Buscar

FARMACOTÉCNICA 2

Prévia do material em texto

FARMACOTÉCNICA II
	Simulado: SDE0095_SM_AV1_201602134791 V.1 
	Aluno(a): VANDER E SILVA CAETANO
	Matrícula: 201602134791
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Data: 02/09/2018 18:57:33 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603257172)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As diferentes formas farmacêuticas podem ser escolhidas por diferentes motivos, sejam eles relacionados aos pacientes ou ao próprio fármaco. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I - Os pós podem ser administrados pelas vias oral, nasal, parenteral ou mesmo para uso tópico.
II - A natureza físico-química do fármaco pode ser um determinante na escolha da forma farmacêutica final.
III - Um óvulo de gelatina é um exemplo de forma farmacêutica semi-sólida.
IV - A dose do medicamento pode influenciar na escolha da forma farmacêutica.
Estão CORRETAS as frases:
		
	
	Todas estão corretas
	 
	Somente I, II e IV
	
	Somente II e III
	
	Somente I, II e III
	
	Somente II, III e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603031988)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os agentes tensoativos incluem uma enorme gama de compostos, tornando muito difícil a sua classificação química. Entretanto, uma conveniente classificação pode se elaborada segundo a ionogeneidade dos agentes tensoativos, isto é, a diferenciação está no diferente comportamento de dissociação iônica e a maneira em que ocorre a migração da parte representativa do tensoativo durante uma eletrólise. De acordo com este comportamento, teremos então:
I- Tensoativos Aniônicos
II- Tensoativos Catiônicos
III- Tensoativos Não iônicos
IV- Tensoativos Anfóteros
 
(---) Caracterizam-se por apresentar um grupo polar positivo quando em solução aquosa. Apresentam boas propriedades emulsionantes. Os sais de amônio quaternário são os principais representantes dessa classe.
( ---) Caracterizam-se pelo fato de o grupamento hidrofílico da molécula não possuir carga negativa nem positiva, quando em solução aquosa. São, normalmente, utilizados como agentes emulsionantes em formulações de cremes e loções. Apenas alguns tipos desses tensoativos possuem aplicações em formulações de shampoos.
( --- ) Caracterizam-se pela propriedade de formarem um íon tensoativo negativo ou positivo , dependendo do pH do meio onde estão solubilizados. Apresentam-se como bons agentes emulsivos e bons detergentes.
( --- ) São aqueles cujo grupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. Estes tensoativos são via de regra, superiores aos demais no que se refere ao poder de espuma , e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas. A seqüência correta será:
		
	 
	II, III, IV, I
	
	III, IV, I, II
	
	IV, I, II, III
	
	II, IV, III, I
	
	I, II, III, IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602272514)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as seguintes afirmativas e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso). 1. Emulsões são formas farmacêuticas constituídas por duas fases líquidas imiscíveis. 2. Emulsões são formas farmacêuticas constituídas por uma fase sólida e uma fase líquida imiscível. 3. Emulsões são formas farmacêuticas constituídas por duas fases líquidas miscíveis. 4. Preparações farmacêuticas líquidas que contêm em seu seio substâncias sólidas insolúveis denominam-se soluções. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta
		
	
	F, F, V, F
	
	V, V, F, F
	
	V, F, F,V
	
	V, V, V, F
	 
	V, F, F, F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602293430)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	1) Analisando um sistema de floculação controlada, por exemplo usando o hidróxido de alumínio pó como fármaco e diferentes agentes suspensores (CMC, HEC e carbopol 940) e água como veículo, podemos concluir que: I. Floculação é um processo no qual as partículas dispersas de uma suspensão se agrupam formando aglomerados frouxos redispersíveis. II. A defloculação é o processo oposto a floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão. III. Quanto maior for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. IV. Quanto menor for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	Quanto maior for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão.
	
	Defloculação é um processo no qual as partículas dispersas de uma suspensão se agrupam formando aglomerados frouxos redispersíveis.
	
	Floculação é o processo oposto a floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão.
	 
	Esta opção está totalmente verdadeira.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602890489)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta no que diz respeito à forma farmacêutica emulsão:
		
	
	Emulsão cuja fase externa é oleosa é a mais indicada para administração oral.
	 
	É denominada emulsão tipo óleo em água quando o óleo está disperso como gotículas em uma solução aquosa, ou seja, a água é considerada a fase externa da emulsão;
	
	Emulsão cuja fase interna é aquosa é a mais indicada para administração oral.
	
	É denominada emulsão tipo óleo em água quando o óleo está disperso como gotículas em uma solução aquosa, ou seja, a água é considerada a fase interna da emulsão;
	
	É denominada emulsão tipo água em óleo quando a água está dispersa como gotículas em óleo, ou seja, o óleo é considerado a fase interna da emulsão;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602966922)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Com relação às formas farmacêuticas emulsões e suspensões assinale a alternativa correta.
		
	
	A velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão deve ser rápida e a agitação deve ser vigorosa para que ocorra redispersão das partículas.
	
	A emulsão é uma dispersão na qual a fase dispersa é líquida, e o meio de dispersão é sólido.
	
	No tipo mais comum de emulsão, a emulsão óleo em água (O/A), a fase dispersante, ou externa, é o óleo; enquanto a fase dispersa, ou interna, é a água.
	
	A emulsão é uma forma farmacêutica pouco versátil; por isso, não existem muitas formulações que a utilizem.
	 
	Um efeito não desejado, que interfere com a estabilidade de uma suspensão, é o caking, fenômeno que ocorre quando as partículas estão agregadas de modo bastante próximo, o que dificulta a sua redispersão.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602273347)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Leia atentamente os tópicos: I- Quando dois líquidos imiscíveis são agitados mecanicamente, no início ambas as fases tendem a formar gotículas. Quando se pára a agitação, as gotículas coalescem lentamente e os dois líquidos separam-se. II- O tempo de vida das gotículas que compõem uma emulsão, aumenta quando se adiciona um emulgente aos dois líquidos imiscíveis, embora só uma fase continue a formar gotículas por algum tempo. Esta fase é chamada de fase interna e encontra-se rodeada pela fase externa. III- Um emulgente atua, e é definido, como um estabilizante da forma da gotícula (glóbulos) da fase externa. Tendo por base a sua estrutura, os emulgentes podem ser descritos como moléculas que possuem duas partes distintas: uma parte hidrofílica ( ou oleofóbica) e uma hidrófoba (ou oleofílica). IV- No que diz respeito ao tipo de emulsão, as emulsões O/A são mais úteis como bases de fármacos laváveis e para ospropósitos gerais dos cosméticos. As emulsões do tipo A/O são usadas mais largamente no tratamento de pele seca e como emolientes. V- O conhecimento do EHL necessário permite a seleção de um emulgente ou, a combinação de emulgentes, que irão dar origem ao valor de EHL necessário para preparar devidamente a emulsão. Está (ão) incorreta (s) a (s) afirmação (ões):
		
	
	I e IV.
	
	I e III.
	 
	III, apenas.
	
	II e V.
	
	III e V.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603031986)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Como os dois componentes básicos de uma emulsão estão representados pela água e pelo óleo ou outra substância lipossolúvel, pode-se classificar tais sistemas em dois tipos distintos, de acordo com a natureza da respectiva fase dispersa. Pode-se afirmar que:
		
	
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersa, estaremos em face de uma emulsão O/A.
	
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersante, estaremos em face de uma emulsão O/A.
	 
	Assim, se o óleo constitui a fase dispersa, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	Assim, se a água constitui a fase externa, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	Assim, se água constitui a fase dispersante, estaremos em face de uma emulsão A/O.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603304723)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São sistemas dispersos constituídas de duas fases líquidas imiscíveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna é finamente dividida em outra fase dita fase contínua ou externa. Devido à incompatibilidade, a dispersão só é conseguida com o uso de:
		
	
	agentes desagregantes
	 
	agentes emulsificantes
	
	agentes umectantes
	
	agentes floculantes
	
	agentes suspensores
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201602272515)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A inclusão de agentes floculantes na preparação de uma suspensão é importante para evitar
		
	
	a redispersão lenta das partículas.
	
	a sedimentação lenta das partículas.
	
	a formação de sedimento frouxo.
	 
	a formação de sedimento compacto.
	
	a redispersão rápida das partículas.

Continue navegando