Buscar

Floresta Pluvial Tropical e Ecossistemas Aquáticos

Prévia do material em texto

Nome: Anna Hester Marotti Magalhães - 33159
	Questão de Ecologia
A floresta pluvial tropical é uma comunidade diversa sustentada por um solo pobre de nutrientes. Discorra sobre isso.
R= 	A floresta pluvial tropical é o bioma mais produtivo da terra, com uma produtividade fotossintética gigantesca, esta produtividade resulta-se pela coincidência da radiação solar alta recebida pelo ano inteiro, além das chuvas regulares e abundante. A floresta é escura em nível do solo, exceto em suas clareiras, devido ao seu solo com pobre de nutrientes. Para que a vegetação possa crescer os vegetais precisam alcançar dossel (sobreposição dos galhos e folhas das árvores).
	A diversidade de arvores resulta também em uma diversidade de recurso para herbívoros, folhas jovens frescas estão disponível durante todo ano, além de um produção de frutos e sementes para determinadas espécies. Existe também uma atividade biológica muito intensa no solo da florestas, as serapilheiras se decompõem rapidamente, reciclando os nutrientes para as árvores.
Qual dos biomas da Terra você acha que foi mais fortemente influenciado pelas atividades humana? Como o por que alguns biomas têm sido mais fortemente afetados por atividades humanas do que outra?
R = 	Os dois grandes biomas que foram fortemente influenciados pelo ser humanos foram as grandes florestas tropicais uma na África e outra na Ásia, com a exploração forte de madeira sem consciência e desflorestamento, foram quase dizimadas, hoje uma das florestas exploradas é a floresta amazônica, ainda ha muito desflorestamento ilegal nessa área, mais existe trabalhos que tem consciência ambiental.
Por que classificações geográficas amplas de comunidade aquáticas são menos executáveis do que classificações amplas de comunidades terrestres? Que características de ecossistema aquático tamponam os efeitos do clima. 
R= 	A dificuldade é a mudança constante do substrato ocorrente da maré, fica muito difícil classificar os biomas aquáticos decorrente disso, o clima influencia também devido a acides causada pelo despejo de matéria orgânica trazida por rios e levada ate outros pontos pela maré, um grande exemplo disso é o canal do cabo frio.
Por que a maioria do oceano aberto é efetivamente um “deserto marinho”?
R=	Como os oceanos cobrem a maior parte da superfície terrestre, recebem a maior radiação solar que chega a Terra, a maioria desta radiação é refletida na superfície da água ou absorvida pela própria água. É considerado quase um deserto, em termos biológicos, devido a essa relativa escassez de vida, principalmente quando comparada à abundância das regiões próximas da costa.
	Algumas áreas do oceano recebem maiores intensidades de radiação solar e tem a menor atividade biológica, porque a atividade vegetal é limitada pela escassez de nutrientes minerais. As áreas de maior produtividade marinha ocorrem onde há suprimentos seguro de minerais , isso ocorre via lixiviação do solo pelos rios e estuários ou onde ocorre correntes profundas no oceano se erguem para superfície e trazendo os nutrientes dissolvidos para a zona eufótica.

Continue navegando