Buscar

Simulado para Av1 Tanatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201510141856)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510339024)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é:
		
	
	Morte aparente, morte absoluta e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte aparente e morte absoluta.
	 
	Morte aparente, morte relativa e morte absoluta.
	
	Morte relativa, morte absoluta e morte aparente.
	
	Morte absoluta, morte aparente e morte relativa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510301415)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. 5. Que nome é dado à morte logo após a PCR?
		
	
	Morte aparente
	 
	Morte absoluta
	 
	Morte Clínica
	
	Morte Invertida
	
	Morte Real
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509601860)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509646708)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Concepção de Morte no Oriente I) vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. II) é enfrentada de forma lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo. III) é vivida de forma pacífica: através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória. IV) são procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. V) é um estado de transição e principalmente de evolução, para o qual deve haver um preparo: a morte é apenas uma iniciação numa outra vida. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, III e IV
	
	III, IV e V
	
	I, II e III
	 
	II, III e V
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201509679644)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa correta sobre as afirmações de Erich Fromm: I) O homem moderno se separou da natureza e das outras pessoas na busca de uma liberdade que o deixa desamparado e isolado. II) A morte é vista hoje como um acontecimento genérico, longínquo e impalpável. III) O homem moderno recusa em admitir a morte como um acontecimento que o atinge pessoalmente.
		
	
	somente a II e a III são corretas
	
	somente a I está correta
	 
	as três afirmativas são corretas
	
	somente a I e a II são incorretas
	
	as três afirmativas são incorretas
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201509679643)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um paciente que apresente ausência total e irreversível das funções do córtex e do tronco cerebral é considerado como apresentando:
		
	
	Morte relativa
	 
	Morte cerebral
	
	Morte absoluta
	
	Morte aparente
	
	Morte clínica
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201509720726)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assim como o nascer, a morte faz parte do processo de vida do ser humano. Em relação à morte e ao processo de morrer, cada sociedade tem comportamentos, hábitos, crenças e atitudes, que oferecem aos indivíduos uma orientação de como devem se comportar, refletindo a cultura de cada região. Nesta perspectiva, escolha a assertiva errada quanto ao significado da morte para a sociedade oriental e ocidental.
		
	
	A sociedade ocidental contemporânea tem negado a experiência da morte.
	
	Para a sociedade oriental, a morte é um processo iniciativo para uma nova vida e engloba três estágios: chikkai bardo, chonyd bardo e sidpa bardo.
	 
	No Oriente, no início, o corpo era costurado em uma mortalha, depois passou a ser ocultado em um cercueil (caixão).
	
	Para os tibetanos, é fundamental a consciência da morte, visto que nesta sociedade, a morte é transição para novas reencarnações.
	
	Sábios iogues oferecem ensinamentos ¿ Upanishads, para o desenvolvimento psicológico e espiritual dos orientais.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201509646714)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Morte pode ser definida como sendo o cessar irreversível do:
		
	
	Fluxo espontâneo de todos os fluídos, incluindo o ar (¿último suspiro¿) e o sangue;
	
	Funcionamento espontâneo de coração, pulmões e de todo o cérebro, incluindo o tronco cerebral
	 
	Todas as afirmativas definem o que é morte
	
	Capacidade corporal da consciência
	
	Funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201510334522)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo,a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meio da tristeza... ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
		
	
	Uma queda que provoca tristeza e inquietude prolongada.
	
	Um caminho incerto, obscuro e desanimador.
	
	Um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	
	Uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	 
	Um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.

Outros materiais