A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Teorias e Práticas do Currículo

Pré-visualização | Página 1 de 3

RESUMÃO DE TEORIA E PRÁTICA DE CURRÍCULO
1) A teoria tradicional teve seu início após a Guerra Civil dos Estados Unidos onde a produção industrial passou a ser central na evolução de sua economia, onde foi estimulado o fim dos monopólios e a competição livre entre o mercado passou a vigorar. A escola passa a ser inserida nesse novo contexto político, onde a competitividade e produtividade são centrais na concepção de bom desempenho educacional. De acordo com o pensamento do texto fornecido assinale as alternativas com verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação ao papel do professor mediador dentro da teoria tradicional.
(V) O professor necessita estar atento não apenas à escola como também às demandas e reivindicações sociais. Para isso, deve-se compreender que o currículo é um norteador da prática docente e não um delimitador.
(F) O professor não necessita estar atento a todas as demandas já que o currículo tradicional é um mero reprodutor de conhecimentos. Sendo que as escolas tradicionais não adéquam suas necessidades e nem seus alunos para que possam nortear seus conhecimentos junto às práticas.
(V) O professor como norteador de conhecimentos sempre estará atento tanto na teoria (educação) tradicional como em qualquer outra, já que é o professor que faz a mediação do conhecimento e aplicabilidade dos mesmos. Lembrando que o professor também realiza o incentivo as práticas.
Resposta correta: V, F e V
2)As dimensões da política educacional que sempre estiveram às voltas com a questão federativa e com a questão da participação são momentos em que devemos observar a importância das normas e regras dadas a educação nacional, assinale a alternativa correta em relação aos nomes recebidos:
Resposta correta: Parâmetros Curriculares Nacionais, currículos mínimos, currículos básicos, currículos unificados, conteúdos mínimos, diretrizes comuns nacionais.
3)O currículo escolar é uma construção social que ao longo de toda a história vai se adaptando conforme a sua necessidade e evolução e, por isso, devemos compreendê-lo não apenas como algo que tenha como intuito construir cidadãos críticos como também que ele está diretamente inserido em uma relação de poder que nem sempre, necessariamente, terá como real interesse essa criticidade de seus cidadãos. Entende-se por relação de poder e construção social:
I- A partir do momento em que se compreende o seu objetivo, passa-se a entender, também, a quem ele (currículo) de fato interessa sem ignorar, de fato, às questões positivas existentes nele como a contribuição social, justiça e debates que podem ser fomentados com o intuito de democratizar o acesso à informação.
II- O currículo nunca foi e nunca será estático, ele está em constante análise e mudança pelo próprio dinamismo em que a sociedade se encontra.
III- A relação de poder está diretamente ligada ao currículo que melhor apresenta conteúdos diferenciados e diversificados para que haja assim uma melhor ascensão social.
Estão corretas as afirmações:
Resposta correta: I e II
4)A partir de 1837, com a criação do Colégio Pedro II, as disciplinas do ensino secundário passaram a contar com um centro de referência. As instituições de ensino das províncias, oficiais ou não, conquanto não imperativamente, miravam-se no espelho dos currículos e até mesmo dos livros didáticos adotados pelo Colégio Pedro II. É correto afirmar que em relação aos estudos:
Resposta correta: a existência de exames de admissão para o ingresso no primeiro ciclo do ensino secundário (ginásio) criava uma situação em que aqueles exames condicionavam os conteúdos dos estudos anteriores.
5)Encontre a alternativa que corresponde corretamente a definição dos 4 modelos de currículos:
 I- Tradicional, tecnicista, reconstrução social e centrado no aluno.
II- Tradicional, tecnicista, variado socialmente e centrado na escola.
III- Tradicional, variado na sociedade, multicultural e centrado no professor.
Resposta correta: Está correta somente a alternativa I
6)Na concepção atual de educação a instituição de ensino sempre é importante para análises e elaborações de currículos diferenciados e propostas pedagógicas que ajudem e estimulem a educação de um modo geral e pleno. Assinale a alternativa que melhor completa a frase “As instituições de ensino sempre foram consideradas relevantes no sentido da coesão é porque elas...”
Resposta correta: socializam culturalizam e instilam comportamentos e valores.
7)No século XXI surgem as teorias pós-críticas que direcionam suas bases para um currículo no qual se vincula conhecimento, identidade e poder com temas como gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade, multiculturalismo, entre outros. Entende-se por currículo abrangente aquele que fornece ao aluno:
Resposta correta: uma linguagem dotada de significados, imagens, falas, posições discursivas e, nesse contexto, destaca que nas margens do discurso curricular se comunicam códigos distintos, histórias esquecidas, vozes silenciadas que, por vezes, se imiscuem com o estabelecido, regulamentados e autorizados.
8)A escola, enquanto um local de produção do saber deve estar aberta para todos os tipos de conhecimentos e ao retirá-los, não apenas fere o direito ao conhecimento como também silencia aquilo que um determinado grupo social, que detém o controle do poder, compreende como desnecessário ou que deva ser censurado. Um material enviado pelo MEC, formado e analisado por uma ampla comissão de educadores, tem muito mais conhecimento do que um grupo de vereadores ou sociedade em geral, pois essa comissão tem competência e estudos para saberem o que é necessário para que a escola seja um local que respeite as diferenças e não fomente as discriminações. Com base nesta informação podemos analisar como necessário e importante o papel da educação:
Resposta correta: A educação tem um papel de grande importância, pois ela serve para debater a sociedade e não para evitar temas polêmicos, principalmente quando o ato de evitar está ligado diretamente ao silenciamento de uma parcela populacional historicamente excluída e silenciada.
9) Normalmente, a expressão Currículo é usada para designar o programa de uma disciplina, conjunto de atividades educativas, as metodologias e os materiais usados no processo ensino-aprendizagem. No entanto, a reflexão para melhor entender objetivamente o que venha a ser currículo, implica investigar suas diferentes dimensões, entende-se por dimensões:
Resposta correta: social, política, econômica e cultural.
10) Para a elaboração de uma aula baseada nos currículos  escolares o professor deverá levar em consideração:
Resposta correta: organizar e dirigir situações de aprendizagens; administrar a progressão das aprendizagens; Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e Utilizar novas tecnologias.
11) Ainda que muitos pensem existir apenas uma Diretriz Curricular Nacional (DCN), de acordo com o documento oficial (Brasil, 2013), temos diretrizes para a Educação Básica, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, as escolas do campo, a educação do campo, para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, para o EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Podemos afirmar que ainda temos outros tipos de diretrizes curriculares nacionais tais como:
Resposta correta: Educação escolar indígena, para crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância, quilombola, educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, educação em Direitos Humanos e para a educação ambiental.
11) Pode-se afirmar sobre os tópicos curriculares a serem abordados no Sistema de Educação em relação ao novo sistema curricular proposto que melhor interprete os tópicos que estão envolvidos no sistema de educação com qualidade e com foco na integração social:
I – Conceito de educação; entender o que é o currículo; considerar as fontes do currículo; analisar as contribuições da psicologia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.