Buscar

apol pratica profissional

Prévia do material em texto

Apol.....Questão 1/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Considere a seguinte informação: 
“É papel da escola [...] facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 74. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a escola e a produção verbal (oral e escrita), é correto afirmar que, para a escrita ser utilizada de forma significativa pelos alunos, é preciso que ela ocorra:
Nota: 20.0
	
	A
	com o intuito de dizer algo a alguém.
Você acertou!
“Os alunos têm desenvolvido, devido a uma necessidade de cumprir tarefa escolar, apenas a habilidade de preenchimento de folha em branco. Na verdade, nunca aprenderam a utilizar a escrita de forma significativa, ou seja, com o intuito de dizer algo a alguém” (livro-base, p. 59).
	
	B
	de acordo com modelos canonizados.
	
	C
	com o escritor sendo capaz de grafar corretamente as palavras.
	
	D
	visando a precisão gramatical.
	
	E
	por meio da utilização de conceitos formais e complexos da gramática normativa.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem ‘línguas estrangeiras’), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALVET, L. J. Sociolinguística: Uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 114. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto e textualidade, os fatores de ordem interna ao texto, ou seja, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, com a organização das partes do texto, são:
Nota: 20.0
	
	A
	informatividade e situacionalidade.
	
	B
	coesão e intertextualidade.
	
	C
	coesão e coerência.
Você acertou!
“O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...], de ordem interna, relacionado à organização das partes do texto” (livro-base, p. 69).
	
	D
	coerência e intencionalidade.
	
	E
	aceitabilidade e informatividade.
Questão 3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todas as variedades da língua são valores positivos. Não será negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudarão em nada esses usos de níveis culturalmente inferiores, como alguns equivocadamente pensam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUFT, C. P. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 2002. p. 69. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os estudos da sociolinguística em relação à variação linguística, a variante de uma língua que geralmente serve como parâmetro para os meios de comunicação social é a norma denominada:
Nota: 20.0
	
	A
	descontextualizada
	
	B
	padrão
Você acertou!
“Norma padrão é o conjunto de formas e construções de uma língua utilizada por pessoas de elevado grau de escolaridade e que vivem em grandes centros urbanos. Além disso, serve como parâmetro para os meios de comunicação social e para atividades administrativas da vida pública” (livro-base, p. 42).
	
	C
	invariável
	
	D
	inculta
	
	E
	incorreta
Questão 4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Amontoar um punhado de boas ideias e aplicar regras gramaticais não garante a qualidade do texto. Além de soltura para escrever, é necessário conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZO, R. Escrita criativa: O prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 38. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a pontuação e a paragrafação de um texto, é correto afirmar que o uso inadequado ou a ausência de parágrafos e de pontuação em um texto:
Nota: 20.0
	
	A
	comprometem completamente a textualidade.
	
	B
	podem dificultar a compreensão do leitor.
Você acertou!
“Um problema que não chega a comprometer a textualidade, mas que pode provocar dificuldades na leitura, está relacionado ao uso de parágrafos e sinais de pontuação” (livro-base, p. 261).
	
	C
	são recursos eficazes para auxiliar o leitor a compreender sem problemas qualquer gênero textual.
	
	D
	são soluções para os problemas relacionados à coesão e à coerência textuais.
	
	E
	são recursos desnecessários para a construção sintático-semântica de qualquer gênero textual.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRETTI, D. Sociolinguística: Os níveis de fala. São Paulo: EDUSP, 2003. p. 11. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
Nota: 20.0
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma da outra.
Você acertou!
“Nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem: o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros” (livro-base, p. XIX).
	
	C
	historicamente desvinculadas uma da outra.
	
	D
	dissociados socialmente uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.

Continue navegando