Buscar

Relação entre Meio Ambiente, Sistema Prisional e Álcool e Drogas

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia 
Psicologia das Instituições e Políticas Públicas
Professora: Vera Morselli
Aluna: Julia Thauany Costa de Albuquerque
Relação entre Meio Ambiente, Sistema Prisional e Álcool e Drogas
	O meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites, além disso toda e qualquer estrutura que influencie o mesmo. Já sistema prisional é a organização dos serviços destinados à execução penal, tendo como objetivo a regeneração dos condenados, readaptando-os à vida social. Os componentes do grupo com esse tema nos trouxeram muito essa visão de lotação e estrutura dos presídios. entretanto o que ocorre é diferente, os detentos sofrem castigos severos, são tratados piores que animais abandonados numa condição deplorável que ninguém merecia viver, e uma das principais coisas falhas que vemos e a estrutura de um presidio, as más condições dos estabelecimentos prisionais, descumprindo a LEP ( Lei de Execuções Penais). A LEP, Lei n° 7.210/1984, já em seu primeiro artigo informa que a execução criminal visa a proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado, vindo a ressaltar uma gama de assistências que o Estado deveria prestar ao preso, tais como a assistência à saúde, material, jurídica, educacional, social e religiosa entre outras. Ocorre que não é isso que se tem visto nos presídios brasileiros. 
Analisando a situação ambiental de um presidio podemos observar que falta o básico, higiene, tratamento de esgoto, poluição do solo, sendo que, em muitos presídios, as celas são mantidas em total desacordo com as normas ambientais, e há uma degradação gigantesca do meio ambiente carcerário, principalmente os do estado de Goiás. Quando se trata de meio ambiente carcerário podemos identifica-lo como as condições de vida do preso lá dentro, também a salubridade do local, as condições estruturais necessárias à sobrevivência, ausência de saneamento básico, lotação das celas, higiene e conforto das camas. O sistema carcerário brasileiro tem muito no que avançar.
Para relacionar o meio ambiente com álcool e drogas, resolvi focar no tabagismo que foi um subtema abordado pelos discentes dentro do trabalho. Tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O tabagismo pode afetar o meio ambiente de diversas como: desmatamento, poluição do ar, das águas, matas, uso de pesticidas e agrotóxicos, incêndios e o fumo passivo. Abaixo vou citar os que mais influenciam na natureza.
 Em relação ao desmatamento florestas inteiras são devastadas e utilizadas como combustível para alimentar os fornos à lenha e as estufas, que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas. As ações de desmatamento para a produção do fumo de tabaco contribuem de forma significativa para o desmatamento global. Já em relação a poluição do ar, a fumaça do cigarro contém substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Na água quando filtros de cigarros desprezados no chão e outros locais inadequados e, depois, levados pela chuva para lagos, rios, oceanos, florestas e jardins, demoram cerca de 5 anos para se decompor, podendo matar peixes, animais marinhos e aves que podem ingeri-los. Aproximadamente 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticos quanto em matas e florestas, o que resulta em destruição e mortes. 
	O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. No Brasil, pelo menos, 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. O que equivale dizer que, a cada dia, sete brasileiros que não fumam morrem por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco. Temos que pensar nós outros e no futuro que queremos pros nossos filhos e futuras gerações.

Continue navegando

Outros materiais