Buscar

Configuração para FSB do processador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONFIGURAÇÃO PARA FSB DO PROCESSADOR
Uma das fontes de erros e dificuldades de configuração é a escolha da velocidade correta para o FSB (Front Side Bus) do processador. O FSB também é chamado de System Bus (barramento de sistema) e sua velocidade é chamada de clock externo.
Cada processador opera com um valor específico de clock externo e a placa-mãe precisa ser configurada de acordo. Por exemplo: um Pentium 4 de 3 ghz opera com FSB de 800 mhz. Deve ser instalado em uma placa- mãe que suporte FSB de 800 mhz, caso contrário sua velocidade será reduzida. Se for instalado em uma placa que opera com FSB de 400 mhz (ou em uma placa de 800 mhz, mas configurada erradamente como 400 mhz), sua velocidade cairá pela metade: de 3 ghz para apenas 1.5 ghz. Muitos usuários têm seus computadores configurados com a velocidade errada e nem percebem. 
Para configurar corretamente uma placa-mãe é preciso saber quais velocidades de FSB suporta e também qual é a velocidade do FSB do processador. Os valores para a placa-mãe estão indicados na sua própria caixa e no seu manual. As placas de Pentium 4 tipicamente operam com as opções de 400, 533 e 800 mhz.
Placas para Pentium 4 um pouco mais antigas podem oferecer apenas as opções de 400/533 e as mais antigas operam apenas com 400. Placas para Athlon XP e similares oferecem opções de 200/266/333 e 400 mhz. Muitas chegam no máximo a 333 mhz; modelos mais simples e/ou mais antigos chegam até 266 e os mais antigos (2000-2001) suportam, no máximo, 200 mhz. 
É preciso saber também o FSB do processador. Para o Pentium 4 e o seu Celeron correspondente, esta informação é indicada na caixa, ou na face superior do processador. É possível descobrir informações detalhadas sobre qualquer processador Intel, a partir do primeiro Pentium no link: http://processorfinder.intel.com/scripts/default.asp
Preencha as informações que conhece sobre o seu processador e será apresentada a sua ficha completa, incluindo o System Bus e até características térmicas e elétricas. Melhor ainda: se você tiver o processador em mãos e puder ler o código de 5 caracteres estampado na sua face superior (normalmente começa com a letra S) preencha apenas este código e o processador será localizado mais rapidamente. 
A AMD não oferece serviço de identificação similar, entretanto, é mais fácil descobrir o FSB dos seus processadores. Todos os processadores Athlon, Athlon XP, Duron e Sempron possuem estampado na sua face superior um código que identifica todas as suas características. Por exemplo: AXDA3200KV4E
O último caracter (no caso, E) indica o FSB. Temos A=200, B=266, C=333 e E=400 mhz. Resta lembrar que todo Athlon XP até 2400+ opera com FSB de 266 mhz. Para velocidades superiores, existem modelos de 266, 333 ou 400 mhz. 
Agora, o final da complicação: configurar o FSB na placa-mãe. Antigamente, esta configuração era feita através de jumpers e hoje é feita pelo CMOS Setup normalmente na seção Frequency/Voltage Control ou Advanced Chipset Setup (pode aparecer com outros nomes, por isso consulte o manual da sua placa-mãe).
O Pentium 4 e o Celeron correspondente (modelos acima de 1.6 ghz) têm seu FSB operando no modo QDR (Quad Data Rate), ou seja, em cada ciclo realizam quatro operações. Portanto, os valores de FSB de 400, 533 e 800 mhz devem ser configurados como 100, 133 e 200 mhz, respectivamente.
Processadores Athlon e similares têm seu FSB operando no modo DDR (Double Data Rate), ou seja, fazem duas operações a cada ciclo. Portanto, seus valores de FSB de 200, 266, 333 e 400 mhz devem ser configurados no CMOS Setup ou por seus jumpers como 100, 133, 166 e 200 mhz. 
Para informações mais detalhadas sobre programação de processadores, leia os artigos Athlon XP e compatíveis e Computadores avançados com o Pentium 4 em www.laercio.com.br.

Continue navegando