Buscar

2º EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE DIREITO CIVIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I (2º SEMESTRE) 	 	 PROFESSORA: LANA KARINA PINON NERY
2º EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE DIREITO CIVIL I
1° COMANDO: O nosso ordenamento jurídico prevê vários tipos de morte, com base nos textos abaixo, CITE, FUNDAMENTE e JUSTIFIQUE os tipos de mortes DAS PESSOAS SUBLINHADAS EM CADA QUESTÃO.
1ª Questão: Mundo relembra a morte de “AYRTON SENNA”: O dia 1º de maio de 1994 era para ser mais um feriado do Dia do Trabalho. Além do mais, tinha GP de Fórmula 1 e a grande possibilidade de ver mais uma vitória de Ayrton Senna na categoria. Porém, uma batida a mais 300 km/h na curva Tamburello tirou a vida do tricampeão mundial. A morte de Senna chocou o país. Ele havia acabado de trocar a McLaren, onde ganhou seus títulos na F-1, pela Williams, então a potência da categoria. O novato Michael Schumacher, da Benetton, já causava uma pressão em Ayrton, que ainda não havia vencido na temporada. Para Damon Hill, companheiro de Senna na Williams, a vontade de Senna em chegar ao topo fez com que ele ultrapassasse os limites. "Estou convencido de que ele cometeu um erro, mas muitas pessoas nunca vão acreditar nisso. Por que não? Ele teve muitos erros em sua carreira", afirma Hill. A questão que perdura até hoje é o que provocou a morte de Ayrton Senna. Várias teorias foram levantadas, mas a que chega mais próxima da realidade foi a quebra da barra de direção. (EMERSON VICENTE - do Agora São Paulo - 01/05/2004 - 00h15)
2ª Questão: Bombeiros buscam homem desaparecido no rio Iguaçu: “NELSON CANUTO DE ALMEIDA”, de 39 anos, desapareceu no rio Iguaçu na noite do dia 25/08/2010, no município de Porto Vitória, a 14 km de União da Vitória, no sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina. A vítima estava no local pescando com um colega que não chegou a cair na água. As buscas foram realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros de Porto União, de Santa Catarina, mas sem sucesso. Segundo o sargento Glaudemir Gatto, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Nelson Canuto de Almeida, de 39 anos, estava pescando com um colega nas margens do rio Iguaçu em um local que possui um "gavetão de pedras". O amigo da vítima, identificado apenas por Celso, informou que o desaparecimento do amigo ocorreu por volta das 22 horas do dia 25/08/2010, quando Nelson foi mudar para outra pedra. Ele teria escorregado e, após cair na água entre as pedras, desapareceu. De acordo com a testemunha, os dois estavam acostumados a ir até o local para pescar. O sargento Glaudemir informou que no local do acidente sempre ocorrem afogamentos. "Há menos de um mês, resgatamos o corpo de um rapaz no local que se afogou ao cair quando estava pescando com tarrafas. Há muitos peixes no local devido as pedras o que atrai as pessoas, mas alertamos o local é muito perigoso, escorregadio, de forte correnteza e de difícil acesso mas as pessoas sempre acham que com elas nada vai acontecer. Ontem, não conseguimos fazer mergulho no local, tentamos o resgate por meio de ganchos mas não o encontramos", finalizou o sargento. (BONDENEWS – PARANÁ)
3ª Questão: “FILHO” mata pai para ficar com aposentadoria. Um crime brutal provocou revolta entre os moradores do distrito de Nova Alegria, em Itamaraju. Um rapaz de 18 anos matou o pai, Antônio Pereira da Silva, 81 anos. Segundo a polícia, o crime foi há mais de dez dias, mas o corpo só foi encontrado no domingo (17). Os vizinhos de Antônio deram queixa do desaparecimento e informaram que ouviram tiros. O FILHO, que estava passando férias com o pai, disse que ele havia viajado para a cidade de Teixeira de Freitas. No domingo, depois de ser pressionado pela polícia, ele confessou o assassinato e disse que matou o pai para ficar com a aposentadoria. O FILHO confessou ainda que jogou o corpo numa fossa. O rapaz está apreendido na delegacia de Itamaraju à disposição da Justiça. Ele deve cumprir, se condenado, a pena pelo crime de homicídio.
4ª Questão: “ALEXANDRE NARDONI” e Anna Carolina Jatobá são condenados pela morte da menina Isabella. ALEXANDRE NARDONI e Anna Carolina Jatobá foram condenados pela morte de Isabella Nardoni, 5 anos, e não poderão recorrer em liberdade à sentença. Alexandre cumprirá 31 anos, um mês e 10 dias de prisão em regime fechado. Por ser o pai de Isabella - praticou o crime contra descendente - teve pena maior do que a da mulher. Anna Carolina Jatobá foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão. Pela fraude processual, os dois cumprirão ainda 8 meses de prisão em regime semi-aberro e pagarão 24 dias multa. A defesa informou que já recorreu da sentença, mas não deu detalhes. (27/03 às 09h31 Flávio Freire, Marcelle – O GLOBO - SÃO PAULO).
5ª Questão: “MAMONAS ASSASSINAS”. “Erro no pouso de jatinho mata todos os Mamonas Assassinas Uma operação equivocada do piloto é a versão do Departamento de Aeronáutica Civil para explicar o acidente com o jatinho que causou a morte dos cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas no fim da noite de sábado, em São Paulo. A 10 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o piloto repetia, a pedido da torre de controle, o procedimento de aterrissagem. No entanto, em vez de fazer uma curva para a direita, virou o avião Lear Jet 25, PT-LSD, para a esquerda, chocando-se com a Serra da Cantareira. Além dos componentes da banda - Dinho, que completaria 25 anos amanhã, os irmãos Samuel e Sérgio, Júlio e Bento -, também morreram no acidente o piloto, o co-piloto e dois assistentes dos artistas. Numa carreira fulminante de apenas oito meses, período em que vendeu quase 1,8 milhão de cópias de um único disco com músicas irreverentes e debochadas, o grupo, formado por jovens da classe C ascendente de Guarulhos, conquistou multidões de crianças e adolescentes em todo o país. A morte trágica de seus cinco integrantes causou comoção nacional. Ontem, houve um minuto de silêncio, no Maracanã, antes do jogo Flamengo e Botafogo. O último show dos Mamonas, sábado, em Brasília, foi visto por mais de 8 mil pessoas”. (NOTÍCIA DO JORNAL DO BRASIL). Foram achados todos os corpos dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas em pedaços e mutilados pelo acidente fatal.
6ª Questão: “ULISSES GUIMARÃES” (*06/10/1916 +12/10/1992). O Dr. Ulisses, um dos maiores políticos brasileiros, Ulysses Silveira Guimarães ou Ulisses Guimarães nasceu em Rio Claro-SP, no dia 06 de Outubro de 1916, filho de Ataliba Silveira Guimarães e de dona Amélia Correa Fontes foi casado com dona Ida de Almeida Guimarães e teve dois filhos, Tito Enrique e Celina Ida; Ulisses Guimarães faleceu em 12 de Outubro de 1992. Formou-se advogado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1940. Antes de ingressar na política, foi secretário da Federação Paulista de Futebol. Elegeu-se deputado estadual em 1947, pelo Partido Social Democrático (PSD). Três anos depois, passou a ser deputado federal, função que exerceu durante 11 mandatos consecutivos. Foi presidente do MDB e PMDB durante vários anos e seu presidente de honra. Em 1987, o parlamentar comandou a Assembléia Constituinte. Candidato à Presidência em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do País. Ulisses Guimarães morreu (desapareceu) no Rio de Janeiro, em 12 de Outubro de 1992. (FONTE: www.nossosaopaulo.com.br). Ulysses Guimarães desapareceu em 12 de Outubro de 1992, num acidente aéreo. O helicóptero que transportava os casais Ulysses Guimarães e Severo Gomes caiu após sair de Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo. Seu corpo não foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida. (FONTE: abaciente.blogspot.com)
7ª Questão: CRISTINA DOS SANTOS desapareceu após uma enchente provocada por uma forte tempestade que assolou a cidade onde morava. Considerando estar provada a sua presença no local do acidente e não ser possível encontrar o corpo de Cristina para exame, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. (PROVA: V EXAME DEORDEM UNIFICADO – PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL – DIREITO CIVIL – APLICAÇÃO: 2011)
a) Trata-se de hipótese de morte presumida? 
b) Qual é o procedimento para realização do assento de óbito de Cristina?
2º COMANDO: Assinale com um “X” as alternativas corretas, observando o comando de cada questão:
01. Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência. (PROVA: TJURR-JUIZ-DIREITO-SUBSTITUTO-OBJETIVA – 2008 RORAIMA)
A) Se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
B) Somente de alguém desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não sendo encontrado até 02 (dois) anos após o término da guerra.
C) Depois de dez (10) anos do desaparecimento da pessoa ou se o desaparecido contar oitenta (80) anos de idade e suas últimas notícias forem de mais de cinco (05) anos.
D) Depois de vinte (20) anos do desaparecimento da pessoa, sendo suas últimas notícias de mais de cinco (05) anos.
E) Sempre que alguém, tendo desaparecido de seu domicílio, contar cem (100) anos de idade.
02. É CORRETO afirmar sobre a ausência nos termos do Código Civil que: (PROVA: DEFENSOR PÚBLICO - ESTADO RN – TALENTO / 17.09.2006)
A) O cônjuge do ausente será sempre o legítimo curador ainda que separado de fato por mais de dois anos antes da declaração de ausência.
B) Não se declarará a ausência da pessoa que deixar mandatário, ainda que este não queira exercer o mandato, oportunidade na qual, poderá o juiz, a requerimento, designar outro mandatário.
C) Não sendo requerida no prazo legal a sucessão definitiva, os bens do ausente passarão ao domínio dos Municípios se localizados nas respectivas circunscrições.
D) A sucessão definitiva poderá ser decretada desde logo, independente de sucessão provisória, quando o ausente contar com mais de oitenta anos de idade.
03. João, solteiro e sem ascendentes ou descendentes, desapareceu de seu domicilio há 06 meses e não há notícias de seu paradeiro. Não deixou representante ou procurador para a administração dos seus bens. À luz do Direito vigente, é CORRETO afirmar: (PROVA: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - Abril/2007)
A) O requerimento de ausência só poderá ser formulado por parente até o terceiro grau ou pelo Ministério Público.
B) Será nomeado um curador pelo juiz para gerir a pessoa do ausente e seus bens.
C) O curador, nomeado pelo juiz, prosseguirá como representante legal da herança, mesmo aparecendo herdeiros.
D) Em se passando 2 (dois) anos, poderão os interessados requerer a declaração de ausência, abrindo-se provisoriamente a sucessão.
E) Poderá ser declarada a sucessão definitiva de João, 10 (dez) anos após transitada em julgado a sentença que concedeu a sucessão provisória.
04. Pedro, empresário com vasto patrimônio, casado e pai de 2 filhos, estava viajando de ultra leve, há 2 meses atrás, de Assis para Ourinhos. Devido às péssimas condições climáticas, o aparelho acabou caindo numa grande represa existente na região, tendo sido encontrados - durante as buscas - diversos pedaços da aeronave na água. O corpo de Pedro não foi encontrado. Diante do caso apresentado, e à luz do direito pátrio, como deverá proceder a família de Pedro:
A) deverá ingressar com um pedido de declaração de morte presumida, com decretação de ausência.
B) nada poderá fazer, até que o corpo seja efetivamente encontrado.
C) poderá requerer a declaração de morte presumida, sem necessidade de decretação de ausência.
D) após decorridos dois anos do desaparecimento de Pedro, poderá requerer a abertura de sua sucessão.
E) após decorridos três anos do desaparecimento de Pedro, poderá requerer a abertura de sua sucessão.
05. Pedro e seu avô - Paulo - viajavam de avião de Nova Iorque para Berlim. durante a viagem o avião apresentou problemas e veio a explodir no ar. Diante desta situação é CORRETO afirmar:
A) o direito brasileiro irá considerar que a morte de Pedro ocorreu primeiro, já que era mais novo que seu avô.
B) o direito brasileiro irá considerar que Paulo morreu primeiro, já que era mais velho que seu neto.
C) o direito brasileiro irá considerar que Pedro e Paulo morreram simultaneamente.
D) a regra aplicável ao caso será a da ausência.
E) não poderão ser abertas as sucessões de ambos, exatamente porque não terá solução jurídica (de acordo com o direito brasileiro) acerca de quem veio a falecer antes ou depois.
06. Considere as seguintes assertivas a respeito da ausência: (PROVA: TRE DE ALAGOAS - FEVEREIRO/2010 – CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA)
I. Decorrido seis meses da arrecadação dos bens do ausente poderão os interessados requerer que se declare a ausência e se abra provisoriamente a sucessão.
II. Na falta de descendente, a curadoria dos bens do ausente incumbe ao cônjuge ou aos pais não havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo.
III. Dez anos depois de passada em julgado a sentença que concede a abertura da sucessão provisória, poderão os interessados requerer a sucessão definitiva e o levantamento das cauções prestadas.
IV. Pode-se requerer a sucessão definitiva, provando-se que o ausente conta oitenta anos de idade, e que de cinco datam as últimas notícias dele.
De acordo com o Código Civil Brasileiro está CORRETO o que se afirma APENAS em
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I e IV.
D) II, III e IV.
E) III e IV.
07. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil: (PROVA: PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TEBAS – ADVOGADO - DOMINGO, 8 DE JANEIRO DE 2012)
A) A capacidade e a legitimidade dos índios serão reguladas por lei complementar.
B) A menoridade cessa aos dezoito anos completos, mas só pode ser alegada por terceiros nos termos do princípio da anualidade.
C) Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
D) Quando dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar qual precedeu aos outros, ocorre o fenômeno jurídico da co-falência.
E) A emancipação de filho menor pode ser registrada pelo registro público.
08. Será considerado legítimo curador do ausente o seu cônjuge, desde que não esteja separado de fato por período, anterior à declaração da ausência, maior, em meses, que: (PROVA: ADVOGADO DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO - 23 DE JANEIRO DE 2012)
A) 24				B) 36				C) 48				D) 60
3º COMANDO: Responda justificando e fundamentando suas respostas:
Conceitue e fundamente a emancipação.
Cite e conceitue cada tipo de emancipação.
A emancipação voluntária desobriga o representante legal do menor em prestar alimentos?
Quais os tipos de emancipação que deverão ser levadas à inscrição no Registro Público?
O Registro Público que inscreve o assento da emancipação tem eficácia erga omnes?
Qual o tipo de emancipação que opera ex lege?
No caso de emancipação do filho(a), a quem caberá a responsabilidade civil por atos ilícitos?
Se o menor, entre 16 e menor de 18 anos, estiver sob tutela, o tutor poderá emancipá-lo voluntariamente?
A emancipação é REVOGÁVEL ou IRREVOGÁVEL?
Quando houver dissenso entre os pais acerca da emancipação do menor, a quem caberá emancipá-lo?
�PAGE �
�PAGE �4�

Continue navegando