Buscar

Prepara Av1 RTM

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704051411)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
		
	
	Nutrição da cartilagem
	
	Recupera ou melhora a função estabilizadora
	
	Analgesia
	 
	Aumento do espasmo muscular
	
	Mantém a extensibilidade dos tecidos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704051195)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
		
	 
	Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
	 
	Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos.
	
	Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes.
	
	Sexual, hostil e agressivo.
	
	O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704051199)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em uma instituição pública infantil, prioriza-se o atendimento humanitário por meio do toque terapêutico, tanto pela necessidade afetiva do toque, quanto pela falta de recurso para quaisquer outras formas de interferência fisioterapêutica. Entendendo que, nesse grupo de pacientes, o trabalho deve ser lúdico, marque a alternativa que justifica a ação do toque seguindo esse contexto.
		
	 
	O toque terapêutico é necessário à ação terapêutica. Assim, nem sempre é possível o toque, entendendo que a criança precisa ter seu espaço respeitado.
	
	As crianças só devem ser submetidas a condutas manuais quando não têm cognitivo íntegro, como a maiorias das crianças com problemas neurológicos, para não dificultar o desenvolvimento.
	
	A melhor forma de se realizar condutas pediátricas é traçando uma rotina terapêutica que contemple toques repetitivos e contínuos, não permitindo ações infantis inesperadas.
	
	O toque deve ser priorizado em condutas ortopédicas em que haja a necessidade de alongamentos e mobilizações articulares que justifiquem a sua necessidade.
	
	Em crianças com dificuldade de manuteñção da atenção, o toque deve ser estimulado a fim de não permitir que elas realizem atividades além das previstas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704051314)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704051424)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade
		
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	Somente 1 é verdadeira
	 
	Todas são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704109985)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
		
	 
	Nervo Mediano
	
	Nervo Ciático
	
	Nervo Ulnar
	
	Nervo Fibular
	
	Nervo Radial
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704051173)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704051417)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo, mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Contudo, sabemos que existem indicações e contra indicações para aplicação do toque assim como, a pressão que deverá ser levada em consideração de acordo com o tecido. Levando em consideração o acima descrito, dê exemplos de pressão e profundidade no ato do toque e diga ao menos 2 contra indicação para a utilização do toque na área afetada.
		
	
	Cicatriz e suor
	
	Edema e dor
	
	Dor e Ruborização
	 
	Feridas abertas e Doenças de pele
	
	Feridas abertas e Dor
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704051189)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupaçõesalém da própria técnica escolhida.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704113960)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O toque é uma das principais forma de comunicação humana, transmite sentimentos e proporciona bem estar físico e psicológico. Sobre toque terapêutico (TT) assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O toque detecta e manipula ¿os campos energéticos¿
	
	No toque terapêutico as mãos são utilizadas para dirigir as energias humana.
	
	Tem como objetivo a restauração do equilíbrio orgânico
	 
	A energia dirigida é de forma aleatória
	
	O terapeuta age como modulador de energia.

Continue navegando