Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Prévia do material em texto

1-As instituições de Ensino Superior se classificam conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
( F ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.
( V ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
( F ) A especialização ocorre nos programas de stricto sensu, abertos a candidatos diplomados em graduação.
2-O conceito de pesquisa é muito difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito equivocado de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pesquisa é um procedimento formal, sistemático, reflexivo, com um método. O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno, algum acontecimento. CORRETA
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes. CORRETA
III- As pesquisas não seguem etapas e, por isso, não há necessidade de estudar as possibilidades antes de escolher os métodos. ERRADA
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa mesmo quando essa lacuna possa ser solucionada por outras abordagens complementares. ERRADA
3-Para Marconi e Lakatos (2010), o método científico cumpre algumas etapas na investigação, a hipótese que é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados que são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação que está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Com relação a esse item, fundamental em qualquer projeto de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- A metodologia está intimamente relacionada com a introdução do projeto de pesquisa. ERRADA
II- O material e os métodos estão de comum acordo com a justificativa do projeto. ERRADA
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa. CORRETA
IV- É na metodologia que podemos falar da área de estudos. CORRETA
4-As IEs estão regulamentadas pela LDB/96 e são classificadas em universidades, centros universitários, faculdades integradas e isoladas. A legislação regulamenta sobre os aspectos acadêmicos, administrativos e de formação. Sobre as características das possibilidades de forma de organização, das instituições privadas de ensino, analise as sentenças a seguir:
I- As instituições comunitárias possuem como mantenedor os representantes da sociedade. CORRETA
II- As instituições formativas apresentam como objetivo a formação de professores para o ensino básico. ERRADA
III- As instituições filantrópicas são as que ofertam serviços à população, complementando as do Estado. CORRETA
IV- As instituições confessionais destinam a orientação confessional e ideológica para o ensino. CORRETA
5-Quando a universidade coloca em prática o conhecimento gerado, contribui efetivamente para o desenvolvimento da sociedade conduzindo mudanças significativas. O aprendizado gerado dentro das universidades aproxima a comunidade tornando-se um ato social, desenvolvendo a consciência humana e cidadã. Assim, toda a comunidade do entorno se beneficia, agregando valor em potencial para a instituição de ensino. Com relação a essa aproximação com a comunidade, analise as sentenças a seguir:
I- São atividades de cunho extensionista. CORRETA
II- O ensino reflete na aplicação de conhecimento à comunidade. ERRADA
III- São atividades de iniciação científica. ERRADA
IV- São atividades de pesquisa. ERRADA
6-Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos. CORRETA
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica. ERRADA
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos. CORRETA
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas. CORRETA
7-No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
( ) As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
( ) As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
( ) Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
 
8-A vida cotidiana do cientista pesquisador depende muito do tipo de ciência que se faz e se pratica. No Brasil, para o desenvolvimento de pesquisas, alguns editais são lançados e se o pesquisador estiver de acordo com as características previstas no edital, ele pode inscrever seu projeto de pesquisa. As pesquisas podem variar quanto ao local de desenvolvimento, pode ser tanto nas indústrias, centros de pesquisa ou nas próprias universidades. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A grande inovação em pesquisa no Brasil ocorre em função de o cientista dividir suas horas em sala de aula, dedicando-se ao ensino.
( ) O pesquisador nas instituições de ensino, normalmente aprofunda pouco o conhecimento sobre determinada prática ou área do conhecimento.
( ) O pesquisador, no Brasil, tem a sua vida composta apenas pela publicação de artigos científicos.
( X ) O cientista no Brasil precisa se desdobrar entre aqueles que trabalham na indústria, nas universidades e também em centros de pesquisa.
 
9-Para publicar um artigo científico, primeiro precisamos selecionar uma revista. Essa seleção acontece por área de conhecimento, e dentro da área de conhecimento é necessário identificar a revista que se enquadra com a escrita do seu artigo, não bastando somente submeter o artigo para que ele seja aprovado. Para ir à publicação, o artigo passa por uma avaliação e, posteriormente, ele saberá se o avaliador aprovou ou não seu artigo. Com relação à publicação de artigo científicos em periódicos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O número de ISSN é o que torna uma revista válida em termos de registro para a comunidade acadêmica.
( ) Um artigo sem os registros de DOI ou ISSN também é aceito pela comunidade científica e tem impacto significativo.
( ) O DOI é item obrigatório para cada um dos artigos, permitindo que o artigo seja rastreado na internet.
( ) O número digital é obrigatório e aparece em ícone azul na frente do artigo, quando é registrado no currículo lattes.
 
10-Publicarum artigo científico nem sempre é tão simples, o processo de avaliação muitas vezes é longo. Para publicar um artigo científico, algumas situações merecem atenção, como, por exemplo, depois de escrever um artigo você precisa encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. É necessário também formatar o artigo de acordo com as regras da revista. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não existe diferença entre a estruturação de artigos para as diferentes áreas do conhecimento como nas licenciaturas e exatas.
( ) O formato de todo e qualquer artigo científico é sempre o mesmo e não depende do tipo da revista em que vamos publicar.
( ) Sempre será exigida para uma revista científica a publicação de um artigo completo, com a pesquisa finalizada.
( X ) Cada revista dispõe de diferentes meios para receber o artigo, sendo ainda muito comum o recebimento por e-mail, encaminhando diretamente para o editor-chefe da revista.
11-O início da modalidade EaD no Brasil ocorreu a partir de 1904, com a oferta de cursos de educação a distância. Alguns recursos foram utilizados no processo de implantação do EaD no Brasil, incluindo as correspondências, rádios e televisões. Assim, as etapas do desenvolvimento do Ensino a Distância no Brasil foram organizados em "gerações", com particularidades de tecnologias ofertadas em cada momento da história social. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser por multimídia conectada, contextual, passiva, isenta de interação entre professor e aluno. ERRADA
II- O M-Learning passou a vigorar como modalidade que permite a criação de novos ambientes de aprendizagem. CORRETA
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar. CORRETA
IV- Os estudantes possuem acesso rápido aos conteúdos, resolução de dúvidas e podem realizar leituras em seu tempo livre. CORRETA
12-A presença das novas tecnologias na sociedade incidiu numa nova modalidade de ensino: a Educação a Distância, e afirma que as pessoas aprendem de forma diferenciada. Assim, passam a existir padrões distintos de aprendizagem, que interferem na organização das diversas instituições de ensino. Os estudantes nascidos a partir de 1988 foram inseridos no contexto de tecnologias digitais. Sobre as características dos estudantes que nasceram em meio às TIC, avalie as asserções a seguir:
I- Os aprendentes ou estudantes nascidos em meio às TIC são conhecidos por nativos digitais, inseridos em ambientes com acesso às tecnologias desde sua infância. 
PORQUE
II- Os imigrantes nativos são aqueles que não tiveram acesso às tecnologias desde sua infância, necessitando se adaptar ao novo contexto tecnológico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 
13-No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
( III ) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
( I ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências. 
( IV ) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
( II ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
14-Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
( X ) Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
( ) Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
( ) Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
 
15-O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
( V ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
( F ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
( V ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de forma investigativa.
16-A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. A UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade, e no uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido a todas as instituições de ensino.
( ) A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, onde ocorrem as pesquisas científicas.
( X ) A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
( ) A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
 
17-O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
( ) Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
( X ) Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
( ) Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
 
18-O Guia do Aluno EAD de 2008, é bem claro quando descreve que o aluno que busca uma graduação no ensino adistância deve apresentar um perfil com algumas características, dentre elas podemos destacar: estar antenado com a realidade mundial, ser crítico, ser capaz de se adaptar às novas realidades que a sociedade exige dentre tantas outras. Sobre as características desse aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O aluno que busca a educação a distância deve ser capaz de se motivar.
( V ) O aluno que busca a educação a distância é responsável por seu desenvolvimento, levando em consideração o ritmo da turma, bem como os prazos estabelecidos.
( V ) O aluno de educação a distância precisa organizar seus estudos, apresentado autonomia, identificando os temas que possuem mais facilidade.
( F ) O aluno que busca a educação a distância pode ficar tranquilo, afinal antes das avaliações, o professor sempre realiza uma revisão.
FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
19-A quarta geração de educação a distância foi marcada pelo uso do e-Learning, uma ferramenta que possibilita um mundo cada vez mais conectado com as tecnologias. Esta conexão trouxe consigo a possibilidade de acesso a novas tecnologias, disponibilizando o conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar. Sobre os benefícios gerados pelo uso do e-Learning, analise as sentenças a seguir: 
I- Trouxe a possibilidade de rapidez no momento da atualização dos materiais disponíveis aos alunos. CORRETA
II- Foi possível perceber um aumento de custos significativo na organização, principalmente no setor de logísticas da instituições de ensino. ERRADA
III- Ocorre por meio desta ferramenta a disponibilidade temporária dos conteúdos. CORRETA
IV- Entre os benefícios, foi possível verificar a possibilidade de um maior número de alunos acessando ao material disponível. CORRETA
20-As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. São vários os termos para tratar da nova geração de aprendentes. No caso do Brasil, Litto e Formiga (2012, p. 129) afirmam que os "aprendentes são as pessoas que nasceram depois de 1988 e cresceram em um contexto em que as tecnologias digitais se tornaram parte do cotidiano, alterando a maneira como pensam, interagem e aprendem". Nativos digitais é o nome utilizado para as novas gerações. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos (Ed.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
( ) Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso a era digital, novas tecnologias.
( X ) Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
( ) Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
 d)	Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.Parte inferior do formulário
21-O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento. CORRETA
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos. CORRETA
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa. CORRETA
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática. ERRADA
22-De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
( V ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
( V ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
( F ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
23-Quando a universidade coloca em prática os conhecimentos que são internamentes gerados, ela contribui para o desenvolvimento da sociedade e pode ajudar a conduzir mudanças sociais significativas. O aprendizado gerado dentro das universidades aproxima a comunidade tornando-se um ato social, desenvolvendo a consciência humana e cidadã. Assim, toda a comunidade do entorno se beneficia. Com relação a essa aproximação com a comunidade, analise as sentenças a seguir:
I- São atividades de cunho extensionista. CORRETA
II- O ensino reflete na aplicação de conhecimento à comunidade. ERRADA
III- São atividades de iniciação científica. ERRADA
IV- São atividades de pesquisa. ERRADA
24-O Guia do Aluno EAD de 2008 orienta que o aluno que busca uma graduação no ensino a distância deve apresentar um perfil com algumas características específicas, merecendo destaque a responsabilidade. Sobre as características desse perfil de acadêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O acadêmico que busca a educação a distância precisa estar disposto e motivado para estudar.
( V ) O acadêmico é responsável por seu desenvolvimento e precisa estar atento aos prazos estabelecidos.
( V ) Este tipo de estudante precisa ser autônomo e capaz de organizar sua rotina de estudos.
( F ) O aluno EAD é solitário e não dispõe de recursos para interagir com a instituição de ensino. 
FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
25-A maioria das empresas de médio e grande porte possuem um Código de Ética, ou seja, um guia de conduta no qual é descrito o comportamento esperado dos funcionários. Essa conduta deve estar alinhada com o ambiente de trabalho, com aspectos profissionais e de conduta moral e vão desde respeito às normas e aos horários até a seriedade no cumprimento das funções. Com relação à ética empresarial, assinale a alternativa INCORRETA:
( X ) A ética, que é comparada com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça material.
( ) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
( ) Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamada de antiética.
( ) Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
26-Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo, houve uma diferenciaçãoentre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-as em grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
( ) Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
( ) Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
( X ) Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
( ) Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
27-Um aspecto relevante com relação à postura profissional é a etiqueta profissional, ou seja, detalhes de comportamento que podem, se não forem objetos de cuidado, causar "prejuízos". Com relação aos aspectos da etiqueta profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Vestimenta apropriada é recomendado.
( F ) Conversar com os colegas é produtivo, mesmo que seja pessoal.
( V ) Escutar sempre, pois é educado e se aprende sempre.
( V ) Atenção ao código de ética e conduta da empresa.
( F ) Atender ao celular no ambiente de trabalho é indiferente para o gestor.
28-No mercado de trabalho há várias formas de relações de trabalho, variando conforme as especificidades de cada organização. Assim, o trabalho assalariado passou a ser regido pela CLT, estruturando o trabalho temporário, autônomo, terceirizado, cooperativado, conforme suas leis e normas específicas. Sobre as características das diversas formas de trabalho assalariado, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Profissional autônomo.
II- Profissional terceirizado.
III- Profissional temporário.
IV- Profissional cooperado.
( III ) Presta serviço para atender às necessidades transitórias de substituição de pessoal regular e permanente.
( IV ) Atua por meio de cooperativa que deverá ser instituída e prestar serviços de acordo com a legislação.
( I ) Presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.
( II ) São profissionais colocados à disposição de uma empresa contratante, realizando serviços contínuos. 
29-Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
( ) Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
( ) Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
( ) Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
( X ) Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
30-Ética e profissionalismo são duas palavras muito presentes nos ambientes organizacionais, especialmente quando se trata da postura e do comportamento no trabalho. Estabelecer um padrão esperado de comportamento tenta evitar que os colaboradores ultrapassem o limite do aceitável e coloquem em risco o bom clima organizacional. Com relação ao código de ética profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) É um fato que raramente acontece nas categorias profissionais como médicos, administradores e advogados uma vez que todos já devem saber como devem agir.
( V ) As empresas elaboram código de ética quando desejam mostrar quais os comportamentos esperados dos funcionários no seu ambiente de trabalho e quais devem ser evitados.
( V ) As pessoas para atuarem de forma ética necessitam saber discernir entre o certo e o errado, nas situações que surgem no cotidiano profissional.
( V ) A ética e o profissionalismo fazem parte do contexto organizacional, relacionado à postura profissional e ao comportamento no local de trabalho. 
31-(ENADE, 2014) Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias - assim consideradas em relação às tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualificações profissionais. A ciência, hoje, na forma de tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais e softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde anteriormente predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. Para que as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) possam trazer alterações no processo educativo, elas precisam, no entanto, ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso signfica que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que seu uso realmente faça diferença. Nessa perspectiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e da microeletrônica podem ser incorporados às tecnologias mais antigas do trabalho educativo, desde que se compreendem as especificidades do ensino e da própria tecnologia.
PORQUE
II- O ensino mediados pelas TIC permite ampliar não somente as possibilidades pedagógicas de aprendizagem, mas também a interação entre os atores do processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007 (adaptado).
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
32-(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
( X ) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Continue navegando