Buscar

Lei de Ohm

Prévia do material em texto

Lei de Ohm
Sem dúvidas que a lei de Ohm é a lei mais importante sobre eletricidade, alguns profissionais podem até não concordar com meu ponto de vista, mas é inegável que é a fórmula mais aplicada nos cálculos elétricos. A importância de compreender essa lei e compreender sua utilização é enorme e é base para quase todos os outros estudos e aplicações da eletricidade.
A lei de ohm, descoberta e fórmulada por Georg Simon Ohm, relaciona as três grandezas elétricas principais e demonstra como elas estão intrinsecamente ligadas. Essa descoberta se deu por um experimento relativamente simples feito por Georg, por suas descobertas seu nome foi dado a essa lei da eletricidade.
Georg ligou uma fonte de tensão elétrica a um material, e percebeu que circulou uma corrente elétrica por esse circuito. Em seguida Georg variou essa tensão e percebeu uma corrente elétrica diferente. E desta forma para cada tensão aplicada uma corrente diferente era registrada em suas anotações.
Experimento de Georg Simon Ohm
Estudando posteriormente as anotações Georg percebeu que as tensões e as corrente se relacionavam em uma razão constante. Para essa experiência sempre que Georg divida uma tensão pela respectiva corrente elétrica encontrada ele sempre encontrava o mesmo número. Esse número constante foi chamado por Georg de resistência elétrica.
Resistência elétrica é uma oposição a passagem de corrente elétrica por um material.
Com bases nessas informações foi possível sintetizar uma fórmula matemática para a lei de Ohm, com esta fórmula usando as grandezas tensão elétrica, corrente elétrica e resistências elétrica, é possível que se ache uma das grandezas usando duas das outras grandezas.
Representando as grandezas elétricas temos:
V = Tensão elétrica,  unidade volt (V é a letra que representa a unidade).
I = Corrente elétrica,  unidade âmpere (A é a letra que representa a unidade).
R = Resistência elétrica,  unidade Ohm (Ω é a letra grega que representa a unidade).
A fórmula da lei de ohm é:
Fórmula da lei de Ohm
Como complemento, aos estudos da lei de ohm, é importante que o profissional ou mesmo o estudante, saiba manipular e converter estas unidades de medidas para seus múltiplos e submúltiplos, pois em muitos cálculos em eletricidade e comum encontrar variações da mesma unidade.
Este vídeo abaixo explica o uso da lei de ohm e como ele foi desenvolvido:
O uso da lei de ohm é muito amplo, sendo usado para definição e especificação de equipamentos, bitola de cabos, seleção de equipamentos de segurança e proteção de circuitos, definição de resistências para equipamentos e circuitos elétricos e eletrônicos, seleção de tensão de trabalho para certos equipamentos e circuitos e outra infinidades de utilizações. Invariavelmente em eletricidade qualquer que seja o estudo ou a aplicação a lei de ohm será usada por isso é tão importante conhece-la e dominá-la.
Sobre o autor
Henrique Mattede é Professor de Eletrotécnica e entusiasta de tecnologia. Cria vídeos e artigos sobre elétrica na internet para levar conhecimento gratuito a quem o procura.
Facebook
Twitter
Marcadores: Elétrica, Eletricidade, História da eletricidade, Lei de Ohm, Resistência elétrica, Vídeo aula
GOSTOU? Então cadastre seu email e receba as últimas novidades
Receber grátis!
Veja também
Métodos de como calcular corrente elétrica
Grandezas elétricas, o que são e quais são?
O que é resistência elétrica?
O que é corrente elétrica?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Continue navegando