Buscar

Prova Introdução a Programação Web

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Uma URL é o endereço de acesso na internet, sendo composto por protocolo de acesso, nome do hospedeiro ou subdomínio, domínio, caminhos e parâmetros quando absoluta ou por seus endereços relativos à posição no site, da raiz do domínio ou ao protocolo de acesso. Como podemos classificar a url a seguir 'http://www.google.com':
a) Url relativa à posição atual
b) Url relativa à raiz do domínio
c) Url relativa ao protocolo de acesso
d) Url absoluta - RESPOSTA CORRETA
2. Mesmo que o HTML5 seja mais completo que suas versões anteriores, faz parte do papel do Front-End desenvolver aplicações Web utilizando HTML, CSS e Javascript. Escolha a alternativa que contenha as sentenças corretas sobre o uso dessas linguagens e suas funcionalidades.
a) O HTML implementa a estrutura da página através de marcadores, o CSS estiliza a página, e o JavaScript permite adição de funcionalidades com manipulação do DOM. - RESPOSTA CORRETA
b) O HTML sozinho é suficiente para implementação de estrutura, estilos e funcionalidades em aplicações web modernas.
c) A estilização em aplicações modernas deve ser feita com HTML através de atributos, com pouco uso de estilizações em CSS, assim como apenas funcionalidades menores devem ficar em JavaScript.
d) Com CSS não é possível criar animações, que devem ser feitas exclusivamente com atributos de marcadores HTML.
3. Para a estilização dos elementos HTML há uma divisão entre os tipos bloco e linha, onde os elementos de linha são adicionados lado a lado na mesma linha e os de bloco um abaixo do outro com propriedades próprias do chamado Box Model, ou modelo de caixa em português. Quais marcadores HTML fazem parte do denominado Box Model?
a) Apenas margem e espaçamento.
b) Apenas altura e largura.
c) Margens, espaçamentos e bordas, além de largura a altura do objeto. - RESPOSTA CORRETA
d) Apenas action e input. 
4. O HTML5 trouxe diversas novas funcionalidades às versões anteriores da linguagem de marcação, como tags de formulários, tags estrutura e de funcionalidades de tocadores de mídia. Escolha a alternativa que contenha os dois novos marcadores de HTML5 para tocadores de áudio e vídeo sem necessidade de aplicações não HTML.
a) Audio e Embed
b) Audio e Video. - RESPOSTA CORRETA
c) Video e Embed.
d) Flash e Embed.
5. Os documentos no padrão HTML5 são estruturados com base em marcadores (tags). Os elementos são formados com usa abertura e fechamento de marcadores, seus conteúdos, propriedades e atributos. Indique a alternativa que descreva corretamente o uso de abertura e fechamento dos marcadores em HTML5.:
a) Todos os marcadores possuem o padrão <marcador>conteúdo</marcador>, sem exceção.
b) Os marcadores possuem abertura e fechamento, porém alguns possuem autoclausura, ou seja, fecham no próprio marcador de abertura. - RESPOSTA CORRETA
c) Não há padrão ou indicação para uso de marcadores, podendo ser construídos de múltiplas formas conforme o desenvolvedor desejar sem problemas.
d) Não há rigidez para a apresentação dos marcadores, todos navegadores são flexíveis e irão renderizar de forma idêntica, mesmo que marcadores não forem fechados ou estruturados de forma incorreta. 
6. Leia as sentenças abaixo e escolha a alternativa que contenha apenas sentenças verdadeiras sobre o atributo ALT do marcador IMG no HTML5:
I - O atributo indica o texto alternativo para ser exibido quando as imagens não forem carregadas;
II - O atributo é obrigatório para exibição da imagem, ou seja, sem seu preenchimento não será exibida a imagem do marcador IMG;
III - O valor do atributo será utilizado como descrição do imagético para leitores de tela;
a) Apenas a alternativa I está correta;
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas;
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas; - RESPOSTA CORRETA
d) Todas as alternativas estão corretas; 
7. O DOM (Document Object Model), é o modelo de objetos de uma página web que oferece propriedades e métodos para manipulação dos objetos através da linguagem JavaScript. Assinale a alternativa que contenha apenas afirmações verdadeiras sobre o uso do DOM.
a) Mesmo após o carregamento do documento HTML, apenas alguns elementos tornam-se objetos passíveis de serem manipulados.
b) O documento HTML em si não é um objeto, dessa forma, NÃO é possível referenciar o documento ou a janela, através de window.
c) Não é importante aguardar o carregamento da página HTML, sendo possível manipular qualquer objeto, mesmo antes dele existir, sem retorno de erros.
d) Após o carregamento do documento HTML, tudo se torna um objeto, incluindo o documento em si, seus elementos, atributos e valores. - RESPOSTA CORRETA
8. As estilizações em páginas web são feitas principalmente via CSS e suas folhas de estilo. Essa estilização é efetuada através de seletores e as propriedades que serão definidas. Escolha a alternativa com informações verdadeiras sobre os seletores CSS3:
b) Seletores de classes utilizam apenas o nome da classe, enquanto que seletores de identidade utilizam ‘.’ (ponto final) antes do nome da identidade;
a) Não podemos utilizar marcadores HTML, como ‘p’, como seletores CSS;
c) Ao utilizar o marcador de HTML ‘table’ em arquivo externo como seletor, os estilos definidos nele serão aplicados apenas ao primeiro formulário da página.
d) Ao utilizar o marcador ‘p’ em estilos embutidos na página, iremos atribuir os estilos para todos os parágrafos da página. - RESPOSTA CORRETA
9. Compare os dois códigos abaixo e escolha a alternativa que melhor define a relação entre os dois.
Trecho 01: var identidade = getElementById("nomeDaIdentidade");
Trecho 02: var identidade = $(“#nomeDaIdentidade”);
a) Os dois possuem função para seleção parecida, atribuindo à variável ‘identidade’ o objeto com id nomeDaIdentidade’, sendo o primeiro em JavaScript e o segundo em jQuery;
b) Os dois possuem funções diferentes, o primeiro selecionando o ID e o outro alterando o conteúdo de um elemento; - RESPOSTA CORRETA
c) Os dois possuem função para seleção parecida, atribuindo à variável ‘identidade’ o objeto com id nomeDaIdentidade’, sendo o primeiro em jQuery e o segundo em JavaScript; 
d) Os dois possuem funções diferentes, enquanto o primeiro remove o elemento com a ID informada o segundo adiciona a ID no elemento selecionado.
10. Na linguagem JavaScript é possível atribuir valores às variáveis através de operadores aritiméticos inserindo ponto e vírgula (;) ao final de cada sentença, não sendo necessário inserir quebra de linha entre as definições. Considerando a sintaxe de JavaScript abaixo em fluxo de controle sequencial simples, indique a alternativa com declarações que farão com o que valor de ‘x’ seja igual a 10:
c) var x=10; var y=1; x-=y;
a) var x = 10 * 0;
b) var y = 5; var x =2; x *= y; - RESPOSTA CORRETA
d) var y=10; var x=5; x+=10;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais