Buscar

CONTEÚDO 2 ORG. DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEUDO 2 
1) Com base no critério da estabilidade, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:
RESPOSTA: E) rígida, pois só é alterável mediante a observância de processos mais rigorosos e complexos do que os vistos na elaboração de leis comuns.
2) Hans Kelsen sempre defendeu que o estudo dos fatores sociais em uma dada sociedade não compete ao jurista e que a Constituição é considerada norma pura, puro dever-ser. Com base na classificação das constituições, é correto afirmar que Hans Kelsen está associado à teoria da constituição em seu sentido:
Resposta: B) JURÍDICO, JUSTIFICATIVA: No livro de Hans Kelsen - "Teoria Pura do Direito ". o mesmo diz que "...pretende libertar a ciência jurídica de todos os elementos que lhe são estranhos...", pois o mesmo diz que a jurisprudência se confunde com a psicologia e a sociologia, com a ética e a teoria política, misturando com o ““resultado final", o que acaba escurecendo o fundamento da ciência jurídica.
3) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser: RESPOSTA: C) Escrita e Rígida. JUSTIFICATIVA: É considerada escrita por ter sido redigida em uma assembleia do conselho e rígida por ter um quorum de votação maior para uma Emenda Constitucional.
4) A Constituição que é votada por uma Assembleia composta de representantes do povo e que admite ser modificada, exigindo, porém, um processo legislativo mais solene e dificultoso do que aquele seguido para a edição de leis ordinárias é chamada de: RESPOSTA: 
A) promulgada e rígida. JUSTIFICATIVA: Promulgada por ser democrática, realizada pelos representantes do povo. E rígida por ter um processo dificultoso para realizar Emendas Constitucionais.
5) O Constitucionalismo do Estado Novo, no Brasil, apresentou como características:
RESPOSTA: B) A outorga de uma Constituição, em 1937, que dava amplos poderes ao Presidente da República para fechar ou manter sem funcionamento o Congresso Nacional e pela via dos decretos-leis, governar como única fonte de poder legislativo. 
JUSTIFICATIVA: Essa Constituição foi outorgada pelo Presidente Getúlio Vargas em seu segundo mandato, a mesma atribuía ao Presidente da República a capacidade legislativa, mantendo a tripartição dos poderes, como era o único no poder fechava ou mantinha sem funcionar o Congresso Nacional, legislando por meio de emendas.
Deixei somente isso: Essa Constituição foi outorgada pelo Presidente Getúlio Vargas em seu segundo mandato.
6) Sobre a evolução histórica do constitucionalismo no Brasil, é INCORRETO afirmar: RESPOSTA: D) De acordo com a Constituição de 1967, a administração pública federal era representada em juízo pela Consultoria Geral da União. 
É incorreto afirmar, pois quem exercia a função de assessoramento jurídico do Poder Executivo na Constituição de 1967 era o Ministério Público como se depreende no artigo 138 : § 2º - A União será representa da em Juízo pelos Procuradores da República, podendo a lei cometer esse encargo, nas Comarcas do interior , ao Ministério Público local.

Continue navegando