Buscar

Contratações Públicas Modulo 2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Caso a União necessite de um instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, deve se valer de um contrato de repasse.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme o art. 1º, § 1º, II, do Decreto nº 6.170/07, contrato de repasse é o instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, que atua como mandatário da União (Módulo 2, Unidade 2, Contrato de Repasse).
A resposta correta é: Caso a União necessite de um instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, deve se valer de um contrato de repasse. → Verdadeiro.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à natureza jurídica dos consórcios públicos e assinale a sequência correta:
I – O consórcio público com personalidade jurídica de direito público constitui associação pública de natureza autárquica com a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções.
II – O consórcio público com personalidade jurídica de direito privado constitui sociedade privada sem fins econômicos com o atendimento dos requisitos da legislação civil, devendo, contudo, observar as normas de direito público quanto à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de seus empregados públicos regidos pela CLT.
III – Independentemente de adquirir personalidade jurídica de direito público ou privado, o consórcio público integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados.
Escolha uma:
a. F, F, V.
b. V, F, V.
c. V, V, F. 
d. F, V, F.
Feedback
Resposta: letra “C”.
O consórcio público só integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados quando adquirir personalidade jurídica de direito público, sequer integrando a Administração Pública na hipótese de adquirir personalidade jurídica de direito privado. Os demais itens encontram-se em conformidade com o estudado (Módulo 2; Unidade 3; Fundamento, Natureza e Atuação).
A resposta correta é: V, V, F..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A extinção do contrato de consórcio público depende de ________. Nesse caso, as obrigações já constituídas ________ prejudicadas. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; são.
b. Lei de cada Ente consorciado, mediante ratificação da assembleia geral; não são.
c. Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; não são. 
d. Lei de cada Ente consorciado, mediante ratificação da assembleia geral; são.
Feedback
Resposta: letra “C”.
A alteração ou extinção de contrato de consórcio público depende de instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os entes consorciados. Nesse caso, as obrigações já constituídas não são prejudicadas. Tanto é que os contratos de programa continuam vigentes e só são extintos após o prévio pagamento das indenizações eventualmente devidas (Módulo 2, Unidade 3, Retirada de Ente e Alteração ou Extinção do Consórcio).
A resposta correta é: Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; não são..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à ratificação do protocolo de intenções, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. É efetivada por lei.
b. Depende de homologação da assembleia geral do consórcio público quando realizada 2 anos após a subscrição do protocolo de intenções.
c. É necessária ainda que o Ente, antes de subscrevê-lo, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público. 
d. Pode ser realizada com reserva, desde que aceita pelos demais Entes subscritores, hipótese em que implicará consorciamento parcial ou condicional.
Feedback
Resposta: letra “C”.
A ratificação do protocolo de intenções é dispensada para o Ente que, antes de subscrever o protocolo de intenções, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público. Assim, o item encontra-se incorreto ao afirmar que a ratificação é persiste necessária ainda nesse caso. As demais alternativas encontram-se em consonância com nossas lições (Módulo 2; Unidade 3; Constituição e Protocolo de Intenções).
A resposta correta é: É necessária ainda que o Ente, antes de subscrevê-lo, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Os Entes consorciados comprometem-se a fornecer os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público por meio de contrato de rateio, que é o único instrumento hábil para essa entrega de recursos ao consórcio.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Contrato de rateio constitui o compromisso de os Entes consorciados fornecerem os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público. Assim, é o único instrumento hábil para os Entes consorciados entregarem recursos ao consórcio (Módulo 2, Unidade 3, Contrato de Rateio).
A resposta correta é: Os Entes consorciados comprometem-se a fornecer os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público por meio de contrato de rateio, que é o único instrumento hábil para essa entrega de recursos ao consórcio. → Verdadeiro.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
É possível a União celebrar convênios com entidades privadas sem fins lucrativos que, em suas relações anteriores com o Ente, tenham incorrido na conduta de:
Escolha uma:
a. Omissão no dever de prestar contas.
b. Descumprimento justificado do objeto de termo de parceria. 
c. Desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos.
d. Ocorrência de dano ao Erário.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Conforme o art. 2º, V, do Decreto nº 6.170/07, a vedação à celebração de convênios contempla a conduta de descumprimento injustificado do objeto de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria. Assim, caso apenas anterior termo de parceria tenha sido justificadamente descumprido, é possível a União celebrar convênios com essa entidade. As demais hipóteses reproduzem adequadamente a vedação constante no referido dispositivo (Módulo 2, Unidade 2, Convênios, Vedações).
A resposta correta é: Descumprimento justificado do objeto de termo de parceria..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Considere que certo órgão público tenha conseguido realizar mais contratações públicas que o ano anterior, obtendo, em todas elas, produtos e serviços de melhor qualidade. Nessa situação, pode-se garantir que o referido órgão conseguiu melhor atender ao interesse público no presente exercício financeiro, comparativamente ao ano anterior.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Falso.
Essa correlação não é direta. De fato, realizar mais entregas, cada uma com mais qualidade, não significa evoluir. O acréscimo de entregas, quantitativa ou qualitativamente, só representa um ganho caso se dê em estrita consonância com a necessidade pública no caso concreto. Caso contrário, representará, na verdade, um desperdício de recursos públicos, que poderiam ser usados para atender outra necessidade ainda não atendida, complementar uma necessidade ainda não atendida na proporção adequadaou até mesmo aplicá-los na amortização da dívida pública ou, temporariamente, em investimentos rentáveis para aumentar a capacidade de realizações públicas do Estado nos exercícios financeiros seguintes (Módulo 2, Unidade 1, Resolução Interna).
A resposta correta é: Considere que certo órgão público tenha conseguido realizar mais contratações públicas que o ano anterior, obtendo, em todas elas, produtos e serviços de melhor qualidade. Nessa situação, pode-se garantir que o referido órgão conseguiu melhor atender ao interesse público no presente exercício financeiro, comparativamente ao ano anterior. → Falso.
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à relação entre contrato, convênio e consórcio público e marque a sequência correta:
I – Nos contratos, via de regra precedido de licitação, o Estado almeja atender a uma necessidade pública e o particular deseja auferir lucro, só podendo ser rescindido nas hipóteses previstas em lei.
II – Nos convênios, os quais não dependem de prévia licitação ou autorização legislativa, as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns, podendo ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se remanescer ao menos dois integrantes.
III - Nos consórcios públicos, as partes formam uma pessoa jurídica autônoma, o que não ocorre nos convênios e nos contratos.
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. V, V, V. 
c. F, F, V.
d. F, F, F.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Todas as colunas encontram-se em consonância com o que estudamos no curso. Deveras, os ajustes convênios e contratos diferenciam-se pelos interesses das partes envolvidas. Nestes o Estado almeja atender à necessidade pública, o particular deseja auferir lucro e o contrato, via de regra precedido de licitação, só pode ser rescindido nas hipóteses previstas na lei. Por sua vez, naqueles as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns e o convênio, que não depende de prévia licitação ou autorização legislativa, pode ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se ainda remanescer ao menos dois integrantes. Os convênios diferenciam-se, outrossim, dos consórcios públicos que veremos na última unidade deste módulo, uma vez que nestes as partes formam uma pessoa jurídica autônoma e naqueles (bem como nos contratos) essa constituição não ocorre (Módulo 2, Unidade 2, Convênio). Unidade 3, Consórcio Público.
A resposta correta é: V, V, V..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O contrato de programa não deve atender à exigência de:
Escolha uma:
a. Atendimento à legislação de concessões e permissões de serviços públicos.
b. Previsão de procedimentos que garantam a transparência da gestão econômica e financeira de cada serviço em relação a cada um de seus titulares.
c. Atendimento à legislação de regulação dos serviços a serem prestados, especialmente quanto ao cálculo das tarifas.
d. Atribuição ao contratado do exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados. 
Feedback
Resposta: letra “D”.
É vedado atribuir ao contratado o exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados, sendo nula cláusula do contrato de programa nesse sentido. Assim, a assertiva se equivoca ao afirmar que o contrato de programa deve atender à exigência de atribuição desses poderes ao contratado. As demais alternativas estão adequadas ao conteúdo ministrado no curso (Módulo 2, Unidade 3, Contrato de Programa).
A resposta correta é: Atribuição ao contratado do exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados..
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto ao contrato de gestão celebrado com órgão ou entidade pública:
I – O dispositivo constitucional que disciplina a matéria é classificado como de eficácia plena, já que viabiliza a adoção do instituto para esse fim independentemente da edição de lei regulamentadora.
II – O instituto visa ampliar a autonomia do órgão ou entidade em contrapartida à fixação de metas de desempenho, conferindo-se os meios para que a unidade consiga aumentar sua eficiência, obtendo melhores resultados a custos inferiores.
III – O constituinte derivado foi tecnicamente preciso ao denominar o instituto de contrato.
Escolha uma:
a. F, V, F. 
b. F, V, V.
c. V, F, V.
d. V, F, F.
Feedback
Resposta: letra “A”.
Como vimos em aula, o constituinte derivado não foi tecnicamente preciso ao denominar o instituto de contrato. De fato, nesse contexto, não seria possível contratar órgãos, já que, por constituírem meras repartições internas de competências, não possuem personalidade jurídica, e, assim, não podem exprimir vontade para encarregar-se de direitos ou contrair obrigações. Do outro lado, no caso de entidades administrativas, o ajuste seria mais uma espécie de convênio do que um contrato propriamente dito, devido ao interesse mútuo – e não divergentes – das partes no objeto da avença. Além disso, a norma é classificada como de eficácia limitada e, portanto, somente é cabível a adoção do instituto para esse fim após a edição da correspondente lei regulamentadora. A coluna remanescente, que aborda o objetivo do instituto em análise para esse tipo de aplicação, encontra-se correta (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Órgãos e Entidades Públicas).
A resposta correta é: F, V, F..
Parte inferior do formulário

Continue navegando