Buscar

Prova A1

Prévia do material em texto

UNIRITTER – MECÂNICA DOS SOLOS - 2016/01 - PROVA 2 – A1
Nome:____________________________________________________ Data:______________
1) Para dimensionar corretamente as fundações de estruturas diversas se faz necessário entender o que acontece com as tensões geradas nos solos a partir de carregamentos externos. Diversas teorias de cálculo existem, algumas baseadas em ábacos como as que você deve utilizar agora. Com os ábacos fornecidos calcule o acréscimo de tensão vertical gerado no ponto A pelos 2 carregamentos, conforme o desenho abaixo. (2 pontos)
2) Para a construção de um aterro rodoviário é necessário que haja uma jazida de empréstimo de material. Na jazida este material irá ter um determinado índice de vazios e durante a escavação ele irá se alterar. No momento da execução do aterro o solo será compactado e terá um novo índice de vazios. Na fase de pré projeto se faz necessário calcular os volumes envolvidos com base nos parâmetros de projeto. Assim sendo, qual o custo que deve ser pago a Jazida para a construção de um aterro de seção 8m (largura), 5m (altura) e 16km de comprimento com um grau de compactação (GC=90%PN)? O custo por m³ escavado é de 20 R$. O volume das amostras do ensaio de proctor é de 1000cm³. (2,0 pontos)
3) Para dimensionar uma estrutura de contenção, nós Engenheiros devemos estimar as solicitações as quais ela estará imposta. Algumas verificações devem ser feitas quanto a estabilidade da estrutura e conforme discutido em aula estas serão vistas na disciplina de obras de terra. Determine a posição e a resultante do esforço horizontal a qual este muro estará submetido. (2,0 pontos)
4) O ensaio CBR ou índice de suporte Califórnia é utilizado para o projeto de pavimentos e a partir dele são dimensionadas rodovias em diferentes países. As suas vantagens são a simplicidade do ensaio, do equipamento utilizado e da interpretação dos dados. A sua utilização é questionada por diferentes estudiosos na área de Engenharia, porem até hoje não se criou nada que tenha uma utilização tão ampla e eficiente quanto este ensaio na área de pavimentação. Os parâmetros obtidos por ele são (1 ponto):
a) Yd max e Grau de Compactação;
b) expansibilidade e Yd max;
c) proctor e CBR;
d) CBR e expansibilidade;
e) índice de vazios e ângulo de atrito interno.
5) Após a execução de um ensaios de compactação se define o Yd máx. e a umidade ótima para um determinado solo submetido a uma determinada energia. É determinado pelo projetista a relação entre a densidade seca que será utilizada no campo e a máxima densidade seca obtida no laboratório e o nome deste parâmetro é (1 ponto):
a) proctor normal;
b) peso especifico real dos grãos;
c) grau de compactação;
d) CBR;
e) índice de vazios.
6) Sobre a tensão efetiva de um solo, podemos dizer que (1 ponto):
I – ela que controla o comportamento real do solo quanto a resistência;
II – consiste da tensão total menos a poro pressão;
III – é muito grande na superfície do solo em aguas ultra profundas;
IV – pode ser expressa em kN;
V – tem um valor máximo de 200kPa.
Estão INCORRETAS:
a) II e III;
b) IV e V;
c) III, IV e V;
d) todas;
e) nenhuma.
7) Considere as seguintes afirmativas (1 ponto):
I – as principais energias de compactação de solos são normal, simples e modificada;
II – um solo tem somente uma umidade ótima independente da energia aplicada;
III – O Yd max de uma amostra compactada com energia modificada é menor que o Yd máx de uma amostra com energia normal.
Estão CORRETAS:
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) todas;
e) nenhuma.

Continue navegando