Buscar

GD Introdução e eixo hipotálamo hipófise

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA ENDÓCRINA – GRUPO DE DISCUSSÃO 
Introdução à endocrinologia e eixo hipotálamo-hipófise
Fisiologia Básica 
1.	Defina o conceito de hormônio. O que determina a especificidade e o tipo de ação de um hormônio? Dê exemplos de ações endócrina, parácrina e autócrina.
2.	Diferencie hormônios de natureza proteica de hormônios esteroides quanto aos seguintes parâmetros: a) síntese; b) liberação; c) transporte no sangue; d) receptor.
3.	Defina os mecanismos de retroalimentação negativa e positiva em fisiologia endócrina. Descreva um exemplo para cada mecanismo.
4.	Defina e cite exemplos de ritmos circadianos, ultradianos e infradianos de secreção hormonal.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5.	Qual o efeito da transecção cirúrgica da conexão entre o hipotálamo e a hipófise sobre a secreção dos hormônios adenohipofisários e neuro-hipofisários? Explique.
6.	Uma paciente não lactante relata a ocorrência de uma secreção leitosa de ambos os mamilos, e ausência de menstruação (amenorreia). Possui uma lista de medicamentos prescritos pelo seu psiquiatra, que inclui o uso de um antagonista de dopamina. Qual hormônio hipofisário pode ser responsável por esta condição? Explique.
7.	Em um indivíduo normal, o que deve acontecer com a secreção de hormônio do crescimento (GH) após a administração de uma dose de insulina, por quê? Cite outros 2 estímulos importantes para a secreção deste hormônio.
8.	O quadro de pan-hipopituitarismo caracteriza-se pela falência generalizada de secreção de hormônios adeno-hipofisários. Quais sinais clínicos podem ser observados neste quadro patológico? 
9. Atualmente há uma grande discussão acerca de alimentos saudáveis e dislipidemias. Um de seus alunos, após ler um texto na internet, chega para o treino convencido de que precisa cortar completamente o colesterol de sua dieta. Qual orientação você o daria?
10. Explique porque observa-se um aumento da duração do trabalho de parto em animais hipofisectomizados (remoção cirúrgica da hipófise).

Continue navegando