Buscar

APOL História do Brasil I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL-História do Brasil-Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:   
“A Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1897, acabou congregando os escritores e intelectuais mais prestigiados do período. A ABL era a torre de marfim a partir da qual o letrado deveria olhar o mundo, e, no seu abrigo, representá-lo literariamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 48. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a produção literária no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I. A literatura era uma atividade quase exclusiva das elites tradicionais brasileiras.
II. Os textos escritos no Brasil não sofriam a influência do estilo e gênero literário europeu.
III. As condições para o desenvolvimento de um mercado de obras literárias eram precárias, em razão da baixa remuneração destinada aos escritores.
IV. A Academia Brasileira de Letras era dedicada a enaltecer escritores consagrados e a atrair homens poderosos para o seu meio. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I, III e IV
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A literatura era uma atividade quase exclusiva das elites tradicionais brasileiras. As condições para o desenvolvimento de um mercado de obras literárias eram precárias, em razão da baixa remuneração destinada aos escritores. A Academia Brasileira de Letras era dedicada a enaltecer escritores consagrados e a atrair homens poderosos para o seu meio (livro-base, p. 90,91). A alternativa II é falsa, pois “Bacharéis em Direito [...] escreviam textos copiando estilos e gêneros literários da Europa” (livro-base, p. 91).
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
“O Estado de São Paulo foi o que mais incentivou essa imigração, subsidiando passagens de navio, hospedagem e também primeiras necessidades. Posteriormente o imigrante deveria pagar as dívidas da viagem por meio do seu trabalho na lavoura. Nas fazendas de café, persistia a mentalidade escravista do fazendeiro brasileiro, na qual eram comuns maus-tratos, más condições de higiene e moradia destinadas aos imigrantes. Nas grandes fazendas de café, por exemplo, os proprietários não sabiam como lidar com mão de obra livre, assalariada. Muitos acreditavam que o tratamento poderia ser semelhante àquele dispensado aos escravos de origem africana. Era frequente o relato de que em algumas propriedades o local destinado aos imigrantes era a antiga senzala, e o controle a que os fazendeiros desejavam sujeitar seus trabalhadores tinha aspectos de servidão. Além disso, uma outra barreira que se impunha era a língua, já que os estrangeiros não dominavam o português. Eram comuns as queixas de isolamento, falta de assistência médica e religiosa, dificuldade em comprar gêneros por preços justos — pois os poucos estabelecimentos comerciais acessíveis aos colonos permitiam aos seus proprietários a imposição de preços abusivos. Diante de tantas dificuldades, não foram poucos os estrangeiros que fugiram das propriedades” (livro-base, p. 122).
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
Nota: 20.0
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
Você acertou!
?Sobretudo a partir da segunda década do século XX, as condições oferecidas pelos produtores de café aos imigrantes passaram a ser mais satisfatórias. A partir desse momento, há o ingresso também do imigrante de origem japonesa” (livro-base, p. 123).
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FGV. CPDOC. Estado Novo e Fascismo. <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo>. Acesso em 15 jun. 2016.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
Nota: 20.0
	
	A
	DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
Você acertou!
Getúlio Vargas implementou táticas políticas voltadas para a propaganda e a educação. O papel do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) não era só doutrinar, mas  controlar as manifestações do pensamento no país (livro-base, p. 40).
	
	B
	Eletropaulo
	
	C
	Telesp
	
	D
	Plano SALTE
	
	E
	Sindicato
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
	
	B
	Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
	
	C
	Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
	
	D
	A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
	
	E
	Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
“Podemos afirmar que, a partir da vinda da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, algumas condições favoráveis foram sendo tímida e paulatinamente semeadas. Um dos indicativos foi a criação de instituições dedicadas ao financiamento e ao ensino dos artistas e à formação de um público especializado. Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de escolas de arte, museus e bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro. Em 1814, foi inaugurada a Biblioteca Nacional, cujo acervo foi composto pelos livros das Reais Bibliotecas da Coroa trazidos para o Brasil. Em 1837, foi criado, também no Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura; em 1871, a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco. No ano 1816, foi fundada a Escola de Arte, que viria a chamar-se Imperial Escola e Academia de Belas Artes do Brasil” (livro-base, p. 89,90).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando