Buscar

Redes_SNMP_MIB

Prévia do material em texto

8
FACULDAE DE TECNOLOGIA DOM AMAURY CASTANHO
FATEC ITU
SNMP E MIB
Redes de Computadores
Tailane Nascimento de Brito
Prof. Jaime Alexandre Matiuso
DEZEMBRO DE 2014
ITU/SP
SNMP E MIB
Redes de Computadores
Tailane Nascimento de Brito
Prof. Jaime Alexandre Matiuso
DEZEMBRO DE 2014
ITU/SP
Sumário
HYPERLINK \l "_Toc405557569" O que é o SNMP	4
HYPERLINK \l "_Toc405557571" Aplicação	4
HYPERLINK \l "_Toc405557572" Master Agent.:	4
HYPERLINK \l "_Toc405557573" Subagents.:	4
HYPERLINK \l "_Toc405557574" Management Station.:	5
HYPERLINK \l "_Toc405557575" MIB	5
HYPERLINK \l "_Toc405557576" Referências Bibliográficas	8
O que é o SNMP
SNMP significa Simple Network Management Protocol (Protocolo Simples de Gerência de Rede), é um protocolo padrão da internet para gerenciamento de redes IP. Basicamente esse protocolo é usado para o controle geral de redes TCP/IP complexas “onde os administradores podem gerenciar e configurar computadores de rede de um computador localizado centralmente em vez de ter que executar o software de gerenciamento de rede”. Ele possibilita tanto o monitoramento do desempenho de rede, quanto o acompanhamento de quem usa a rede e de como ela é usada.
Ele consiste de um conjunto de gerenciamento de rede incluindo um protocolo da camada de aplicação, um esquema de banco de dados e um conjunto de objetos de dados.
O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional, pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação. Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos 'cliente' e 'servidor' e optam por usar "gerente" para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e "agente" para a aplicação que roda no dispositivo de rede.
Aplicação
A aplicação é feita pelo framework do SNMP que consiste de: Agentes Mestres (Master Agents), Sub-agentes (Subagents) e Estações de Gerenciamento (Management Stations).
Master Agent.: 
um software sendo executado em um dispositivo com suporte a SNMP, por exemplo, um roteador, que interage com uma estação de gerenciamento que é equivalente a um servidor, na comunicação cliente/servidor.
Subagents.: 
são pequenos programas em execução no dispositivo com suporte a SNMP, responsáveis pelo monitoramento de recursos específicos naquele dispositivo, como por exemplo, o status de um link ethernet em um roteador, ou a quantidade de espaço livre em um disco de um servidor. Coletar informações de objetos gerenciados, Configurar parâmetros destes objetos gerenciados, Responder a solicitações do software de gerência da rede, Gerar alarmes ou traps em determinadas situações são ações ocorridas a partir da execução deles. 
Management Station.: 
funciona como um cliente em uma comunicação cliente/servidor. Realiza requisições de informações aos dispositivos gerenciados, que podem ser temporárias ou através de comandos a qualquer tempo. E ainda é o responsável por receber alarmes gerados pelos agentes e gerar saídas para estes alarmes, tais como, alterar (SET) o valor de um determinado parâmetro gerenciado no equipamento, enviar mensagem para o celular do administrador da rede, dentre outras.
MIB
Definimos MIB como um facilitador de objetos gerenciados, uma vez que ela é a própria base de informações gerenciável (do inglês: Management Information Base), partindo da ideia abstrata de que a MIB é um recurso real do sistema, uma vez que os recursos da rede devem ser gerenciados e tendo os dados como únicos, o padrão SNMP não define a MIB, mas apenas o formato e o tipo de codificação das mensagens. Os padrões são únicos e obtidos a partir da combinação diferenciada entre os objetos utilizados.
Basicamente há três tipos de MIB, a padrão chamada MIB-2 foi criada somente para a gerência de dispositivos de rede ou que envolvam a rede, e ela é fixa e não pode ser modificada. Existem também versões experimentas de MIB construídas para uma aplicação particular que também são fixas. E por fim existem versões privadas de MIB, e elas têm seu lugar específico na estrutura da árvore.
A MIB utiliza em sua estrutura interna Object Identifiers (OID). Todos os objetos gerenciados possuem um OID único. Eles devem estar aninhados conforme a estrutura padrão da MIB, ou seja, todos os OIDs devem estar em alinhamento numérico compatível com a estrutura da MIB. A imagem a seguir mostra a estrutura de nomeação de objetos da norma ISO8824.
Quanto a figura a seguir é exemplificado a estrutura da MIB-2.
	
Com a possibilidade de utilizar objetos específicos da MIB-2, surgiram ramificações da sua estrutura que posteriormente possibilitou a utilização de agentes obtendo dados da rede nas camadas 1 e 2 do modelo Open Systems Interconnection (OSI). 
Referências Bibliográficas
O QUE É PROTOCOLO SNMP, Disponível em <http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-simple-network-management-protocol-snmp> Acesso em 24/11/2014.:
SNMP SERVICE, Disponível em <http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa379100(v=vs.85).aspx> Acesso em 24/11/2014.
SIMPLE NETWORK MANAGEMENT PROTOCOL, Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol> Acesso em 24/11/2014
SNMP: O QUE É?, Disponível em <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialsnmp/pagina_1.asp> Acesso em 24/11/2014.:
DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA AGENTE SNMP PARA
SIMULAR O FUNCIONAMENTO DE UMA MIB, Disponível em <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/799/1/CT_TELEINFO_XX_2012_02.pdf> Acesso em 05/12/2014.

Continue navegando