Buscar

portfolio sexto semestre

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em educação físicaLAIZA SAMPAIO DE SOUZA 
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III- 150horas
Seabra-BA
2017
LAIZA SAMPAIO DE SOUZA 
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório III- 6º semestre .
Professores: João Paulo manfre dos Santos, Mario Carlos Welin Balvedi, Marcio Teixeira,Thiago Viana Camata, Raphael Gustavo Testa,Cristiane Matos de Meira P.Matos
Seabra-BA
2017
SUMÁRIO 
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA.....................................................04
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA ESCOLA......................05
RESENHA CRITICA......................................................................07
PLANO DE TRABALHO BIMESTRAL..........................................10
DIARIOS DE OBSERVAÇOES......................................................12
DIARIOS DE COPARTICIPAÇÃO.................................................20
DIARIOS DE INTERVENÇÃO........................................................26
CONSIDERAÇOES FINAIS...........................................................32
REFERENCIAS..............................................................................33
DADOS DE IDENTIFICAÇÃODA ESCOLA
Nome da escola:Colégio Estadual de Souto Soares
Endereço: Rua Idalina Pinto
Telefone: (75) 3339-2178
Email: colegioestadualssoares@gmail.com
CNPJ:13937065/0001- 00
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Colégio Estadual de Souto Soares
Endereço: Rua Idalina Pinto
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual (x ) Municipal ( ) Particular ( )
Horário de funcionamento: Manhã (x ) Tarde (x ) Noite (x )
Séries ofertadas: 1º Ano 2º Ano, 3º ano e EJA
Número de alunos: 640 alunos
ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos
Salas de aula (quantas) _10
Secretaria ( 1 )
Pátio interno ( 1 )
Pátio externo (1 )
Quadra coberta ( ) Quadra aberta ( 1 ) 
Refeitório ( x )
Cozinha ( x)
Sanitário feminino (x )
Sanitário masculino ( x)
Sanitários para professores (x )
Biblioteca ( ) não 
Sala de vídeo e TV ( ) não tem
Sala de leitura ( )não tem
Laboratórios ( x) especificar: __sala com computadores
Materiais:
Tipo e quantidade dos materiais usados nas aulas de educação física: 
Bolas de Vôlei ( ) quantas _não
Bolas de Futsal ( ) quantas -não
Bolas de Handebol ( ) quantas - não
Bolas de Basquete (x ) quantas - 02
Bolas de Borracha ( ) quantas- não
Rede de Vôlei (x ) quantas _01
Arcos / Bambolês (x ) quantas 25
Cordas pequenas (x ) quantas não
Cordas grandes ( ) quantas - não
Colchonetes (x ) quantos _10
Colchões ( ) quantos não
Cones ( ) quantos __não
Bastões ( ) quantos __não
Outros – especificar: jogo de damas, dominó- não
PROFISSIONAIS
Número de Diretores: 01
Número de Professores de Educação Física: 02
Corpo docente – número de professores: 32
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro): número: Não possui.
Motivação nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio
 Atualmente o período da adolescência vem se alongando cada vez mais. Enderle (1988) afirma que isso se deve à diminuição da infância, razões econômicas, ideológicas e culturais, advindas puramente da tecnologia. É nesse momento que a escola deve agir como uma auxiliadora na busca por respostas as essas dúvidas. Sendo assim, centra-se no professor a tarefa de se tornar um grande agente motivador. No entanto, as escolas, especialmente as da rede pública, vêm enfrentando muitos problemas, como a falta de materiais e de instalações para a prática das aulas (Giarola,1998), o que torna ainda mais importante o trabalho do professor na busca de alternativas para motivar suas aulas , assim despertando o alunos a vontade e motivação .As aulas deEducação Física ministradas no ensino médioestão sendo motivante para os alunos? Na busca de respostas, teve-se como objetivo principal diagnosticar e analisar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, no ensino médio em escolas públicas.
Desde os tempos mais remotos, a Educação Física esteve presente na vida do homem, assumindo diferentes hábitos, formas, conceitos e nomes. Com o tempo, a Educação Física foi ocupando seu espaço e, ao longo de sua história na escola criou seis tendências (Currículo1990). A Educação Física Higienista (até 1930), onde destaca-se saneamento público, na busca de uma “sociedade livre” das doenças infecciosas e dos vícios.
A segunda tendência, a Educação Física Militarista (1930 à 1945), visava a formar indivíduos prontos a defender a Pátria; A Educação Física Pedagogicista (1945 à 1964) vem para advogar a educação do movimento ;A quarta tendência, Educação FísicaCompetitivista (1964 aos anos 70) tinha como principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para a sociedade. Visava à hierarquização e elitização social (Guiraldelli Junior, 1988).Outra tendência se encontra na chamada “Escola Tecnicista”, que colocava a Educação Física como fornecedora de base de treinamento esportivo,(Currículo..., 1990). A Educação Física Popular (anos 70), tinha por objetivo privilegiar a ludicidade, a solidariedade e a organização e mobilização dos trabalhadores (Guiraldelli Junior, 1988). Outra tendência que vem sendo assumida pela Educação Física é a “Histórico-Crítica”. Uma outra tendência que ganhou forças foi o Construtivismo, defendida por Freire (1994). Nesse visão busca-se métodos qualitativos, onde o professor deve criar situações de desequilíbrio para com o saber do aluno, para que através do novo e do já conhecido possa-se criar um conflito e assim assimilar e incorporar o conteúdo a ser aprendido. Outra tendência seguida pela Educação Física é a metodologia crítico-emancipadora que visa a conhecer e aplicar o movimento conscientemente,No entanto, não se deve somente atentaraos métodos, pois a Educação Física também vem passando por muitas mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) .Nessa nova LDB de 1996 a Educação Física assumiu uma colocação, no artigo 26 inciso 3º que preconiza: “A Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, A partir desse novo texto elaborado para a Educação Física, parece-nos claro que a cada dia essa disciplina se afasta mais do contexto escolar, porém, uma coisa é certa, essa disciplina ainda é obrigatória no Ensino Básico (Educação Infantil e Ensino Fundamental).Sendo assim, o professor de Educação Física deve buscar esclarecer as pessoas dentro e fora da escola sobre a grande importância dessa disciplina no contexto escolar,
A motivação e os motivos vêm sendo estudados ao longo dos tempos por diversos autores. Os motivos denominam diferenças no entanto, a motivação não se demonstra na mesma intensidade em todas as pessoas, pois temos interesses diferenciados. Sendo assim, o professor deve estar consciente da busca por conteúdos diversificados e motivantes, Somente assim os diferentes interesses entre as pessoas irão transcorrer em uma imensa riqueza e principal fonte de entendimento do paradoxal fenômeno da motivação humana (Bergamini, 1989).
Para isso a escola deve estar muito atenta, pois se o aluno está frequentando as aulas por motivo de algum efeito externo que o obrigue a estudar, poderá com o tempo não ter um bom aproveitamento ou até mesmo deixar a escola. Sendo assim, deve-se procurar motivar o aluno sempre, para que ele se sinta cada vez mais interessado em aprender.
Falcão (1989) coloca que para se conseguir atingir essa motivação interna do aluno, a escola devebuscar o desenvolvimento da atividade mental, no próprio aluno, pois o que somentevem acontecendo atualmente é a transformação do estudo num meio de obter notas, elogios e presentes.
Na Educação Física, se o professor possuir muita habilidade em ministrar seus conteúdos de forma a fazer com que o aluno se interesse, a aprendizagem dos conteúdos será mais fácil e intensa.
Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário destinado aos alunos, composto por dezessete perguntas mistas elaboradas previamente, e testadas e validadas por professores mestres e doutores. A coleta dedados foi realizada durante as aulas de Educação Física dessas escolas com a permissão da direção. Para análise dos dados foi utilizado o método da estatística descritiva e sua posterior análise foi feita por meio da freqüência e cálculo do percentual, sendo demonstrado através de tabela , mais de 30% das pessoas têm um interesse abaixo de regular.
Sendo assim, acredita-se que o professor deEducação Física deva estar criando estratégias para motivar estes alunos, pois, como cita (Campos, 1986), a aprendizagem depende acima de tudo do interesse de aprender do aluno, e para que esta ocorra , cabe à escola motivá-lo para que ele sinta prazer em estuda.
Através desse estudo foi possível concluir que os alunos que hoje estão freqüentando as aulas de Educação Física do ensino médio possuem uma carência de conteúdos, pois eles vêm tendo, desde o ensino fundamental, mais precisamente desde a 5ª série, com resquícios de1ª à 4ª.
Acredita-se que esse seja um dos grandes motivos para que os alunos do ensino médio se afastem das aulas dessa disciplina, Quanto à metodologia utilizada, evidenciou-se ser pouco diversificada, com a maioria dosprofessores utilizando-se do estilo de ensino, através do comando e do ensino aberto, deveriam pesquisar um pouco mais para proporcionar aos seus alunos métodos realmente eficientes.
 . Conclui-se, assim, que as aulas de Educação Física do ensino médio não estão sendo tão motivantes, devido ao contínuo de conteúdos que sempre se repete, causando insatisfação nos alunos; que o professor necessita de um amparo urgente no que diz respeito a suas atualizações, pois os conteúdos curriculares não estão sendo contemplados de uma forma geral, desde a 1ª série do ensino fundamental; que os conteúdos e os métodos precisam ser repensados, bem como o incentivo da própria escola em melhorar o local e os materiais, oferecer cursos de capacitação a seus professores que sofrem atualmente com a grande jornada de trabalho. 
PLANO DE TRABALHO BIMESTRAL
5.PLANOS DE OBSERVAÇÃO
	PLANO DE AULA NÚMERO 01 
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 11/09/2017
	Horário: 13:00ÀS 14:00
	Ano:2017 Turmas: 2º ano C
	Nº de alunos: 29 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo 2º ano C e 1ºano D )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação .agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes e cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. Participação da turma no jogos 
	PLANO DE AULA NÚMERO -02
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data:11/09/2017
	Horário:14:00 às 15:00
	Ano: 2017 Turma:2ºano D
	Nº de alunos: 34 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo 2º ano D e 1ºano C )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação .agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. Participação das turmas nos jogos 
	Avaliação: avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO- 03 
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data:11/09/2017
	Horário: 15:00 às 16:00
	Ano: 2017 Turma: 1º ano D
	Nº de alunos:36 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo 1º ano D e 2ºano C )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. Participação da turma nos jogos
	Avaliação:Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO -04
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 11/09/2017
	Horário:16:00 às 17:00
	Ano: 2017 Turma:1ºano D
	Nº de aluno:36 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Realização dos jogosorganizados pelo professor de Educação Física da escola. JERP jogos estudantis da rede publica 
	Avaliação: Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO- 05
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 12/09/2017
	Horário:13:00 às 14:00
	Ano: 2017 Turmas: 1º ano G
	Nº de alunos:36 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. 
	Avaliação: Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO – 06
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data:12/09/2017
	Horário:14:00 às 15:00 
	Ano: 2017 Turma:1º ano G
	Nº de alunos: 36 Alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. 
	Avaliação: Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO - 07 
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 12/09/2017
	Horário: 15:00 as 16:00
	Ano: 2017 Turma:2º ano C
	Nº de alunos:29 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. 
	Avaliação:Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
	PLANO DE AULA NÚMERO – 08
 x Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 12/09/2017
	Horário: 16:00 as 17:00
	Ano: 2017 Turma:2º ano D
	Nº de alunos: 34 alunos
	Tema da aula: JERP 2017 ( Jogos Estudantis da Rede Publica )
	Conteúdo: Jogos Estudantis ( realização do jogo )
	Objetivo: Realizar uma ação de participação e integração de estudantes, em uma experiência de valores, como respeitar a diversidade cooperação ,contribuindo para o processo de formação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: bolas ,redes, apitos , uniformes cartões
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: 
Para o inicio dos jogos foi realizado uma inscrição com cada participante do projeto JERP jogos estudantis na unidade escolar. A modalidade escolhida com os aluno foi o futsal.
O professor organizou uma tabela com todas as turmas participantes. Fazendo um sorteio e organizando as chaves para realização dos jogos.
Atividade 2: o professor antes de dar inicio as partidas realizou uma alongamento , e explicou o regulamento dos jogos : que a equipe vencedora leva 03 pontos , empate 01 ponto, 
Atividade 3: Realização dos jogos organizados pelo professor de Educação Física da escola. 
	Avaliação:Avaliar a participação da turma neste processo de jogos coletivos
6.PLANOS DE COPARTICIPAÇÃO
	PLANO DE AULA NÚMERO - 09 
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/09/2017
	Horário: 13:00 às 14:00
	Ano: 2017 Turma: 2º ano E
	Nº de alunos:31 alunos
	Tema da aula: Ginástica 
	Conteúdo: Ginástica: histórico e contribuições para a educação física
	Objetivo: reconhecer manifestações corporais de movimento como originário de necessidades cotidianas de um grupo socialagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: piloto para quadro branco ,materiais impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Leitura feita com os alunos sobre a história da ginástica e suas relações com a Ed.fisica, iniciar com a leitura individual , depois leitura compartilhada
 Atividade 2: dialogar com a arte sobre a ginastica, fazer uma roda de conversa com os alunos.
Atividade 3:mostrar um vídeo sobre os tipos de ginastica e as possibilidades de vivência na escola 
	Avaliação: Participação realização das tarefas ,assiduidade e integração nos grupos 
	PLANO DE AULA NÚMERO - 10 
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/09/2017
	Horário: 14:00 às 15:00
	Ano: 2017 Turmas: 2 ano E
	Nº de alunos: 31 alunos
	Tema da aula: Ginástica 
	Conteúdo: Os tipos de Ginástica
	Objetivo: reconhecer manifestações corporais de movimento como originário de necessidades cotidianas de um grupo socialagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: piloto para quadro branco ,materiais impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: dividir a turma em grupos para realizar pesquisa sobre os tipos de ginástica 
Atividade 2: Fazer um sorteio entre os grupos para as apresentações ;
Apresentações dos grupos. Durante as apresentações o professor devera fazer anotações sobre o desempenho dos alunos.
Atividade 3: finalizar a aula com uma roda de conversa
	Avaliação:Avaliar a participação e desempenho na hora das apresentações.
	PLANO DE AULA NÚMERO -11
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/09/2017
	Horário: 15:00 às 16:00
	Ano: 2017 Turma: 3º ano D
	Nº de alunos: 26 alunos
	Tema da aula: Dança ; os tipos de dança
	Conteúdo: A dança como elemento cultural 
	Objetivo: Reconhecer as manifestações corporais de movimentosagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data show , material impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1:iniciar a aula com uma roda de discursão com os alunos , sobre o tema ;
-vocês conhecem algum tipo de dança?
-quais são elas?
O professor irá fazer anotações no quadro com as respostas dos alunos , 
Atividade 2: Mostrar um vídeo sobre tipos de danças: individuais , em dupla e coletivos 
Atividade 3: realizar com os alunos uma leitura sobre as danças populares da Bahia.
	Avaliação: Avaliar a participação e desempenho de cada aluno individualmente..
	PLANO DE AULA NÚMERO-12 
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 14/09/2017
	Horário: 16:00 as 17:00
	Ano: 2017 Turma:3º ano E
	Nº de alunos: 26 alunos
	Tema da aula: Dança ; os tipos de dança
	Conteúdo: A dança como elemento cultural 
	Objetivo: Reconhecer as manifestações corporais de movimentos agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data show , material impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1:iniciar a aula com uma roda de discursão com os alunos , sobre o tema ;
-vocês conhecem algum tipo de dança?
-quais são elas?
O professor irá fazer anotações no quadro com as respostas dos alunos , 
Atividade 2: Mostrar um vídeo sobre tipos de danças: individuais , em dupla e coletivos 
Atividade 3: realizar com os alunos uma leitura sobre as danças populares da Bahia.
	Avaliação: Avaliar a participação e desempenho de cada aluno individualmente
	PLANO DE AULA NÚMERO – 13
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 18/09/2017
	Horário: 13:00 às 14:00
	Ano: 2017 Turma: 2º ano C
	Nº de alunos: 29 alunos
	Tema da aula: Ginástica 
	Conteúdo: Ginástica: histórico e contribuições para a educação física
	Objetivo: reconhecer manifestações corporais de movimento como originário de necessidades cotidianas de um grupo socialagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: piloto para quadro branco ,materiais impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Leitura feita com os alunos sobre a história da ginástica e suas relações com a Ed.fisica, iniciar com a leitura individual , depois leitura compartilhada
 Atividade 2: dialogar com a arte sobre a ginastica, fazer uma roda de conversa com os alunos.
Atividade 3:mostrar um vídeo sobre os tipos de ginastica e as possibilidades de vivência na escola 
	Avaliação:Avaliar a participação e desempenho de cada aluno individualmente
	PLANO DE AULA NÚMERO – 14
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 18/09/2017
	Horário: 14:00 às 15:00
	Ano: 2017 Turma: 2º ano D
	Nº de alunos: 34 alunos
	Tema da aula: Ginástica 
	Conteúdo: Ginástica: histórico e contribuições para a educação física
	Objetivo: reconhecer manifestações corporais de movimento como originário de necessidades cotidianas de um grupo socialagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: piloto para quadro branco ,materiais impressos 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Leitura feita com os alunos sobre a história da ginástica e suas relações com a Ed.fisica, iniciar com a leitura individual , depois leitura compartilhada
 Atividade 2: dialogar com a arte sobre a ginastica, fazer uma roda de conversa com os alunos.
Atividade 3:mostrar um vídeo sobre os tipos de ginastica e as possibilidades de vivência na escola 
	Avaliação: Avaliar a participação e desempenho de cada aluno individualmente
	PLANO DE AULA NÚMERO - 15 
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 18/09/2017
	Horário: 15:00 às 16:00
	Ano: 2017 Turma: 1º ano D
	Nº de alunos: 36 alunos
	Tema da aula: voleibol
	Conteúdo: vôlei com Peteca
	Objetivo: O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversárioagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: material para confecção da peteca,rede de vôlei 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: explicação do professor sobre a origem da peteca, como foi criada onde surgiu; em seguida o professor ir mostrar como serão realizado os movimentos com a peteca , sugerir que cada aluno dê um toque na peteca para conhecer.
Atividade 2: explicar ao alunos que eles irão participar do vôlei com peteca;
Como se joga ;as regras; como surgiu ; 
Solicitar aos alunos que trazem o material para confeccionar a peteca para próxima aula
	Avaliação: Os alunos Realizaram uma participação efetiva nas aulas. Obter uma melhora significativa n esporte coletivo.
	PLANO DE AULA NÚMERO -16
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 18/09/2017
	Horário: 16:00ás 17:00
	Ano: 2017 Turma: 1º ano D
	Nº de alunos: 36 alunos
	Tema da aula: voleibol 
	Conteúdo: vôlei com Peteca
	Objetivo: O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversárioagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: material para confecção da peteca ,rede de vôlei 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Para o inicio da aula os alunos deverão confeccionar as petecas com o material que o professor solicitou na aula anterior
Atividade 2 : Em seguida, leve os alunos à quadra da escola e proponha uma atividade de aquecimento, organize a turma em duplas , e estas deverão tentar tocar a peteca um para o outro sem deixar cair no chão . No final desta etapa, pergunte a cada grupo qual foi o máximo de toques que conseguiram dar na peteca. 
Atividade 3: Com os alunos devidamente alongados, proponha uma situação de jogo. Entre as duplas ,a rede de vôlei deverá ser colocada em uma altura mais baixa. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária. A dupla que fizer menos pontos será substituída por outra dupla.
	Avaliação: desempenho dos alunos na pratica desta atividade
	PLANO DE AULA NÚMERO- 17 
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 19/09/2017
	Horário: 13:00 ás 14:00
 
	Ano:2017 Turmas:1º ano G
	Nº de alunos: 36 alunos
	Tema da aula:voleibol 
	Conteúdo: vôlei com Peteca
	Objetivo: O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversárioagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: material para confecção da peteca ,rede de vôlei 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: explicação do professor sobre a origem da peteca, como foi criada onde surgiu; em seguida o professor ir mostrar como serão realizado os movimentos com a peteca , sugerir que cada aluno dê um toque na peteca para conhecer.
Atividade 2: explicar ao alunos que eles irão participar do vôlei com peteca;
Como se joga ;as regras; como surgiu ; 
Solicitar aos alunos que trazem o material para confeccionar a peteca para próxima aula
	Avaliação: Os alunos Realizaram uma participação efetiva nas aulas. Obter uma melhora significativa n esporte coletivo.
	PLANO DE AULA NÚMERO - 18 
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 19/09/2017
	Horário: 14:00 ás 15:00
	Ano: 2017 Turmas: 1º ano G
	Nº de alunos: 36 alunos
	Tema da aula: voleibol 
	Conteúdo: vôlei com Peteca
	Objetivo: O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversárioagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: material para confecção da peteca ,rede de vôlei 
	
Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Para o inicio da aula os alunos deverão confeccionar as petecas com o material que o professor solicitou na aula anterior
Atividade 2 : Em seguida, leve os alunos à quadra da escola e proponha uma atividade de aquecimento, organize a turma em duplas , e estas deverão tentar tocar a peteca um para o outro sem deixar cair no chão . No final desta etapa, pergunte a cada grupo qual foi o máximo de toques que conseguiram dar na peteca. 
Atividade 3: Com os alunos devidamente alongados, proponha uma situação de jogo. Entre as duplas ,a rede de vôlei deverá ser colocada em uma altura mais baixa. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária. A dupla que fizer menos pontos ,será substituída por outra dupla . 
	Avaliação: desempenho dos alunos na pratica desta atividade
	
PLANO DE AULA NÚMERO- 19
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 19/09/2017
	Horário: 15:00 às 16:00
	Ano: 2017 Turma:3º ano D
	Nº de alunos: 26 alunos
	Tema da aula: Basquetebol
	Conteúdo: Metodologia do basquetebol passe de peito ,passe por cima da cabeça e picado
	Objetivo: Aprender e executar diferentes tipos de passes. Desenvolver a coordenação motora, ritmo e percepção espacial. Promover a cognição realizando os movimentos propostos Preparar os alunos para a prática básica do esporte. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: quadra e bolas de basquetebol
	
Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Aquecimento – Inicia-se a aula com aquecimento em grupo posicionando os alunos em circulo no meio da quadra. Em seguida, serão feitos movimentos de alongamento estático, esticando braços, mãos, pernas, tornozelos, ombros, quadril e em seguida serão feitos movimentos dinâmicos como giro de pescoço (lateral, frontal e giratório), dos ombros (para frente e para trás), braços (para frente e para trás), quadril e tornozelos. Logo após cada aluno pegará uma bola e começarão a correr em fila ao redor da quadra de basquetebol fazendo movimentos de drible em deslocamento de frente com a mão de domínio, drible em deslocamento de costas, drible em deslocamento trocando a bola das mãos.
Atividade 2:Os alunos serão divididos em duas equipes, utilizando-se de meia quadra e as demarcações de basquetebol. Ao comando do professor deverão trocar de passe, serão usados os passes de peito, Passe de cabeça e passe picado. Realização do jogo de basquete entre os alunos
Atividade 3 – Volta a Calma – Será realizado um breve alongamento, realizando o relaxamento dos músculos. O alongamento será executado principalmente visando à parte superior que foi mais exigida.
	Avaliação: A participação dos alunos na realização das atividades em grupos.
	PLANO DE AULA NÚMERO – 20
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 19/09/2017
	Horário: 16:00 às 17:00
	Ano: 2017 Turmas:3º ano E
	Nº de alunos: 26 alunos
	Tema da aula: Basquetebol
	Conteúdo: Metodologia do basquetebol passe de peito, passe por cima da cabeça e picado.
	Objetivo: Aprender e executar diferentes tipos de passes. Desenvolver a coordenação motora, ritmo e percepção espacial. Promover a cognição realizando os movimentos propostos Preparar os alunos para a prática básica do esporte. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: quadra e bolas de basquetebol
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Aquecimento – Inicia-se a aula com aquecimento em grupo posicionando os alunos em circulo no meio da quadra. Em seguida, serão feitos movimentos de alongamento estático, esticando braços, mãos, pernas, tornozelos, ombros, quadril e em seguida serão feitos movimentos dinâmicos como giro de pescoço (lateral, frontal e giratório), dos ombros (para frente e para trás), braços (para frente e para trás), quadril e tornozelos. Logo após cada aluno pegará uma bola e começarão a correr em fila ao redor da quadra de basquetebol fazendo movimentos de drible em deslocamento de frente com a mão de domínio, drible em deslocamento de costas, drible em deslocamento trocando a bola das mãos.
Atividade 2:Os alunos serão divididos em duas equipes, utilizando-se de meia quadra e as demarcações de basquetebol. Ao comando do professor deverão trocar de passe, serão usados os passes de peito, Passe de cabeça e passe picado. Realização do jogo de basquete entre os alunos
Atividade 3 – Volta a Calma – Será realizado um breve alongamento, realizando o relaxamento dos músculos. O alongamento será executado principalmente visando à parte superior que foi mais exigida. 
	Avaliação: A participação dos alunos na realização das atividades em grupos.
Considerações Finais 
O estagio tem uma importância muito grande pois é exatamente na sala de aula que o saber fazer do professor é ampliado e o aprendizado é adquirido por ambas as partes.
O estágio nos leva a fazer parte deste universo amplo, diversificado que as vezes está tão distante daqueles que nunca ou que talvez não esteja hoje dentro da sala de aula exercendo o papel de professor. É uma experiência desafiadora pois somos confrontados como futuros professores de Educação física . A resenha critica proposta no trabalho,nos leva a perceber como é importante a motivação das aulas de educação física no ensino médio,pois a escola vem infrentando um grande problema na falta de materia, esta motivação faz com que os alunos tenha mais intusiasmo ao praticar as aulas .
 Durante as aulas de observação no estagio tive a oportunidade de observar o JERP Jogos Estudantis da Rede Publica , junto ao professor de Educação Física pude ver a organização dos jogos ,criação da tabela entre as turmas, sorteio das chaves e a realização dos mesmos .
Alguns pontos negativos mim chamou atenção nas aulas de de intervenção, como a falta de interesse dos alunos em relação as aulas de educação física ,alguns alunos participaram das minhas aulas outros não , percebi que não era porque era um professor novo , mais existia ali uma desmotivação em relação as aulas . O professor relatou que sente muita dificuldade em avaliar estes alunos ,pois não querem participar , assim o professor não teria como fazer avaliações .
 Lecionar
 para uma turma, lidando diariamente com diferentespersonalidades, foi uma aprendizagem inigualável, este abriu portas para analisar uma realidade completamentediferente encontrada em estágios anteriores , encontrando alunos de outros contextos sociais, outras necessidades a nível demotivação e instrução. Isso despertou em mim um certo medo dos desafios que irei encontrar como futuro professor , mais também uma vontade de mim preparar cada vez mais para levar sempre o melhor para meu alunos .
	
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHICATI, Karen Cristina; MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO
ENSINO MÉDIO. Revista da Educação Física/UEM - Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação. 2. ed. SãoPaulo: Atlas, 1989
CAMPOS, Dinah M. de Souza. Psicologia da aprendizagem. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
CURRÍCULO básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990
ENDERLE, Carmen. Psicologia da adolescência: uma abordagem pluridimensional. Porto Alegre: Artes Médicas,
Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio 105
Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000
FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ática, 1989.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1994.
GIAROLA, Kellie Cristina Marques M. Influência da escolha dos conteúdos na motivação das aulas de
Educação Física em alunos da 3ª série do ensino médio. 1998. Monografia (Especialização) - Universidade Estadualde Maringá, Maringá, 1998.
GUIRALDELLI JR., Paulo. Educação Física progressista: a pedagogia dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988.
HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: AoLivro Técnico, 1986. (Coleção Educação Física: sériefundamentação, 10).
MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: E. Blücher, 1984.
MARINHO, Inezil Penna. História geral da Educação Física. São Paulo: Brasil Editora, [s.d.].

Continue navegando