Buscar

enade2018 2 ciencias contabeis

Prévia do material em texto

A articulação indígena-quilombola vem-se consolidando em Oriximiná, no Pará, desde 2012, com o objetivo de incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios comuns. A aliança possibilitou, em 2015, a reaproximação entre índios da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana e os quilombolas da Terra Quilombola Cachoeira Porteira, cujas relações, no processo de regularização de suas terras, haviam assumido ares de conflito. Reunidos no Quilombo Abuí, escolhido como local neutro e livre de influências externas, em maio de 2015, lideranças indígenas e quilombolas de ambas as terras, com a mediação de lideranças quilombolas de outras comunidades, acordaram os limites territoriais para fins de regularização fundiária. O acordo foi oficializado junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual.
Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2016 (adaptado).
A análise dessa situação evidencia a importância da
autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
intervenção prévia do Estado em situações de potencial conflito entre povos tradicionais.
urgência de regularização das terras quilombolas e indígenas, priorizando-se áreas isentas de conflitos.
definição, por atores externos, dos desafios comuns a serem enfrentados pelos povos tradicionais.
participação do Ministério Público nas negociações de limites territoriais entre quilombolas e indígenas.
Gabarito
No texto é apresentado as lideranças indígenas e quilombolas debatendo como podem solucionar seus conflitos territoriais sem a participação de outras pessoas, sem o auxílio de externos. Por isso a resposta correta para a questão é a letra a= Autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
A alternativa b é incorreta porque o texto é sobre a parceria entre indígenas e quilombolas, em nenhum momento aborda sobre o Estado.
Já na terceira alternativa, o artigo diz respeito a um acordo para que indígenas e quilombolas, e não da necessidade de regularizar as terras por parte do Estado.
Na alternativa D, o texto não trata de intervenção do Estado, mas do acordo entre os já mencionados.
A letra e não condiz com o texto porque não existe intervenção do Ministério Público na ação.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12703385#readmore
Gabaritotext_format
2
O plágio é daqueles fenômenos da vida acadêmica a respeito dos quais todo escritor conhece um caso, sobre os quais há rumores permanentes entre as comunidades de pesquisa e com os quais o jovem estudante é confrontado em seus primeiros escritos. Trata-se de uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. Como regra, o plágio desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica, viola essencialmente a identidade da autoria e o direito individual de ser publicamente reconhecido por uma criação. Por isso, apresenta-se como uma ofensa à honestidade intelectual e deve ser uma prática enfrentada no campo da ética. Na comunicação científica, o pastiche é a forma mais ardilosa de plágio, aquela que se autodenuncia pela tentativa de encobrimento da cópia. O copista é alguém que repete literalmente o que admira. O pasticheiro, por sua vez, é um enganador, aquele que se debruça diante de uma obra e a adultera para, perversamente, aprisioná-la em sua pretensa autoria. Como o copista, o pasticheiro não tem voz própria, mas dissimula as vozes de suas influências para fazê-las parecer suas.
DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, Vitória (ES), ano 3, v. 1, n.3, p.11-28, jan./jun. 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.
Gabarito
 A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
Gabaritotext_format
3
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Gabarito
As tecnologias da informação e comunicação, correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres, e, deste modo, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si.
 
Gabaritotext_format
4
Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2016.
A partir das ideias sugeridas pela charge, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A adoção de posturas de consumo sustentável, com descarte correto dos resíduos gerados, favorece a preservação da diversidade biológica.
PORQUE
II. Refletir sobre os problemas socioambientais resulta em melhoria da qualidade de vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabarito
Menos problemas socioambientais e gerando maior qualidade de vida.
 
Gabaritotext_format
5
Quanto aos objetivos do Planejamento da perícia estão corretas as afirmações abaixo, Exceto:
Conhecer o objeto da perícia, afim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam a revelação da verdade.
Oferecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido.
Prever potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia.
Manter contato com o Juiz e os Advogados afim de estabelecer a quantidade de reuniões com os mesmos.
Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.
Gabarito
De acordo Com a NBC TP01:
Objetivos
Os objetivos do planejamento da perícia são:
conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam àrevelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide;
definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia;
estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido;
identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia;
identificar fatos importantes para a solução da demanda, de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária;
identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia;
estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares;
facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.
Gabaritotext_format
6
Na auditoria das demonstrações contábeis, o auditor deve efetuar o estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos da entidade, com a finalidade principal de:
Determinar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria.
Verificar se os sistemas funcionam da forma como estão previstos.
Proporcionar a emissão de relatório de recomendação de melhorias requeridas.
Constatar pontos fracos e ineficientes que possam gerar fraudes e erros.
Proporcionar conhecimentos básicos sobre a empresa e sua organização.
Gabarito
De acordo Com a NBC TA200:
Julgamento profissional (ver item 16)
 
A25. O julgamento profissional é essencial para a condução apropriada da auditoria. Isso porque a interpretação das exigências éticas e profissionais relevantes, das normas de auditoria e as decisões informadas requeridas ao longo de toda a auditoria não podem ser feitas sem a aplicação do conhecimento e experiência relevantes para os fatos e circunstâncias. O julgamento profissional é necessário, em particular, nas decisões sobre:
a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria aplicados para o cumprimento das exigências das normas de auditoria e a coleta de evidências de auditoria;
Gabaritotext_format
7
A JP Transportes e Serviços LTDA. opera uma frota de caminhões de entrega em uma grande área metropolitana do Rio de Janeiro. Um cuidadoso estudo realizado pelo analista de custos da empresa determinou que, se um caminhão percorre 120 mil quilômetros durante um ano, o custo operacional médio é de R$1,16 por quilômetro. Se um caminhão percorre apenas 80 mil quilômetros durante um ano, o custo operacional médio sobe para R$1,36 por quilômetro. Usando o método dos pontos extremos pode-se afirmar que o custo fixo anual e o custo variável por quilometro das operações dos caminhões será de:
Custo variável: R$0,76; Custo Fixo: 48.000,00.
Custo variável: R$7,60; Custo Fixo: 480.000,00.
Custo variável: R$760; Custo Fixo: 4.800.000,00.
Custo variável: R$0,76; Custo Fixo: 30.400,00.
Custo variável: R$1,36; Custo Fixo: 24.000,00.
Gabarito
Gabaritotext_format
8
Com relação ao método de gestão de custos denominado Custeio Variável, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:
(   ) É um método de custeio utilizado para fins gerenciais, não sendo admitido o seu uso para efeito contábil e fiscal.
(   ) Os custos fixos são tratados como custos do período e não como custos do produto, sendo alocados ao DRE.
(   ) A desvantagem do método é que não permite à empresa conhecer a margem de contribuição dos seus produtos.
F – V – F.
F – V – V.
V – F – F.
V – V – F.
V – F – V.
Gabarito
A última afirmativa está errada, pois é pelo custeio variável que se obtém a margem de contribuição subtraindo-se das Receitas os Gastos Variáveis.
Gabaritotext_format
9
Uma empresa adquiriu, em 02/01/2016, dois ativos: um veículo e um imóvel. O veículo foi adquirido por R$ 90.000,00 e foi estipulado valor residual de R$ 20.000,00. O imóvel, por sua vez, foi adquirido por R$ 600.000,00, sem valor residual. A vida útil econômica do veículo é de 5 anos, enquanto que a do imóvel é de 10 anos. Por uma determinação da gestão da empresa, o veículo será depreciado utilizando o método da soma dos dígitos (decrescente) e o imóvel será depreciado via método linear (ou cotas constantes).
Considerando que a empresa possui somente esses dois ativos em seu imobilizado, qual o valor contábil do veículo e do imóvel, respectivamente, em 31/12/2017?
28.000 e 480.000.
48.000 e 480.000.
42.000 e 120.000.
0.000 e 600.000.
0.000 e 800.000.
Gabarito
Depreciação do veículo:
O método é a soma dos dígitos. Logo, 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 15
Valor depreciável do veículo: 90.000 – 20.000 = 70.000
Depreciação no primeiro ano: 5 / 15 x 70.000 = 23.333,33
Depreciação no segundo ano: 4 / 15 x 70.000 = 18.666,67
Depreciação acumulada ao término de 2 anos: 23.333,33 + 18.666,67 = 42.000
 
Depreciação do imóvel:
O método é o linear. Não há valor residual. Logo, a depreciação anual é de 600.000 / 10 =
60.000 por ano.
Ao término de dois anos, a depreciação acumulada do imóvel é de R$ 120.000 (60.000 do primeiro ano + 60.000 do segundo ano).
Perceba, no entanto, que o exercício solicita o valor contábil de cada item do imobilizado, ou seja, o valor de aquisição líquido da depreciação acumulada. Sendo, assim:
Veículo = 90.000 – 42.000 = 48.000
Imóvel = 600.000 – 120.000 = 480.000
Gabaritotext_format
10
Quando a participação societária for permanente e relevante, o efeito gerado por prejuízos apurados na investida deve ser registrado pela empresa controladora da seguinte forma:
D – Lucros/ prejuízos acumulados
C – Participação societária – ANC – investimentos
D – Participações societárias - ANC – investimentos
C – Lucros e prejuízos acumulados
D – Lucros e prejuízos acumulados
C – Participações nos resultados de coligadas e controladas
D – Participações nos resultados de coligadas e controladas
C – Lucros e prejuízos acumulados
D – Participações nos resultados de coligadas e controladas
C – Participações societárias – ANC– investimentos
Gabarito
Apresentado resultado negativo na equivalência, D - resultado negativo de equivalência (resultado) e C - Investimentos - Participações (ANC).

Continue navegando