Buscar

Acadêmico

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Giovana Araújo (1394807)
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423660) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7721101
	Nota da Prova:
	3
Parte superior do formulário
	1.
	Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes:
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,
Há estrelas que veem, que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
FONTE: Disponível em: Acesso em: 24 jul. 2014.
	a)
	As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.
	b)
	Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.
	c)
	As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta de compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
	d)
	Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
	2.
	O indivíduo exerce sua cidadania quando consegue perceber o mundo na sua complexidade, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Segundo Aquino (2002), a discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Sobre o significado de um ato livre de preconceito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 2002.
	a)
	Proibição da entrada de deficientes físicos em parques de diversão.
	b)
	Proibição da entrada de motoqueiros em bancos.
	c)
	Propagandas associando um determinado produto à cor da pele de um sujeito, para ressaltar a qualidade do produto.
	d)
	Divulgação de ação solidária de uma pessoa nas redes sociais.
	3.
	A desigualdade social, vista de forma ampla, não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência, o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, pobreza e exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), “[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.” Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	a)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	b)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	c)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	d)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.
	5.
	Ao projetarmos uma visão mais ampla sobre a desigualdade social, temos uma ideia de que ela não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência e o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Segundo Aquino (2002, p. 39), a “discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele”, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Acerca dessa afirmativa e do seu significado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e
conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed.
São Paulo: Summus, 2002.
	a)
	Os atos humanos capazes de causar discriminação e preconceito são sempre pensados, o que permite que se diga que o ser humano é, em si, preconceituoso por natureza.
	b)
	Mesmo que as pessoas não se deem conta, podem, via atos de qualquer tipo, inclusive de maneira oculta, cometer discriminação e preconceito.
	c)
	O ato discriminatório é voluntário e, nesse sentido, todos cometem discriminação do outro, ao passo que o preconceito é algo involuntário.
	d)
	Todas as ações de um ser humano estão livres de causar discriminação e preconceito com relação ao outro.
	7.
	O termo alteridade remete ao reconhecimento do papel do outro na construção da identidade e do conhecimento. É através do nosso relacionamento com o outro que entramos em contato com a subjetividade e elaboramos o autoconhecimento. Sobre a noção de alteridade, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A alteridade nos apresenta outras culturas e outros saberes que reforçam a construção de uma postura etnocêntrica.
	b)
	A alteridade permite a construção social da centralidade de nossa cultura com relação às demais.
	c)
	A alteridade representa o contato com o outro, o contato com as características, contextos e cultura de outros indivíduos.
	d)
	A alteridade é fundamental para a construção da identidade individual, pois representa um processo de contato com o próprio indivíduo.
	8.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstrammaior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão. 
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2017.
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	V - V - F - V.
	10.
	"A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato. Guerreiros; viajantes; comerciantes; e lendas relatavam a seus pares, desde a mais remota antiguidade, as exoticidades dos demais. As reações eram e são variadas: desde o medo e a repulsa, até a curiosidade e o apreço. Aspectos culturais e físicos imediatamente perceptíveis da singularidade dos "outros", como vestimentas; ornamentos corporais; estatura; cor da pele, cabelos e olhos; e língua, ressaltavam a singularidade mais aparente" (VERANI, 2017, s.p.). Para uma análise das diferentes culturas e formação de uma sociedade ,é importante compreendermos o contexto ao qual esta coletividade se insere, pois cada manifestação cultural apresenta um modo de ser que lhe é específico. E o modo de agir e de se manifestar pode ser melhor conhecido quando contextualizado, ou seja, manifestado no grupo, na interação com a comunidade, entendida como o ambiente escolar, o local de habitação, o ambiente profissional etc. Sobre os aspectos que devem ser considerados na análise das diferentes culturas, analise as opções a seguir:
I- Contextos históricos, socioeconômicos e políticos.
II-Contextos políticos, sociais e religiosos.
III- Contextos econômicos, raciais e culturais.
IV-Contextos democráticos, políticos e socioeconômicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VERANI, Cibeli. Diversidade humana. [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017.
	a)
	Somente a opção I está correta.
	b)
	Somente a opção III está correta.
	c)
	As opções I e IV estão corretas.
	d)
	As opções II e III estão corretas.
Prova finalizada com 3 acertos e 7 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando