Buscar

AV 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANGELA MARIA CUNHA DA MOTTA TELLES
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/11/2014 13:10:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201308331716)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"A futura Argentina e o Brasil apresentaram, desde o início, semelhanças e diferenças nas quais é útil nos determos antes de começar nossa história." 
(FAUSTO, Boris e DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada. São Paulo: Ed 34, 2004) 
Aponte as características apresentadas pela distinta trajetória do Brasil e Argentina no século XIX.
		
	
Resposta: Uma das caracteristicas que diferencia o Brasil e Argentina, foi que após o processo de independencia do Brasil, o país continuou com a monarquia absolutista,enquanto os outros países da américa latina que conquistaram sua independencia como a Argentina, seguiram para uma república.
	
Gabarito: O aluno deve salientar os processos de conflitos gerados pelas metrópolis, organização política dada pela presença da corte.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Importante observar que o Brasil tranformou-se após a idependência em um Estado Imperial Constitucional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308330784)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após a declaração de independência, em 1822, forma-se um acordo para o governo do Brasil. Que grupos fizeram parte deste pacto?
		
	 
	comerciantes portugueses e fazendeiros do sudeste, temerosos da recolonização do Brasil
	
	mineradores sulistas e canavieiros nordestinos, interessados no controle da nascente indústria metalúrgica em Santa Catarina
	
	comerciantes norte-americanos, para quem D. Pedro I não passava de um fantoche a seu mando
	
	agitadores republicanos, subornados com cargos na nascente administração imperial
	
	comerciantes portugueses e fazendeiros nordestinos, preocupados com a competição indiana sobre o algodão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308330885)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
		
	
	Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
	
	a Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
	
	nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
	 
	a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
	
	as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se "Juntas Constitucionais".
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308330878)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A Constituição de 1824 simbolizava o verdadeiro caráter ideológico da aristocracia rural da época: liberal na forma, conservadora na pratica." 
Marque a alternativa que melhor explica a frase supracitada.
		
	
	O sistema político brasileiro, após a independência, era descentralizado, isto é, os governos municipais eram independentes dos governos provinciais e estes por sua vez eram independentes do governo central.
	
	Rompendo com a tradição colonial, a igreja católica não ficou mais subordinada ao Estado brasileiro.
	
	As elites que tomaram o poder, em 1822, não eram ligadas á economia de exportação e importação e, portanto, não tinham o interesse de manter as tradicionais estruturas de produção, cuja base era o trabalho escravo e a grande propriedade. Almejavam profundas mudanças estruturais.
	 
	Com a constituição de 1824, além dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o imperador poderia contar ainda com o poder moderador. Poder pessoal e exclusivo que legalizava o seu absolutismo. Era ainda assessorado pelo conselho de Estado, que também era vitalício e nomeado pelo imperador.
	
	Após a independência do Brasil, alguns grupos interessados em promover o desenvolvimento da indústria nacional e abolir o tráfico de escravos ganharam força.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308502474)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual acontecimento político do Primeiro Reinado provocou a eclosão de uma revolta no nordeste do país?
		
	
	Tratado de reconhecimento da independência Brasil-Portugal.
	
	Tratado comercial Brasil-Inglaterra.
	 
	Confederação do Equador.
	
	Guerra da Cisplatina.
	 
	Constituição de 1824.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308330869)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analisando o texto Visões da Liberdade de Sidney Chalhoub, podemos obserbar o intenso debate promovido pelo autor sobre a ideia de liberdade durante o regime escravista em contraponto a concepções conolidadas da historiografia e das Ciências Sociais Brasileira. Mas uma leitura mais atenta aponta as fontes de escravos que abasteciam as zonas cafeeiras do sudeste após a proibição do trafico escravista. Como que estas áreas cafeeiras eram abastecidas?
		
	
	O tráfico ilegal, que foi largamente praticado até o fim da escravidão no Brasil, era a maior fonte de escravos para as regiões cafeeiras.
	
	O aumento da população cativa nesta região deveu-se, exclusivamente, a melhora nas condições de tratamento dos escravos e o investimento no processo de reprodução endógena, gerando um quantitativo capaz de compensar o fim do tráfico de escravos.
	
	Os escravos oriundos das regiões de produção de mate, no sul do país, em decorrência da crise produtiva naquela região, passaram a ser vendidos para o sudeste.
	 
	O maior fluxo de escravos em direção às áreas cafeeiras decorreu da diminuição da atividade produtiva na região nordeste.
	 
	Escravos urbanos eram deslocados em massa para a rentável atividade cafeeira no vale do Rio Paraíba, desabastecendo completamente de escravos cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308330889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os exames dos dados sobre o tráfico negreiro para o Brasil e as conseqüências de sua extinção permitem afirmar: 
Número de escravos introduzidos no país
	ANO
	Nº de Escravos
	1845
	19453
	1846
	50325
	1847
	56127
	1848
	60000
	1849
	54000
	1850
	23000
	1851
	3278
	1852
	700
Fonte: Olavo Leonel Ferreira. História do Brasil. São Paulo, Ática, 1978, pág. 215
		
	
	O número de escravos trazidos em 1852 reflete também as conseqüências da Lei do Ventre Livre.
	
	A diminuição do número de cativos introduzidos em 1850, com relação ao ano anterior, reflete apenas a repressão inglesa do "Bill Aberdeen".
	
	Os capitães dos navios negreiros aumentaram suas atividades em 1851 também como reflexo da Lei Nabuco de Araújo.
	
	O menor número de escravos introduzidos em 1850, com relação ao ano anterior, reflete também as providências trazidas pela Lei Rio Branco ou do Ventre Livre.
	 
	O aumento da cafeicultura necessitava de mão-de-obra e, terminado o fluxo africano, foi incentivada a imigração branca européia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308330942)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Vimos que logo após a Independência, começaram as divergências e os conflitos entre as elites que haviam participado do processo para definir as bases de constituição do novo Estado brasileiro e para ocupar um lugar central no governo desse novo Estado. Essas elites eram representadas por dois grupos antagônicos:um deles, liderado por Gonçalves Ledo e outro liderado por José Bonifácio. Que tipo de Estado cada um desses grupos defendia?
		
	
Resposta: O grupo liderado por Gonçalves Ledo, mais radical, lutando contra os bonifacianos, e o grupo liderado por Jose Bonifacio, mais conservador, procurando manter um governo monarquico sem uma desetruturação governamental, a favor do fim do trafico de escravos e da escravidão.
	
Gabarito: O grupo de Gonçalves Ledo era mais exaltado na defesa de suas propostas que incluíam uma maior autonomia das províncias, a eleição direta para a Assembléia Constituinte e um maior controle do poder do Imperador pelo Parlamento enquanto que o grupo liderado por José Bonifácio, mais moderado tendo conseguido, por exemplo, que a eleição para a Assembléia Constituinte fosse indireta e que o Conselho de Procuradores tivesse apenas um caráter consultivo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308483183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após um longo período de crise, a Espanha implementou profundas reformas , conhecidas como bourbônicas. Tais medidas repercutiram sobre as colônias espanholas na América. Entre as medidas, é incorreto dizer que:
		
	 
	A economia colonial foi totalmente modificada, tendo a indústria sido incentivada.
	
	Nas vilas mais importantes, a derrama seria feita, ou seja, a cobrança dos impostos sobre o ouro seria realizada.
	
	O tratado de Madri foi assinado por essa época, definindo os territórios da Espanha e Portugal.
	
	Nas províncias foram criados o cargo de Intendente, responsável pelo recolhimento dos impostos.
	
	Houve o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308330801)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Brasil conseguiu protelar por muito tempo as medidas efetivas para enfrentar o problema secular da escravidão no país. Muito embora, desde 1831, tenham sido previstas, por uma primeira lei, duras penas para os traficantes de escravos, o tráfico continuou intenso durante muitos anos, quando uma nova lei entrou em vigor, no Segundo Reinado. Essas duas leis acima citadas foram, respectivamente:
		
	 
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado firmado entre o Brasil e a Inglaterra, em 1826; a segunda lei (1850), a Lei Eusébio de Queirós
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado entre o Brasil e a Inglaterra; a segunda lei (1850), a Lei do Sexagenário
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um pacto entre o Estado e os plantadores; a segunda lei (1871), a Lei do Ventre Livre
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado firmado entre o Brasil e a França, em 1826; a segunda lei (1850), a Lei do Ventre Livre
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado entre o Brasil e a França; a segunda lei (1850), a Lei Eusébio de Queirós

Outros materiais