Buscar

1- BIOGEOGRAFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
*
*
*
*
O que é Biogeografia?
Biogeografia é a área da ciência que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e através do tempo. 
Estuda-se em Biogeografia a distribuição da vida com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta Terra.
O objetivo da Biogeografia é entender a forma como os organismos estão distribuídos no planeta, é estudar o seu padrão de distribuição: 
 - “Por que os organismos estão onde estão?" 
*
*
 A Biogeografia tem um aspecto multifacetado, englobando conhecimentos de diversas outras ciências como 
biologia, 
climatologia,  
geografia,
geologia, 
ecologia 
ciência da evolução.
O tema central de estudos da biogeografia gira em torno do estudo da evolução das espécies e o modo como as diversas condições ambientais possíveis influem no desenvolvimento da vida. 
*
*
A distribuição dos organismos não foi e nem é gerada ao acaso, os processos são repetitivos e obedecem aos padrões que geralmente são determinados pelo ambiente.
Para entender a história de cada grupo de organismos e os processos evolutivos que resultam na sua atual distribuição geográfica é necessária a reconstituição do passado e da história evolutiva dos organismos. 
*
*
HISTÓRICO DA BIOGEOGRAFIA
A época das explorações
250 anos atrás: 1% das espécies conhecidos atualmente
Visão prevalecente: mundo estático/espécies imutáveis
Influência do fixismo: doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. 
 O fixismo propunha que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais  
 ocorressem mudanças significativas em sua descendência. 
*
*
 Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.
O fixismo na geologia, sustenta que os continentes teriam se mantido estáveis e fixos em seus lugares atuais através de toda história geológica.
*
*
GRANDES EXTINÇÕES AO FIM DO PERMIANO
Enormes desertos cobriram o oeste de Pangéia durante o Período Permiano. 99% de toda a vida morre durante o "evento de extinção" que marcou o fim da Era Paleozóica. 
*
*
AO FIM DO PERÍODO TRIÁSSICO, O SUPERCONTINENTE PANGÉIA COMEÇA A SE SEPARAR
O supercontinente de Pangéia permitiu que animais terrestres migrassem do Pólo Sul para o Pólo Norte. A vida começou a diversificar-se depois da grande extinção Permiano-Triássico. 
*
*
NO PERÍODO JURÁSSICO, OS DINOSSAUROS ESPALHARAM-SE PELA PANGÉIA
No início do Jurássico, a região centro-sul da Ásia foi formada. O amplo Oceano Tethys separou-se do norte do continente de Gondwana. Ainda que a Pangéia continuasse intacta, os primeiros estrondos das divisões do continente podiam ser ouvidas. 
*
*
O FIM DOS DINOSSAUROS
O local conhecido como Olhos de Touro registra o impacto de Chicxulub, que foi o impacto foi de um cometa com 10 milhas de largura, que causou uma mudança global no clima que matou os dinossauros e muitas outras formas de vida. No fim do Cretáceo, os oceanos alargaram-se e a Índia aproximou-se da margem sul da Ásia. 
*
*
NO INÍCIO DO CENOZÓICO, A ÍNDIA COLIDE COM A ÁSIA
Há 50 - 55 milhões de anos atrás, a Índia começou a colidir com a Ásia formando o planalto Tibetano e o Himalaia. A Austrália, que estava ligada a Antártica, começou a deslocar-se rapidamente para o norte. 
*
*
ATUALMENTE, A TERRA TEM BEM DEFINIDAS AS SUAS ZONAS CLIMÁTICAS
Nós estamos entrando em uma nova fase de colisão continental, que irá, finalmente, resultar na formação de uma nova Pangéia no futuro. O clima global é quente devido à saída da "idade do gelo" e o aumento de gases nobres na atmosfera. 
*
*
ESTA É A TERRA DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS
O movimento das placas do Atlântico irá aumentar; a África irá colidir com a Europa, fechando o Mar Mediterrâneo; a Austrália irá colidir com o Sudeste da Ásia; e a Califórnia ira "deslizar" até a costa Norte do Alaska. 
*
*
Georges Cuvier (1769–1832) e a teoria catastrofista
O Catastrofismo: corrente de pensamento geológico (meados do século XIX)
 O catastrofismo defende que em seu passado, a Terra sofreu a ação de fenômenos catastróficos, principalmente inundações (dilúvios) , que resultaram nas configurações geológicas e biológicas atuais, o que explicava, por exemplo, a ocorrência de fósseis marinhos em regiões distantes da costa. 
*
*
Cuvier defendia que estas catástrofes – ou como ele denominava,revoluções– atingiram determinadas regiões do Globo, extinguindo a fauna e flora local, que somente podiam ser estudadas por intermédio de seus fósseis. Posteriormente, a região atingida pela catástrofe, era repovoada por organismos, que migravam das regiões não atingidas por ela. 
Este ciclo de extinção e repovoamento se repetiu ao longo da história da Terra.
*
*
James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875) e a teoria uniformitarista, a qual defende que os diferentes aspectos geológicos  podem ser interpretados  segundo  
 os processos naturais semelhantes
 aos que se observam atualmente:
 "o presente é a chave do passado". 
O uniformitarismo tem por base três princípios 
-o princípio das causas atuais, 
-o princípio do gradualismo e
-o princípio de que as leis naturais são
constantes no espaço e no tempo.
*
*
1- Explique como a história geológica-geomorfológica do globo terrestre ajuda a entender à distribuição geográfica dos táxons e a origem dos grandes domínios florísticos do mundo.
2- F. Ratzel na obra Antropogeografia, séc. XVIII, realiza uma das primeiras tentativas de propor um estatuto científico para a Biogeografia. Ratzel entendia que a Geografia teria como tema principal a influência que as condições naturais exercem na humanidade. Porque essa proposta ratzeliana não se tornou hegemônica, e foi pouco difundida pelos biogeógrafos.
3- Porque durante a Idade Média, não só na Biogeografia, os estudos eram meramente descritivos e classificatórios. E qual a importância da Biologia Evolucionista de Darwin para mudança desse paradigma?
*
*
4- É correto afirmar que no século XIX a Biogeografia serviu também para aumentar o mercantilismo e acima de tudo, incrementar o imperialismo europeu? Justifique sua resposta!
5- “Com a presença do Homem sobre a Terra, a Natureza está, sempre, sendo redescoberta, desde o fim de sua História Natural e a criação da Natureza Social, ao desencantamento do Mundo, com a passagem de uma ordem vital a uma ordem racional. Mas agora, quando o natural cede lugar ao artefato e a racionalidade triunfante se revela através da natureza instrumentalizada, esta, portanto domesticada, nos é apresentada como sobrenatural”. Qual a importância dessa citação de Milton Santos para uma abordagem que contemple aspectos de caráter social, cada vez mais relevantes para compreensão da distribuição da biodiversidade?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais