Buscar

QUESTÃO PSICODIAGNOSTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerado que a entrevista inicial tenha cumprido adequadamente suas funções descreva os resultados esperados para a mesma?
Ao final da entrevista, o profissional terá informações sobre o motivo pelo qual o paciente solicitou o atendimento. Por meio das observações pode-se perceber também seu comportamento diante do entrevistador. Através da condução da entrevista pode-se constatar os motivos latente e manifesto do paciente, como a formulação as hipóteses sobre os motivos, histórico de vida, fantasias e o objetivo. O contrato de trabalho também pode ser realizado.
Descreva em que consiste e a importância do registro não verbal durante as etapas do processo psicodiagnóstico?
Primeiramente, através do comportamento, gostos, expressões, o paciente pode revelar incongruências sobre alguma informação que já tinha sido proferida. Segundos, através das fantasias e das representações das crianças. Ou pessoas sem capacidade de falar (Traumas) quando relacionado a algum assunto. Podem revelar sintomas de assuntos recalcados.
Descreva as especificidades do informe psicodiagnóstico quando enviado a um outro psicólogo?
Informar ao outro profissional as questões investigadas, deve ser feito o respeito dos sintomas histórico social, situações e estados psicológicos.
No que se refere à técnica de devolução do processo psicodiagnóstico ao psicólogo a fim de efetuar tão importante etapa de forma satisfatória?
Deve ser encaminhado ao paciente e a quem for de direito (escola, etc....). A linguagem deve ser de acordo com o tipo de escolaridade de cada pessoa que solicitou o psicodiagnóstico, a fim de mostrar uma resposta esclarecedora.
EM TODAS AS ATIVIDADE CLÍNICAS, INCLUSIVE NO PSICODIAGNÓSTICO, É IMPORTANTE E NESSARIO PARTIR DEUM ENQUADRE. EXPLIQUE EM QUE CONSISTE O MESMO E DESCREVA A SUA IMPORTÂNCIA?
Em todas as atividades clínicas é necessário a partir de um enquadre. E o enquadre pode ser mais estrito, mais amplo, mais permeável. Dependendo da modalidade de trabalho individual o enquadre inclui modo de formulação do trabalho, o objetivo, lugar onde será realizado e quando, o valor a ser cobrado, o que vai ser preciso (Tipo qual tipo de teste), o horário que acontecerá os encontros, etc.
COMENTE A IMPORTÂNCIA DA EXPERÊNCIA CLÍNICA DO PROFISSIONAL A FIM DE REALIZAR ADEQUADAMENTE A DEVOLUÇÃO DOS RESULTADOS DO PROCESSO PSCODIAGNÓSTICO?
É importante a experiência clínica do profissional. Pois na entrevista de devolução, ele irá percebendo as reações do receptor. Nessa devolução ele vai entregar a partir de detalhes mais simples para a mais complexo. E aí vai observando as reações do outro até perceber o momento de para conforme a reação de quem recebe a devolução.
O papel do psicólogo é passivo (observador) e ativo (atitude atenta na compreensão da problemática do entrevistado). Na lutoterapia, a criança expressa suas fantasias e sentimentos que possibilitam o extravasamento das energias positivas e negativas. Através do brincar, medo, angústia e desapego podem ser superados. O Ludodiágnóstico é um instrumento de investigação clínica no qual, por meio da utilização de brinquedos, estruturados ou não o profissional procura estabelecer um vínculo terapêutico com a criança, visando ao diagnóstico de sua personalidade.
Genotograma: Relação do indivíduo com a família (Se é mais próximo, afastado, rompimento, etc). História de vida (Relações vivenciais, possíveis traumas, doenças psicológicas, se é alcoólatra). Filhos os pais genéticos ou não, de relacionamentos com outro parceiro. Morte (falecimento) símbolo, nascimento e morte (Datas). Relação saudável ou não com a mãe, pai e irmãos. A técnica é aplicada na primeira ou segunda sessão (individual ou família).
A-Sintomas repetitivos (padrões de relação de conflitos que se repetem na família através das gerações)
B- Coincidência de datas (Ex: morte de um membro ocorrendo ao mesmo tempo que se inicia um sintoma).
C- Impacto das mudanças ou transições inoportunas no ciclo vital (Casamento, mortes, inesperados, etc).
Entrevistador: Estar inteiramente disponível para o outro naquele momento e ouvi-lo sem a interferência de questões pessoais; ajudar o paciente a se sentir a vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho; facilitar a expressão dos motivos que levaram as pessoas a ser encaminhada ou a buscar ajuda.
Laudo psicológico identificação: Refere-se à descrição dos dados básicos do avaliado, como nome, de nascimento, idade, escolaridade, filiação, profissão etc.
Laudo psicológico descrição da demanda: Apresentação das informações referentes a motivos, queixas ou problemáticas apresentados.
Laudo psicológico conclusão: Destina-se a apresentar uma síntese do diagnóstico da avaliação realizada e/ou encaminhamento.
Laudo psicológico métodos e técnica: Refere-se à descrição dos recursos utilizados e resultados obtidos.
Parecer denominada discussão: Constitui-se na análise minuciosa da? Questão-problema? explanada e argumentada com base nos fundamentos necessários existentes seja na ética, na técnica ou no corpo conceitual da ciência psicológica.
É Finalidade do parecer emitido pelo psicólogo: Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação técnicas, de uma? Questão-problema?
É Finalidade do relatório psicológico? Apresentar resultados e conclusões da Avaliação Psicológica.
Dentre essas variáveis podemos incluir o aspecto Voyerista que se refere à: O psicólogo examina e perscruta com vários olhos o interior do paciente, enquanto se mantém preservado pela neutralidade e curta duração do vínculo. 
O objetivo de diagnóstico diferencial: São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Relação à história relativa à infância intermediária: É importante descrever o alargamento da rede de relações sociais da criança, pelo ingresso na escola. Desta forma deve-se levantar como foi essa experiência de separação, em termos das ansiedades da mãe e da criança, os padrões de impulsividade, agressividade, passividade, ansiedade ou comportamento anti-social frequente.

Continue navegando