Buscar

Inflação e Política Anti-inflacionária no Brasil

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
PRISCILA PRINCES GONÇALVES BARBOSA
1700938
Tema: Inflação e Política Anti-inflacionária no Brasil
RIO DE JANEIRO, 2018
DE ACORDO COM O TEXTO, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1 - Explique com suas palavras sobre a corrente monetarista da inflação.
É uma teoria econômica que defende que é possível manter a estabilidade de uma economia capitalista através de instrumentos monetários, pelo controle do volume de moeda disponível e de outros meios de pagamento. 
2 - Explique com suas palavras a corrente estruturalista da inflação.
Leva a entender que a inflação estaria relacionada estreitamente a tensões de custos, causado pela imperfeição na estrutura econômica. De acordo com a visão estruturalista, a causa da inflação tem associação com os conflitos distributivos, ou seja, na expectativa dos agentes manterem ou aumentarem sua posição dentro desse “bolo” econômico, os empresários defendem suas margens de lucro, trabalhadores procuram manter seus salários e o governo mantém sua parcela através de impostos, tarifas publicas e preços.
3 - Descreva sua compreensão sobre inércia inflacionária.
É muito simples, mesmo não concordando no rumo que isso nos leva, mas é um processo de reajuste automático de preços que se baseia na inflação passada.
4 - Quais os efeitos da indexação à inflação?
Como consequência da inflação, surge a indexação, sistema de aumento de preço em função de bens e serviços com valores elevados, afim de não existir algum com valor defasado. Esse processo de indexação ocorre para aumentar o valor dos produtos no futuro por causa de aumentos do passado com o objetivo de garantir o poder aquisitivo e o valor da moeda.
5 - Como eliminar a correção monetária formal (indexação formal) e como eliminar a indexação informal.
A eliminação da correção monetária formal pode ser feita, em princípio, pela revogação de leis ou normas que a autorizem ou determinem. Mas a indexação informal é diferente: extingui-la envolve alterar o comportamento dos agentes econômicos, abolindo práticas que eram, na época, arraigadas na conduta da generalidade dos agentes econômicos, por longos anos.
6 - Cite os elementos principais do Plano Real.
Os elementos principais do Plano Real, fixadas por Medida Provisória em 27 de fevereiro de 1994, foram: 
Eliminação da indexação formal; 
Criação de uma unidade de conta, a URV (Unidade Real de Valor), equivalente a cerca de US$ 1, e que teria seu valor em moeda nacional atualizado a cada dia, por um índice calculado como uma média dos principais índices de inflação. A URV era uma espécie de pré-moeda, pois seria, após um período de transição, transformada na nova unidade monetária, o real; 
Conversão dos salários em URVs, pela média real dos quatro meses anteriores; 
Determinação de que novos contratos fossem estabelecidos em URVs, enquanto os vigentes deveriam ser convertidos nessa unidade, por acordo entre as partes, até o momento em que a URV se transformasse em moeda, deixando de existir o padrão monetário anterior (nesse momento, a conversão seria compulsória, e todos os preços passariam a ser expressos em URVs, transformadas agora em reais, a nova moeda). Nota-se que o objetivo aqui é essencialmente o mesmo que se procurou atingir com o congelamento: promover a passagem de uma moeda “velha”, que se deteriorava diariamente, para uma moeda “nova”, imune a essa deterioração. Só que no caso anterior essa passagem, e principalmente a conversão de uma moeda na outra, era determinada compulsoriamente; enquanto no caso da URV havia uma apenas indução para tal passagem — uma indução forte, é verdade, pois havia um prazo para tal — e espaço para negociação. A negociação seria um elemento importante para evitar distorções, provocadas por conversões de preços inadequadas (de que houvera numerosos exemplos, no Plano Cruzado 9). 
7 - O que significa uma política de metas de inflação?
As autoridades econômicas fixam um nível de inflação considerado factível, para o ano subsequente, admitindo uma dada margem de variação; e adotam medidas tendentes a manter a inflação dentro dessa meta. O principal instrumento usado para garantir a consecução desse objetivo é a fixação da taxa básica de juros (a chamada taxa SELIC), pelo Conselho de Política Monetária (COPOM), formado pelo presidente e diretores do Banco Central. 
Referências: https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060925_brasilrelatoriobg.shtml
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/substancial-esforco-anti-inflacionario-ja-foi-feito-diz-banco-central.html
http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/viewFile/26484/14429

Continue navegando