Buscar

CC CCJ02694

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA - CCJ0269
Título
Caso Concreto 4
Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO
Em vigor há 10 anos, a Lei nº 4597 /2005, a Lei do Pitbull virou um gatinho manso nas mãos dos donos de cães ferozes. A lei permite que cães das raças Pitbull, fila, dobermann e rotweiller circulem a qualquer hora do dia, desde que usem focinheira, enforcador e que estejam acompanhados por maiores de 18 anos. 
No último sábado, por exemplo, por volta das 15 horas, o comerciante Joaquim Manuel de Oliveira, de 34 anos, morador de Copacabana, passeava no Parque do Cantagalo, na lagoa, com a sua Pitbull de 5 anos totalmente à vontade. Ele foi franco: - Para evitar problemas, eu só estava saindo de madrugada (quando a lei, revogada pela atual, proibia os passeios diurnos). Mas é só andar pela Zona Sul para ver que a quantidade de dobermanns e rotweillers passeando à luz do dia, a maioria sem focinheira, é a mesma de antes da lei.
Da leitura do caso acima é fácil perceber que a norma referida não possui eficácia. Pergunta-se:
A Lei do Pitbull, apesar de ineficaz pode ser considerada válida? Por que isso acontece?
R: Sim, pois a validade de uma norma significa, apenas, que ela está integrada ao ordenamento jurídico, ou seja, pertence ao conjunto das normas jurídicas. Essa integração deve ser formal (ou condicional) e material (ou finalística).
Defina eficácia e validade normativa:
R: A validade de uma lei está relacionada ao atendimento aos aspectos formais e materiais exigidos na CF/88. Quanto aos aspectos formais, temos aqueles, por exemplo, relacionados ao quórum necessário para a votação e aprovação de uma lei; ou ao órgão ou à autoridade competente para a edição de determinado normativo, como é o caso das medidas provisórias, que somente podem ser editadas pelo Presidente da República.
Por sua vez, a eficácia da lei está relacionada à possibilidade de a lei, uma vez válida e devidamente publicada, vir a surtir efeitos junto aos seus destinatários. Nesse sentido, fala-se em eficácia da norma jurídica quando ela está completamente apta a regular situações e a produzir efeitos práticos junto aos seus destinatários.
QUESTOES OBJETIVAS
1. A eficácia do direito, enquanto tema privilegiado da sociologia jurídica, implica:
o estudo da eficiência dos magistrados;
o exame dos efeitos e consequências das regras jurídicas;
o reconhecimento da legitimidade do direito estatal;
a desqualificação dos elementos formais e valorativos do direito;
2. I - É fácil perceber que, em verdade, as normas jurídicas nunca conseguem ser plenamente eficazes. 
II - Por mais que as autoridades do Estado (nacional ou estrangeiro) se empenhem em descobrir e punir todas as violações de normas, sempre há casos de transgressão que permanecem impunes.
Considerando-se essas proposições, é CORRETO afirmar que:
a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas são falsas.
a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Continue navegando