Buscar

AV SANEAMENTO BASICO

Prévia do material em texto

Disc.:  SANEAMENTO BÁSICO
		CCE1185_AV_201512959189 
	 30/05/2018 10:00:53 (F) 
	AV
	Aluno: 201512959189 - EDER HEMETRIO DE MENEZES
		Professor: MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9002/AB
	
	Avaliação:
10,0
	Nota Partic.:
0
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	SANEAMENTO BÁSICO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 952328
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento ao sistema de abastecimento de água é a região:
		
	
	Sudeste
	
	Sul
	
	Centro-oeste
	
	Nordeste
	 
	Norte
	
	
	 2.
	Ref.: 1171686
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considerando a Portaria MS nº 2914/11 que dispõe sobre os padrões da qualidade da água para consumo humano, julgue os itens abaixo:
I - Toda água destinada ao consumo humano distribuída coletivamente por sistema, independentemente da sua origem, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade, passando por processo de desinfecção ou cloração.
II - Para efeito da portaria, água potável é aquela que atenda ao padrão de potabilidade e que ofereça o menor risco à saúde.
III - Os padrões de potabilidade juntamente com os seus limites de tolerância das substâncias são regulamentadas pelo Ministério da Saúde, e mesmo com o passar do tempo esses limites não podem ser alterados.
IV - Os sistemas e as soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano podem ser dimensionados sem antes verificar a qualidade da água, pois esta Portaria garante o tratamento da água em qualquer circunstância que ela é encontrada.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	II, III e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	 3.
	Ref.: 952120
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O que são captações subterrâneas?
		
	 
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, principalmente por meio de poços tubulares.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, podendo ocorrer à amrgem de represas e rios.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano. Não há necessidade de bombeamento porque a água aflora naturalmente.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente da superfície, principalmente por meio de sistemas flutuantes.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, sendo utilizado em áreas com grande concentração rochosa.
	
	
	 4.
	Ref.: 952123
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quais as operações unitárias que compõem uma ETA de ciclo completo?
		
	 
	inserção de produtos químicos- que ocorre na calha Parshall; unidades de floculação, decantação, filtração, correção do pH e acidez, e, por fim, a desinfecção.
	
	inserção de produtos químicos- que ocorre na calha Parshall; unidades de floculação, decantação, filtração, e, por fim, a desinfecção.
	
	inserção de produtos químicos- que ocorre na calha Parshall; unidades de decantação, filtração, correção do pH e acidez, e, por fim, a desinfecção.
	
	inserção de produtos químicos- que ocorre na calha Parshall; unidades de floculação, decantação, filtração, correção do pH e acidez.
	
	inserção de produtos químicos- que ocorre na calha Parshall; unidades de floculação, decantação, correção do pH e acidez, e, por fim, a desinfecção.
	
	
	 5.
	Ref.: 901398
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Julgue os itens abaixo:
I - Para o cálculo da vazão das tubulações de adução, que interliga a ETA e o Reservatório de distribuição, é obrigatório a utilização dos parâmetros K1 e K2.
II - Um dos objetivo para utilização do reservatório de distribuição no sistema de abastecimento de água é de regularizar as vazões de adução e de distribuição.
III - A classificação dos reservatórios quanto a posição em relação à rede de distribuição é: Reservatório a montante e Reservatório a jusante.
IV - A rede de distribuição ramificada, com traçado espinha de peixe, é mais adequada para a distribuição de água de uma população.
Estão corretas:
 
 
		
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV
	 
	II e III
	
	
	 6.
	Ref.: 148547
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar, das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a combinação das atividades típicas de cidades, como moradia, indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte, vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e institucional para sua efetivação. O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles exige a construção de sistemas complexos, que são constituídos dos seguintes sub-sistemas:
		
	
	coleta, estação elevatória, tratamento e disposição.
	
	captação, transporte, tratamento e disposição.
	
	captação, transposição, disposição e tratamento.
	 
	captação, adução, tratamento e distribuição.
	
	coleta, estação elevatória, distribuição e disposição.
	
	
	 7.
	Ref.: 1184352
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os estudos de concepção de sistemas de esgoto sanitário se utilizam de terminologias próprias. Com base nessas terminologias, relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a alternativa correta: I- Tratamento de esgoto II- Interceptor III- Coletor tronco IV- Coletor predial V- Emissário (     ) fossas sépticas (     ) trecho da tubulação predial conectada ao coletor de esgoto (     ) tubulação que recebe apenas contribuição de outros coletores (     ) duto que recebe os coletores tronco (     ) duto final após a estação de tratamento de esgoto (ETE)
		
	
	I, V, III, II, V
	
	I, IV, V, II, III
	
	IV, V, III, V, II
	
	IV, I, II, V, III
	 
	I, IV, III, II, V
	
	
	 8.
	Ref.: 148390
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A NBR 12209/1992 (Projeto de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário - Procedimento) aborda os tratamentos das fases líquida e sólida. Em relação à filtração biológica da fase líquida, está de acordo com essa norma a afirmação de que o(a)
		
	 
	filtração biológica requer o emprego de decantação final.
	
	vazão de dimensionamento do filtro biológico deve ser a vazão máxima afluente à ETE.
	
	uso de filtros biológicos em série é vedado.
	
	filtração biológica remove os sólidos grosseiros e a areia e promove a decantação primária.
	
	emprego de filtro biológico coberto é recomendado.
	
	
	 9.
	Ref.: 1184443
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A grade é uma unidade do tratamento preliminar de esgoto e tem como principal objetivo:
		
	 
	Proteger os dispositivos de transporte dos esgotos de possíveis obstruções
	
	Evitar abrasão nas tubulações e equipamentos devido a presença de areia
	
	Remover os microorganismos presentes no efluente
	
	Ajustar o PH do efluente para a faixa desejada
	
	Reduzir a carga de matéria orgânica para as unidades subsequêntes
	
	
	 10.
	Ref.: 135409
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Complete: O esgoto sanitário é um líquido com características essencialmente orgânicas com cerca de 99,9% de _______ e 0,1% de _________ em dissolução ou em suspensão.
		
	
	n.d.a
	
	sólidos; líquido
	 
	líquido; sólidos
	
	líquido; gases tóxicos
	
	gases; líquido

Continue navegando