Buscar

Lista de exercícios Q.A.Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor: Wellington Viana	Aluno(a): 	
Semestre: 6º
Curso: Técnico integrado em Petroquímica Disciplina: Noções de Química Analítica Instrumental
Lista de Exercícios 1 – Espectrofotometria de absorção molecular na Região do UV- Visível
Desenhe um esquema com a sequência correta dos componentes de um espectrofotômetro UV-Vis. (Nomeie cada parte do equipamento)
Cite duas características que a fonte de radiação de um espectrofotômetro deve possuir.
Quais são os tipos de fonte de radiação mais comuns na espectrofotometria Uv-Vis? Informe em qual faixa do espectro eletromagnético elas são utilizadas.
Observe os gráficos abaixo da intensidade de radiação versus comprimento de onda para uma lâmpada de tungstênio (a) e para uma lâmpada de Hidrogênio (b). Qual informação útil podemos tirar de cada gráfico com relação ao uso dessas lâmpadas na Espectrofotometria UV-VIS? Justifique sua afirmação.
(a) Lâmpada de tungstênio	(b) Lâmpada de hidrogênio
Qual a vantagem que a lâmpada de Tungstênio-Halogênio possui sobre a lâmpada somente de tungstênio? Justifique.
Os seletores de comprimento de onda mais comuns são os monocromadores que podem ser do tipo rede de difração ou prisma. Explique como ocorre a seleção do comprimento de onda numa rede de difração.
Ao incidir um feixe de radiação sobre uma solução absorvente, podemos relacionar a radiação transmitida (não absorvida) com a radiação incidente (inicial). Essa relação é conhecida como transmitância. Quando expressamos a transmitância na escala logarítmica temos a absorbância. Nesse sentido, preencha a seguinte Tabela: (T=P/P0; A= - logT)
	Luz absorvida
	Luz transmitida
	Transmitância
	Absorbância
	
	100%
	
	
	
	25%
	
	
	60%
	
	
	
	
	
	0,3
	
	
	
	
	2,0
Uma solução colocada dentro de um espectrofotômetro UV-visível apresenta uma absorbância de 0,91 em um comprimento de onda de 560nm. Qual a porcentagem de radiação que está sendo transmitida? Qual porcentagem está sendo absorvida?
(Petrobrás 2011- Téc. Química) Para a determinação da concentração de Cu2+, um excesso de um ligante foi adicionado para complexar todo o Cu2+ e produzir um derivado do analito com maior absortividade molar.
Sabendo-se que a inclinação (sensibilidade) da curva de calibração (obtida com medições em cubeta de 1 cm de caminho óptico) foi 5 x 102 L mol−1 e que a absorbância medida na solução de amostra foi 1,000, a concentração, em mol/L, de Cu2+ nessa solução é:
a) 1 x 10−3	b) 2 x 10−3	c) 5 x 10−3	d) 1 x 10−2	e) 2 x 10−2
(Petrobrás 2010- Téc. Química) As fachadas dos edifícios devem ser protegidas contra os efeitos da radiação solar que aceleram sua degradação, a partir do uso de tintas e vernizes contendo uma determinada concentração de aditivo fotoprotetor, que absorve fortemente radiações na faixa do UVA (320 nm – 400 nm). Considere um determinado aditivo que tenha massa molar = 500 g mol–1; absortividade molar (ε) = 10.000 L mol–1cm–1 para λMAX = 350 nm. A concentração do aditivo na tinta, em mg L–1, de tal forma que aproximadamente 90% da radiação UVA incidente seja absorvida por uma camada de 0,5 mm de espessura, é
a) 1,0 x 10-1	b) 1,0 x 100	c) 1,0 x 101	d) 1,0 x 102	e) 1,0 x 103
(Univasf 2014-Téc. Lab) A Colorimetria e a Espectrofotometria podem ser conceituadas como um procedimento analítico
através do qual se determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz). Uma das principais e mais usuais aplicações dessas técnicas é para determinar a concentração de glicose (C6H12O6) na urina através do valor médio da intensidade da cor resultante da reação desse açúcar com ácido 3,5-dinitrosalicílico. A tabela abaixo mostra a relação entre a concentração de glicose em solução aquosa e a intensidade da cor resultante
Qual é a concentração, em gramas por litro, de uma solução de glicose que, após a reação, apresenta intensidade de cor igual a 0,80?
a) 2	b) 4	c) 6	d) 8	e) 10
(EMBRAPA-Téc. Lab.) Segundo a Lei de Lambert-Beer, A=εbc. Assinale a alternativa
INCORRETA:
Ao traçarmos um gráfico de absorvância por concentração, encontraremos uma reta até certo ponto.
“b” corresponde ao caminho que a luz passa pela amostra analisada.
“ε” é dependente do comprimento de onda.
“A” é adimensional, ou seja, não possui unidade.
Essa lei é aplicável quando a amostra possui fluorescência.
Uma solução contendo 8,75 ppm de KMnO4 apresenta uma transmitância de 0,743 em uma célula de 1,00 cm a 520 nm. Calcular a absortividade molar do KMnO4.
Um composto X deve ser determinado por espectrofotometria UV/visível. Uma curva de calibração é construída a partir de soluções padrão de X com os seguintes resultados: 0,50 ppm, A = 0,24; 1,5 ppm, A = 0,36; 2,5 ppm, A = 0,44; 3,5 ppm, A = 0,59; 4,5 ppm, A= 0,70. Uma amostra de X forneceu uma absorbância igual a 0,50 nas mesmas condições de medida dos padrões. Encontre a inclinação da curva de calibração e a concentração da amostra de X.
(ENEM 2014) Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.
A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:
a) da luz visível	b) do ultravioleta	c) do infravermelho
d) das micro-ondas	e) das ondas longas de rádio
(ENEM 2017) A figura mostra como é a emissão de radiação eletromagnética para cinco tipos de lâmpada: haleto metálico, tungstênio, mercúrio, xênon e LED (diodo emissor de luz). As áreas marcadas em cinza são proporcionais à intensidade da energia liberada pela lâmpada. As linhas pontilhadas mostram a sensibilidade do olho humano aos diferentes comprimentos de onda. UV e IV são as regiões do ultravioleta e do infravermelho, respectivamente.
Um arquiteto deseja iluminar uma sala usando uma lâmpada que produza boa iluminação, mas que não aqueça o ambiente.
Qual o tipo de lâmpada melhor atende ao desejo do arquiteto?
Haleto metálico
Tungstênio
Mercúrio
Xênon
LED
(ENEM 2017) A epilação a laser (popularmente conhecida como depilação a laser) consiste na aplicação de uma fonte de luz para aquecer e causar uma lesão localizada e controlada nos folículos capilares. Para evitar que outros tecidos sejam danificados, selecionam-se comprimentos de onda que são absorvidos pela melanina presente nos pelos, mas que não afetam a oxi-
hemoglobina do sangue e a água dos tecidos da região em que o tratamento será aplicado. A figura mostra como é a absorção de diferentes comprimentos de onda pela melanina, oxi- hemoglobina e água.
Qual é o comprimento de onda, em nm, ideal para a epilação a laser?
a) 400	b) 700	c) 1100
d) 900	e) 500
(ENEM 2014) Ao sintonizarmos uma estação de rádio ou um canal de TV em um aparelho, estamos alterando algumas características elétricas de seu circuito receptor. Das inúmeras ondas eletromagnéticas que chegam simultaneamente ao receptor, somente aquelas que oscilam com determinada frequência resultarão em máxima absorção de energia.
O fenômeno descrito é a:
a) difração.	b) refração	c) polarização	d) interferência	e) ressonância
(ENEM 2012) Nossa pele possui células que reagem a incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, ascendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.
O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de:
a) baixa intensidade.	b) baixa frequência.	c) um espectro contínuo.
d) amplitude inadequada.	e) curto comprimento de onda.
(ENEM 2015) A radiação ultravioleta (UV) é dividida, de acordo com três faixas de frequência, em UV-A, UV-Be UV-C, conforme a figura.
Para selecionar um filtro solar que apresente absorção máxima na faixa UV-B, uma pessoa analisou os espectros de absorção da radiação UV de cinco filtros solares:
Considere:	velocidade	da luz=3,0x108 m/s e 1nm=1,0x10-9m.
O filtro solar que a pessoa deve selecionar é o
a) V	b) IV	c) III	d) II	e) I

Continue navegando

Outros materiais