação dos custos de pedidos não satisfeitos;
A determinação dos custos dos inventários com a finalidade de ajudar o cálculo do estoque mínimo de segurança, do lote mais econômico de compra, da época da compra;
O estabelecimento dos orçamentos.
Campo de aplicação
O campo de aplicação da Contabilidade de Custos abrange o Patrimônio das empresas industriais.
Empresa industrial é aquela cuja principal atividade é a transformação de matéria prima em produtos. 
O que diferencia as empresas industriais dos demais tipos de organizações são as atividades operacionais de produção que se caracterizam pela transformação de matérias primas em produtos industrializados. 
A atividade de transformação denomina-se produção industrial ou processo de fabricação, porém não é apenas a transformação que determina a produção industrial; ela pode ocorrer em função da transformação, do beneficiamento, da montagem de peças e da restauração.
 
Tipos de indústrias
Indústrias de transformação – a transformação de matérias primas pode ocorrer por processo mecânico, térmico ou químico. Exemplos: indústria de móveis de madeira (a partir da madeira, fabricam mesas, dormitórios, cadeiras, etc.), indústrias siderúrgicas transformam minério de ferro em lingotes; indústrias petrolíferas ( a partir do petróleo, produzem gasolina, óleo, gás, parafina etc.).
 
Indústria de beneficiamento – a atividade industrial de beneficiamento é a operação que visa modificar, aperfeiçoar e até mesmo dar melhor aparência ao produto sem que haja transformação. Exemplos: Empresas beneficiadoras de arroz; Castanha (apenas retiram as cascas e as impurezas). Existem indústrias que se especializam no beneficiamento de peças para outras indústrias, isto é, recebem peças inacabadas e as aperfeiçoam por meio de polimentos, limagem, etc.
 
 Indústria de montagem de peças – o produto final desse tipo de indústria resulta na montagem de peças produzidas normalmente pelas indústrias de transformação. Exemplo: Indústrias de automóveis, de aparelhos de Som; Televisores; celulares etc. 
 
Indústria de Restauração ou recondicionamento – Recuperação de produtos usados ou deteriorados – Ex. Retificadora de motores, recauchutadoras de pneus.
 
Classificação das Indústrias quanto a natureza dos produtos que produzem:
Indústria de Produtos metalúrgicos
Ferro e aço
Produtos metalúrgicos não ferrosos
Estruturas metálicas
Utensílios domésticos
Indústria de produtos mecânicos
Motores de combustão interna
Rolamentos
Câmaras e balcões frigoríficos
Exaustores; ventiladores industriais
Máquinas e Aparelhos industriais
Indústria de material elétrico e de comunicação
Motores, geradores e transformadores
Lâmpadas e pilhas elétricas
Classificação das Indústrias quanto a natureza dos produtos que produzem:
Indústria de produtos de madeira
Móveis
Pisos
Indústria de alimentos
Indústria de vidro
Indústria de materiais plásticos
Indústria de confecções
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
O trabalho da Contabilidade de custos – Nas grandes empresas, principalmente as industriais, a contabilidade de custos deve ficar subordinada a uma controladoria ou a uma diretoria financeira. 
Ela deverá trabalhar em sintonia com a Contabilidade, recebendo desta orientação no que se referem a políticas, diretrizes, critérios e procedimentos, devendo haver perfeita integração e coordenação entre os dois componentes.
Responsável pela Contabilidade de Custos
Sendo um ramo da Ciência Contábil deverá ser executada por contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Esse procedimento está formalizado na Resolução CFC 560/83, que dispõe sobre as prerrogativas profissionais.
Responsável pela Contabilidade de Custos
O contador de custos é um especialista da informação, portanto antes de desenvolver sua atividade, deverá conhecer o processo produtivo e as relações entre os diversos setores da entidade.
 
O processo produtivo deve ser olhado inicialmente de modo global. Ele vai desde o planejamento da produção, considerando planilhas e orçamentos, até a expedição dos produtos para os clientes, passando por todas as fases de controle. 
 
Responsável pela Contabilidade de Custos
O processo produtivo deve ser olhado inicialmente de modo global. Ele vai desde o planejamento da produção, considerando planilhas e orçamentos, até a expedição dos produtos para os clientes, passando por todas as fases de controle. 
É necessário que o contador de custos conheça muito bem o que acontece dentro da empresa e também no ambiente externo. Deve conhecer o como e o porquê de cada atividade, ter uma visão clara do ciclo operacional. 
Seria recomendável que o contador de custos, antes de assumir o cargo, passasse por estágio nos diversos setores operacionais e administrativos da entidade para entender melhor as atividades.
Responsável pela Contabilidade de Custos
O contador de custos deverá desenvolver ações para familiarizar os usuários da Contabilidade de Custos com os princípios, critérios e procedimentos básicos, pois esses usuários não se utilizam de modo adequado das informações contábeis por desconhecerem como elas são organizadas e suas verdadeiras potencialidades.
Um dos usuários externos mais conhecidos da contabilidade é o governo, que vem desde muito tempo influenciando e dando contornos exclusivos ao trabalho da Contabilidade de Custos. 
Essa influencia é tão marcante que a maioria das pessoas que não conhece as verdadeiras finalidades dessa especialização da Contabilidade, pensa que o contador de custos somente desenvolve seu trabalho para atender o governo, que no entanto não passa de apenas mais um usuário e não deve ser considerado o mais importante.
RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE DE CUSTOS
 Matemática e Estatística - Em algumas decisões a Contabilidade de Custos utiliza-se de instrumentos matemáticos e estatísticos que tornam mais úteis e exatas as informações produzidas. 
O contador de custos deve estar familiarizado com essas técnicas, pelo menos para poder entender-se com especialistas nesses assuntos, quando são chamados para ajudar na solução de problemas, na manipulação de dados coletados e na preparação de informações, sempre que as técnicas matemáticas e estatísticas sejam necessárias.
RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE DE CUSTOS
 Sistemas de Custeio – os sistemas de custeio são estabelecidos
em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das operações e das atividades da entidade.
 O contador de custos deverá, em conjunto com o usuário, analisar o melhor sistema a ser implantado. 
 Os sistemas permitem a acumulação dos custos por objeto de custeio e atenderão através do fornecimento de informações específicas, às diversas necessidades gerenciais.
Objetivos da Contabilidade de Custos 
Determinação da rentabilidade – em sentido amplo considera o desempenho da entidade e de seus componentes em todos os sentidos.
Controle de custos das operações de cada atividade no sentido de minimizá-los pela comparação constante entre dados previamente estabelecidos (como orçamentos, estimações e padrões) e os dados que realmente ocorreram. Descobrir erros avaliá-los economicamente e propor medidas corretivas.
Fornecer informações, aos diversos níveis gerenciais que as solicitam para atender a suas funções de planejamento e tomada de decisões.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando