Buscar

relatório 3

Prévia do material em texto

�
QUESTÕES DO SLIDE
1) Explique porque a ocorreu o deslocamento da curva de demanda D2 e D3. Cite dois exemplos na sua explicação! (OBS: é necessário fazer o gráfico para explicar!)
D2-	Qualquer mudança que aumenta a quantidade demandada a cada preço, desloca a curva de demanda para direita e é chamada de aumento da demanda.
D3-	Qualquer mudança que reduza a quantidade demandada a cada preço desloca a curva para esquerda e é chamada de redução da demanda.
Exemplo 1
Um bom exemplo de redução da curva de demanda é o caso do Orelhão (telefone fixo de rua). Antes da chegada dos telefones celulares, os orelhões tinham uma demanda muito grande para atender a necessidade da população. Hoje em dia, a demanda por esse tipo de meio de comunicação é bem menor.
Exemplo 2
Tratando do aumento da curva de demanda, podemos citar o poder de compra de uma pessoa, empresa ou nação. Quanto maior for o poder de compra, maior será o deslocamento da curva de demanda para a direita. 
2) Explique porque a ocorreu o deslocamento da curva de oferta O2 e O3. Cite dois exemplos na sua explicação! (OBS: é necessário fazer o gráfico para explicar!) 
O3-	Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada a cada preço, desloca a curva de oferta para a direita, e é chamada de aumento da oferta.
O2-	Qualquer mudança que reduza a quantidade ofertada a cada preço, desloca a curva de oferta para esquerda, e é chamada de redução da oferta.
Exemplo 1 
Supondo que o custo produção de determinado produto X tenha aumentado significativamente. Se os insumos usados para produzir o produto X tenham um aumento no preço, a atividade deixará de ser lucrativa para o produtor, logo, ele deixara que ofertar esse produto. Desse modo, podemos dizer que aconteceu uma variação negativa na curva de oferta.
Exemplo 2
Imagine que uma empresa conseguiu comprar uma máquina que seja eficiente ao realizar algum trabalho. Com essa eficiência, a produtividade irá aumentar e o a curva de oferta também. Infere-se portanto, que os avanços tecnológicos provocam uma variação positiva na curva de oferta.
3) No estudo de caso (está no cap. 04 do livro): DUAS MANEIRAS DE REDUZIR A QUANTIDADE DEMANDADA DE TABACO, explique se ocorre deslocamento da curva de demanda e por quê? (OBS: é necessário fazer o gráfico para explicar!)
Uma maneira de reduzir o tabagismo é deslocar a curva de demanda por cigarros e outros produtos de tabaco. Os comunicados públicos, os alertas obrigatórios nas embalagens de cigarros e a proibição da publicidade de cigarros na TV são políticas que tem por objetivo reduzir a quantidade demandada de cigarros a cada preço. Se bem-sucedidas, essas políticas deslocam a curva de demanda por cigarros para a esquerda, como no gráfico.
4) No estudo de caso (está no cap. 04 do livro): A MÃE NATUREZA DESLOCA A CURVA DE OFERTA, explique se ocorre deslocamento da curva de oferta e por quê? (OBS: é necessário fazer o gráfico para explicar!)
Com o aumento do preço do açúcar, o furacão desloca a curva de oferta porque muda a quantidade de sorvete que as empresas desejam vender, a qualquer preço dado.
5-
Se acontecer o aumento da renda da população de baixa renda a demanda de compradores irá diminuir pois ele não irá mais precisar (querer) comprar casas para pessoas de baixa renda, juntamente com isso a oferta de casas de baixa renda irá aumentar também pois não haverá compradores.
A oferta de casas irá aumentar pois poderá ser feita mais casas com o custo mais baixo, já a demanda ficara em equilíbrio.
A demanda de compradores irá aumentar pois será mais lucrativo comprar uma casa com uma taxa menor de juros, já a oferta irá diminuir pois será menos lucrativo para o vendedor vender uma casa com uma taxa de juros mais baixa.
QUESTÕES PARA REVISÃO
2- São muitas as coisas que determinam a quantidade demandada de qualquer bem, mas, ao analisar como funcionam os mercados, há um determinante que apresenta o papel central: o preço do bem.
4- Uma mudança dos gostos dos consumidores, ou seja, uma mudança na preferência leva somente a um deslocamento na curva de demanda. Além disso, uma mudança no preço do bem, também leva a um deslocamento na curva.
5- Como a renda do Popeye diminuiu e, com isso, a quantidade de espinafre demandada por ele aumentou, isso quer dizer que o espinafre é um bem inferior. Nesse sentido, há um deslocamento da curva de demanda de Popeye, já que houve mudanças em sua renda e, com isso, houve mudança na sua capacidade de consumo.
6- São muitos os determinantes que interferem na quantidade ofertada de qualquer bem, mas, ao analisar, novamente, como funcionam os mercados, mais uma vez quem apresenta o papel central é o preço do bem.
8- Uma mudança da tecnologia de produção leva a um deslocamento da curva de oferta, já que ao alterar esse âmbito da produção a quantidade produzida será alterada. Enquanto isso, se houver mudanças no preço haverá somente alteração na curva, já que o preço não interfere na capacidade produtiva da empresa.
PROBLEMAS E APLICAÇÕES
9-	a)
b) Em nível de preços superior ao de matéria a existência de um excesso de oferta provocaria uma redução nos preços o que faria o mercado retornar ao equilíbrio.
c) Em nível de preços inferior aos de mercados a existência de um excesso de demanda provocaria um aumento nos preços o que faria o mercado retornar ao equilíbrio.
10- 
	a) Isso seria gerado por uma queda no preço da farinha. A queda do preço da farinha causa um aumento da oferta de pai gerando um novo equilíbrio com preço mais baixo do pão que provoca um aumento da demanda de requeijão resultando em um novo equilíbrio com preço mais alto do requeijão. Como pode ser observado nos diagramas abaixo:
 
 b) Isso seria gerado por um aumento no preço do leite. O aumento do preço do leite causa uma redução da oferta de requeijão gerando um novo equilíbrio com preço mais alto do requeijão que provoca uma diminuição da demanda de pão resultando em um novo equilíbrio com preço mais baixo e quantidade menor comercializada do mercado de pães. Como pode ser observado nos diagramas abaixo:
11-
 a)
 
Inicialmente a curva de oferta vertical parece incomum, entretanto passa a fazer sentido no momento em que avaliamos que o não há flexibilidade de aumentar o número de "vagas" existentes no estádio de acordo com o aumento dos preços, e não faz sentido oferecer ou disponibilizar menos vagas se o preço for menor dado que se fizermos isso as vagas apenas ficarão ociosas dado que já pagamos para que eles existam. Assim o número de vagas ofertadas a qualquer preço permanece a mesma, ou seja, perfeitamente inelástica.
 b) Preço de equilíbrio é R$ 8,00 e a quantidade de equilíbrio é 8000.

Continue navegando