Buscar

lista de exercicio da aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
AULA 1 – Grandezas Físicas e Sistemas de Unidades
QUESTÃO 1 – Alguns prefixos das unidades do SI são usados na linguagem coloquial. (a) Quanto ganha por semana um funcionário cujo salário anual é KR$ 36 (36 quilorreais)? O prêmio de uma loteria é de 10 megarreais, que serão pagos em parcelas mensais iguais durante vinte anos. Quantos reais o felizardo vai receber por mês? 
QUESTÃO 2 – A Terra tem a forma aproximadamente esférica, com um raio de 6,37x106 m. (a) Qual é a circunferência da Terra em quilômetros? (b) Qual é a superfície da terra em quilômetros quadrados? (c) Qual é o volume da Terra em quilômetros cúbicos?
QUESTÃO 3 – Enrico Fermi uma vez observou que um tempo de aula (50 min) é aproximadamente igual a 1 microsséculo. Qual é a duração de 1 microsseculo em minutos e qual o erro percentual da aproximação usada por Fermi?
QUESTÃO 4 – Sabe-se que três grandezas físicas são relacionadas a partir da seguinte equação E=Xc, onde E tem dimensão de energia (ML2T-2) e c tem dimensão de velocidade (LT-1). Qual a dimensão da unidade X? Você saberia informar qual o nome desta grandeza? 
QUESTÃO 5 – Considere dois deslocamentos, um de módulo 3 m e outro de módulo 4 m. mostre como os vetores deslocamento devem ser combinados para que o módulo do deslocamento resultante seja (a) 7m, (b) 1m e (c)5m.
QUESTÃO 6 – Um carro viaja 50 km para leste, 30 km para o norte e 25 km em direção 30° a leste do norte. Represente os movimentos do carro em um diagrama vetorial e determine o deslocamento total do veículo em relação ao ponto de partida.
QUESTÃO 7 – Dois vetores são dados por a = 4i-3j+k e b=-i+j+4k. Calcule (a) a+b, (b) a-b e (c) um vetor c tal que a-b+c=0. Atenção: As letras em negrito são representações de vetores, portanto todas as operações são vetoriais.
QUESTÃO 8 – Considere um vetor a no sentido positivo do eixo dos x, um vetor b no sentido positivo do eixo dos y e um escalar d. Qual é a orientação do vetor b/d se d for (a) positivo e (b) negativo? Qual é o módulo de (c) a∙b e a∙b/d? Qual é a orientação de (e) a
b e (f) b
a? (g) Quais são os módulos dos produtos vetoriais em (e) e (f)? (h) Qual é o módulo e a orientação de a
b/d? Atenção: As letras em negrito são representações de vetores, portanto todas as operações são vetoriais.
Sucesso e bons estudos!
Universidade Federal do Ceará
Instituto Universidade Virtual
Instituto UFC Virtual
Licenciatura em Química
Disciplina: Física Introdutória I
Prof. Herbert Lima, � HYPERLINK "mailto:herbert@virtual.ufc.br"��herbert@virtual.ufc.br�
Instituto Universidade Virtual
Pró-Reitoria de Graduação
_1368473162.unknown
_1368473248.unknown
_1368473137.unknown

Outros materiais