Buscar

Metalurgia dos Não Ferrosos 3

Prévia do material em texto

Metalurgia dos Não Ferrosos
Atividade 3
Aluno: Anne Katherine Pinheiro Resende
Observação: o valor de cada questão está no enunciado.
1 – (2 pontos) Explique a principal aplicação do metal zinco.
Cerca de 80% do Zn produzido no mundo, é aplicado em galvanização (que é a cobertura por uma camada de zinco, das peças de aço, para proteção contra os agentes atmosféricos) e em ligas para fundição. 
2 – (1 ponto – 0,25 por acerto) Sobre os minérios de zinco assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, justificando as alternativas falsas:
(V) Embora os minerais tenham alta percentagem de Zn, os minérios sulfetados nunca têm mais que 7% Zn, ao passo que os oxidados raramente excedem 20% Zn; entretanto, a concentração dos sulfetados é mais fácil.
(V) Por sua grande solubilidade como sulfato e cloreto aparece em sedimentos de origem marinha e lacustre.
(V) O Zn ocorre primeiramente como elemento residual nos maciços magmáticos de ultima cristalização, comumente associado ao Cd, germânio, índio e tálio.
(V) O Cd possui tanto o comportamento geoquímico como a ocorrência na natureza semelhante ao Zn.
Justificativa das alternativas falsas:
3 – (1 ponto) Quais são as etapas constantes do processo hidrometalúrgico de obtenção do zinco:
·	Transformação do composto natural de Zn em composto solúvel.
·	Lixiviação do composto solúvel de zinco
·	Purificação da lixívia
·	Eletrólise da solução com deposição do metal puro.
4 – (1 ponto) Sobre os processos hidrometalurgicos de obtenção do zinco, podemos afirmar (assinale a alternativa correta):
(V) a) Um fator importante a ser observado nessa ustulação é o controle da temperatura. Se esta for excessivamente alta ocorrerá a formação de ferrito de Zn, composto insolúvel em H2SO4 e que conduzirá, portanto, as perdas do metal que se deseja extrair. 
(V) b) O minério de manganês e o calcário entram na lixiviação diretamente com o minério de zinco. 
(V) c) A precipitação do Cu, do Cd , do Ni, do Al e do Sb remanescentes é feita por cementação, através da adição de Zn em pó. 
( ) Apenas a primeira afirmativa está correta.
( ) A primeira e a segunda afirmativa estão corretas.
(X) Todas as afirmativas estão corretas.
5 – (2 pontos) Quais são os fatos que devem ser considerados durante a operação de redução de óxidos de Zn?
Devem ser observados: os reagentes sendo sólidos, sua mistura deve ser a mais homogênea possível; o produto da redução é gasoso e não deve haver contato direto da atmosfera do forno com a atmosfera exterior, evitando perdas; a redução sendo endotérmica, o consumo de combustível é grande; como o produto é gasoso e muito oxidável, sua condensação deverá ser feita em atmosfera apropriada.
6 – (2 pontos) Qual o objetivo e como é realizado o refino por liquação do zinco:
Tem como objetivo principal a separação das impurezas, Pb e F. É realizado em um forno de revérbero especial, pequeno, com sola em bacia, que se comunica por uns dos lados com o cadinho de queimador independente, é feito o refino. No forno é feito o refino, que consiste em deixar o metal aquecido pouco acima do ponto de fusão do Zn. A chama oxida algumas impurezas cujos óxidos, sólidos, bóiam no banho e são removidos por escumação. O banho é assim mantido de 24 a 72 horas. Depois existem três camadas distintas : a inferior de Pb, a intermediária de Fe-Zn e a superior de Zn refinado. O metal refinado é então passado para o cadinho, onde é sobre-aquecido, com a finalidade de facilitar a moldagem. O Zn assim refinado contém de 0,9 a 1% Pb e de 0,025 a 0,030 % Fe, observa-se que o cádmio não se separa por liquação.
7 – (1 ponto – 0,25 cada acerto) Sobre os principais tipos comerciais de cobre, correlacione a primeira coluna (tipo de cobre) com a segunda (descrição):
1 - Galvanização por imersão
2 - Galvanização a seco 
3 - Galvanização eletrolítica
4 - Metalização
(3) emprega o princípio do anodo solúvel. Na célula eletrolítica, o anodo é uma placa de Zn e o catodo a peça à galvanizar.
(4) consiste em aspergir Zn fundido por meio depistolas de ar comprimido.
(2) Se faz aquecendo a peça a galvanizar em contato com pó de zinco, em atmosfera não oxidante.
(1) consiste em fazer mergulhar a peça a galvanizar, em um banho de Zn fundido.

Continue navegando